Barranco desaba e atinge casa durante fortes chuva no Crato, interior do Ceará


Parte de um barranco desmoronou e atingiu uma residência durante fortes chuvas no município do Crato, no interior do Ceará, na madrugada desta quinta-feira (4). Com o desabamento, uma escadaria que liga os bairros Centro e Seminário também ficou parcialmente destruída, deixando moradores da área sem acesso. 

Uma mulher estava dentro da casa no momento do incidente, mas não ficou ferida. Além do desmoronamento, as precipitações registradas também provocaram inundações em ruas e em alguns imóveis da cidade. 

De acordo com dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 130 milímetros no Crato nas últimas 24 horas. 

O Canal do Rio do Granjeiro voltou a transbordar e alguns moradores precisaram ser retirados das residências. Parte do asfalto da Avenida José Alves de Figueiredo cedeu com a forte correnteza e precisou ser interditada por agentes municipais. A Avenida fica às margens do Canal do Rio do Granjeiro. 

O secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, confirmou que o Canal do Rio Granjeiro transbordou durante a madrugada e disse que será preciso retirar algumas famílias das casas. Sobre a situação do deslizamento de terra, o secretário José Muniz, informou que na semana passada já tinha sido feito o diagnóstico de risco do barranco e que a Prefeitura já estava trabalhando para solucionar o problema. 

"Nessa chuva dessa madrugada eu estive pessoalmente nesse local, estava do mesmo jeito de ontem à noite. Isso aqui me surpreendeu porque quando retorno está um cenário de desastre parecido com o cenário de 2011. Na chuva anterior que deu, a gente não tinha muito risco, mas agora sim", comentou. 

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e deve realizar um trabalho de vistoria durante a manhã desta quinta-feira na escadaria do Crato.

Medo durante chuva

A aposentada Djacir Pires estava em casa quando ouviu parte de sua casa caindo com o deslizamento de terra da encosta. De acordo com a filha da aposentada, a técnica de enfermagem Francilene Pires, ela estava acompanhando o pai no hospital quando recebeu a notícia de que a casa foi afetada. "Meu pai vai receber alta amanhã e não vamos ter para onde ir", disse aos prantos. 

Ainda de acordo com o secretário, uma linha de alta tensão de energia passa pelo local do deslizamento e por isso o risco à vida dos moradores é grande. A prefeitura já acionou uma equipe de energia para sondar se será preciso fazer o desligamento e durante a manhã será realizado uma reunião com todos os órgãos responsáveis para avaliar a situação na cidade. 



(G1)


Postagens mais visitadas