Maior adutora do Ceará volta a vazar em zona rural do município de Ipu


A maior Adutora de Montagem Rápida (AMR) instalada no Estado, com 156 quilômetros de extensão, voltou a apresentar problemas. A extensa rede de dutos liga o Açude Araras, na zona rural de Varjota, no Norte do Ceará, às cidades de Nova Russas e Crateús, no Sertão dos Inhamuns.

Dessa vez o vazamento ocorreu na zona rural de Ipu, na região serrana da Ibiapaba. Quem passava pela CE-257, no começo desta semana, podia observar a água jorrando do duto nas proximidades da entrada para a localidade de Flores.

Do Desperdício

O desperdício de água tem sido constante desde quando começou a funcionar com capacidade máxima, no início de março de 2015. Foram investidos R$ 82 milhões no sua montagem. A rede conta com quatro estações elevatórias de bombeamento e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora.

No total, mais de 110 mil habitantes, dessas duas cidades, estão sendo beneficiados por meio da adutora. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pela manutenção de rede de dutos, o equipamento instalado emergencialmente apresenta constantes rupturas em razão da sua dimensão, devido à elevada pressão necessária para conduzir a água por esse extenso caminho, que percorre sete cidades, indo de Varjota até Crateús.

Tão logo tomam conhecimento, as equipes da Companhia realizam os reparos. Este último foi concluído na quarta-feira passada. No início do mês, outro vazamento levou um pequeno açude da localidade de Sacramento, na zona rural de Iporanga, a sangrar. O diretor da Cagece em Crateús, Dalmo Barreto, foi comunicado do fato. Na ocasião ele confirmou os problemas.

Da Orientação

A Cagece orienta a população a entrar em contato com a Companhia sempre que houver qualquer ocorrência relacionada à adutora. Os canais disponíveis são a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800 275 0195, o aplicativo Cagece Mobile, disponível para Android e iOS ou por meio do chat online, no seu portal virtual.

Com capacidade para 859,3 milhões de metros cúbicos, atualmente o Araras está com 6,99% do seu volume. O Carnaubal, reservatório público de Crateús, atingiu seu volume morto em dezembro de 2014. Um ano antes já apresentava armazenamento crítico. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).


Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas