Anemia Hemolítica: Em Ipu morte de jovem provocada por doença rara, causa comoção nas redes sociais


Familiares e amigos promoveram campanha para arrecadar doação de sangue em apoio ao jovem Antônio Valdeir Pinto Lopes, 23 anos que era portador de Anemia Hemolítica. Ele faleceu na tarde desta terça-feira (19/07), em Sobral.

O jovem era portadora de Anemia Hemolítica – uma doença rara que afeta principalmente os vasos sanguíneos e é uma enfermidade que provoca a redução dos glóbulos vermelhos que transitam pela corrente sanguínea. Ele estava internada na UTI do Hospital Regional de Sobral, e faleceu na tarde desta terça-feira (19).

Dezenas de amigos e familiares assim que souberam do diagnóstico da doença iniciaram uma campanha para arrecadar sangue de qualquer tipo. Porém devido a gravidade da enfermidade o jovem faleceu, amigos e parentes lamentaram sua morte nas redes sociais.

Um amigo chegou a informar que ele recebeu a doação do banco de sangue do Hemoce. "O sangue que o Hemoce recolheu aqui no Ipu meses atrás, será doado pra ele. Então vão vim recolher no final do ano para repor o sangue, ai vai ser a hora que vamos precisar da ajuda de vocês "

Na sua página no Facebook  dezenas de mensagens lamentam sua prematura partida.



Sobre a doença

Cerca de metade dos casos de anemia hemolítica autoimune idiopática é causada por razões desconhecidas. A doença é rara e afeta uma a cada 100.000 pessoas. Ela pode aparecer em qualquer fase da vida e pode se desenvolver de forma súbita ou gradual. É provável que as formas idiopáticas da doença apresentem alguns sintomas óbvios ou nenhum sintoma.

Sintomas de Anemia hemolítica 

É possível que uma pessoa não apresente sintomas se a anemia hemolítica for branda. Se o problema se desenvolver lentamente, os primeiros sintomas podem ser: Mau humor; Fraqueza ou cansaço mais frequente que o normal; Dor de cabeça; Problemas de concentração ou raciocínio. 

Se a anemia piorar, outros sintomas podem surgir, como: Coloração azul no branco dos olhos; Unhas frágeis Tontura leve ao levantar-se; Palidez da pele; Falta de ar e Língua dolorida.


Postagens mais visitadas