Com gol de Tinga, Fortaleza vence o Uniclinic e retoma liderança na 2ª fase do estadual


O Fortaleza retomou a liderança da 2ª fase do Campeonato Cearense com uma vitória simples diante do Uniclinic, na noite desta quinta-feira, 8, no estádio Domingão, em Horizonte. O único gol da partida foi marcado por Tinga, resultado de uma bola aérea, jogada forte do Tricolor de Rogério Ceni. Pelo alto, Leão já balançou as redes nove vezes.

Antes de a bola rolar, foi realizado um minuto de silêncio em respeito à morte do ex-repórter policial do O POVO, Landry Pedrosa, que faleceu aos 73 anos na última terça-feira, 6, em decorrência de uma leucemia. Com o triunfo, o Fortaleza chegou aos sete pontos em três partidas (duas vitórias e um empate). A liderança do clube do Pici é acompanhada pelo Ceará, que vem logo atrás na 2ª posição com quatro pontos, mas com um jogo a menos.

O Uniclinic tem um ponto em dois jogos. A campanha na 2ª fase se resume a uma derrota e um empate.
A Águia da Precabura volta a campo diante do Ferroviário no Domingão, na próxima segunda-feira, 12. O Tricolor enfrenta o Floresta na próxima quarta-feira, 14, também no estádio Domingão.

O jogo
O Leão passou longe de ser brilhante no Domingão. Entretanto, fez o suficiente para sair com a vitória. Ceni lançou uma equipe com novidades no esquema 4-3-3. O time entrou em campo com três zagueiros, mas com Adalberto jogando improvisado na lateral-esquerda. Já Bruno Melo, lateral de origem, foi escalado como atacante no trio ofensivo junto com Edinho e Gustavo.

Na prática, o esquema não deu certo. O Fortaleza tinha dificuldades para envolver o adversário com jogadas rápidas e com profundidade pelas laterais. Alan Mineiro, escalado com titular, não aproveitou a chance e teve participação discreta, tanto que foi substituído no 2º tempo por João Henrique.

Aos 36 minutos do 1º tempo, Ceni tratou de mudar a formação, colocando Osvaldo no lugar de Diego Jussani, que já tinha cartão amarelo. Assim, Adalberto voltou para a zaga e Bruno Melo para a lateral-esquerda, e o ataque ficou com Osvaldo, Gustavo e Edinho.

Do outro lado, o Uniclinic tinha uma proposta defensiva, com a escalação de três zagueiros, e buscava explorar os contra-ataques. Na parte ofensiva, a Águia da Precabura tinha pouca inspiração.

No 2º tempo, o jogo foi quase que um repeteco do período inicial. O placar seguiu inalterado até os 19 minutos da etapa final. Foi aí que Bruno Melo, em cobrança de falta, lançou a bola na área do rival. A bola passou por toda a zaga do Uniclinic e achou Tinga, livre de marcação, para cabecear para o fundo das redes.

Na sequência, o Fortaleza ainda lançou a campo Leonan no lugar de Edinho. No Uniclinic, o técnico Luan Carlos tentou mudar o placar do jogo colocando Zé Aquiraz e Iury. Antes do término do confronto, o time da Precabura ainda viu Iury ser expulso após acumular dois cartões amarelos. Do lado tricolor, Felipe foi expulso. Nos acréscimos, Anderson Sobral ainda cabeceou uma bola na trave. Leão e Águia seguiram na disputa até os 49 minutos do 2º tempo.

Ficha técnica

Uniclinic 0 x 1 Fortaleza
Uniclinic: Artur; Tiago Garça, Anderson Sobral e Marcelo Amaral; Berg (Iury), Daniel, Fábio Leite, Alan Fabrício (Ronda) e Madona (Zé Aquiraz); Marcelo Nicácio e Dan. Téc.: Luan Carlos

Fortaleza: Boeck; Roger Carvalho, Jussani (Osvaldo) e Adalberto; Tinga, Felipe, Igor, Alan Mineiro (João Henrique) e Bruno Melo; Edinho (Leonan) e Gustavo
Téc.: Rogério Ceni

Local: Estádio Domingão, em Horizonte-CE

Data: 8/3/2018

Horário: 19 horas

Árbitro: Luciano Miranda

Assistentes: Mardônio Ribeiro e Alden Christian

Cartões Amarelos: Felipe, Diego Jussani (FOR) Berg, Iury, Fábio Leite (UNI)

Cartões Vermelhos: Iury (UNI), Felipe (FOR)
 O Povo

Postagens mais visitadas