Você está em: Home NACIONAL Facões e celular são apreendidos em prisão onde 9 morreram


Uma nova inspeção na Colônia Agrícola do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia, palco de duas rebeliões com 9 mortos este ano, apreendeu, nesta sexta-feira (12), facas, celulares e drogas com os detentos. Esta é a segunda vistoria feita na unidade este ano, a pedido da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O superintendente em Segurança da Direitoria Geral de Admnistração Penitenciária (DGAP), Jonathan Júnior, afirmou que o material chega ao presídio porque a "estrutura é falha". "Trabalhamos com estrutura falha, falta de agentes, com uma unidade perto da rua. Então facilita esses itens serem jogados dentro da unidade", disse. 

A vistoria foi feita nesta manhã por uma comissão composta pela Polícia Militar e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) e do Ministério Público Estadual (MP-GO). Durante a inspeção, o Batalhão de Choque da PM apreendeu 16 aparelhos celulares, 5 baterias, 5 ceguetas, além de quase 20 armas brancas e porções de maconha. 

Júnior explicou que será apurado internamente como os celulares e armas foram parar dentro da unidade e se houve conivência por parte de servidores. Ele explicou ainda que faltam equipamentos para fazer a revista de maneira adequada. "Temos detectores de metal, mas tínhamos que ter scanners corporais e um maior efetivo. Mas, no momento, intensificamos as inspeções", explicou. 

O superintendente explicou que, atualmente, 427 presos estão na unidade. Outros 470 detentos da unidade que trabalham fora do presídio estão desobrigados a retornar para o complexo para dormir. Oito agentes fazem a segurança no local e outros 10 trabalham em funções administrativas.
O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, informou que está cumprindo todas as exigências determinadas pela presidente do Conselho Nacional de Justiça, a ministra Cármen Lúcia, definidas em uma reunião esta semana. 



G1
Caderno: NACIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire