Grupo de Teatro Luís Gerardo estreia “O Cravo & A Rosa” em Ipu

 



O Grupo de Teatro Luís Gerardo apresenta, no Auditório Nilo Carvalho, em Ipu, a peça “O Cravo & A Rosa”, com direção de Gorete Corrêa e adaptação de Mônica Nobre.

Inspirado em “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e na adaptação de Walcyr Carrasco para a televisão, o espetáculo acompanha Catarina Batista, uma jovem que afirma não querer se casar, e Julião Petruchio, fazendeiro endividado que decide conquistá-la para usar o dote na recuperação de sua propriedade.

Reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ipu pela Lei Municipal nº 630/2024, o grupo já apresentou montagens como “O Auto da Compadecida”, “Família Addams da Silva”, “Pluft: O Fantasminha”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “Os Saltimbancos”.

As apresentações em Ipu ocorrerão nos dias 27 de junho, com a pré-estreia, e 4, 5, 11 e 12 de julho. Após a temporada, o espetáculo também deverá chegar a Crateús, com possíveis apresentações em Sobral e Viçosa do Ceará.


🔗 Confira todos os detalhes na matéria completa acessando o link (clique aqui)


(Ipu Notícias.com)

Micro-ônibus pega fogo na Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza

Incêndio destruiu micro-ônibus na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (25). — Foto: Reprodução
Incêndio destruiu micro-ônibus na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (25). — Foto: Reprodução
 



Um micro-ônibus da linha 755-Curió/Riomar Kennedy ficou destruído após pegar fogo na Avenida Bezerra de Menezes, no Bairro São Gerardo, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (25). Não há pessoas feridas.

Imagens registradas por testemunhas mostram as chamas espalhadas pelo veículo, chegando a provocar pequenas explosões e uma fumaça escura, que pôde ser vista de vários pontos da região.

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o veículo do transporte complementar estava trafegando sentido ao Bairro Antônio Bezerra quando o fogo teve início. Os ocupantes conseguiram sair antes das chamas se espalharem.

"A ocorrência foi identificada em tempo real pelo videomonitoramento do Centro Operacional Integrado da Etufor, e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Não houve registro de feridos, uma vez que o motorista e os dois passageiros que estavam na van conseguiram deixar o veículo rapidamente", disse a AMC.

Por conta do incêndio, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) da capital bloqueou um trecho da Avenida Bezerra de Menezes, no sentido Centro - Av. Mister Hull.

Enquanto o Corpo de Bombeiros conclui o trabalho de resfriamento, o tráfego de todos os veículos está sendo realizado temporariamente pelo corredor exclusivo de ônibus.

Bombeiros foram acionados e apagaram o fogo no veículo. — Foto: Reprodução
Bombeiros foram acionados e apagaram o fogo no veículo. — Foto: Reprodução 



(G1/CE)

Lula oferece ajuda à Venezuela após terremotos

 




O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ajuda à Venezuela após o país ser atingido por dois terremotos de magnitude superior a 7, nesta quarta-feira (24). 

Em comunicado nas redes sociais, o presidente disse que determinou ao Ministério das Relações Exteriores que avalie a situação na Venezuela e as medidas de assistência que o Brasil pode oferecer.

"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta (24). Instruí o ministério das Relações Exteriores que avalie, juntamente com a embaixada do Brasil em Caracas, a situação no país e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar", escreveu no X. 

Lula também declarou que o Brasil está disposto a apoiar o governo venezuelano na recuperação das áreas atingidas pelos tremores.

"Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades", disse. 

Em nota, o governo brasileiro também manifestou pesar pelas perdas causadas pelo terremoto e informou que, até o momento, não há brasileiros identificados entre as vítimas.

O Itamaraty disponibilizou contatos de emergência para brasileiros na Venezuela com necessidade de assistência: +58 414-3723337 e o plantão consular em Brasília, pelo telefone +55 (61) 98260-0610.


(Diário do Nordeste)

Cinco pessoas são presas em operação da Polícia Civil contra tráfico no Ceará


 


Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), na manhã desta quinta-feira (25), tem como alvos investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico com atuação no Estado. 

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Paraipaba, no interior do Ceará.

Entre os presos, dois foram localizados no bairro Passaré e outro no bairro Lagoa Redonda, na Capital. Um mandado de prisão foi cumprido contra um suspeito já recolhido em um presídio do Estado.

Investigação

A operação é um desdobramento das investigações que resultaram na apreensão de aproximadamente 1,5 tonelada de maconha, realizada em 2025.

Os alvos são apontados como integrantes de um grupo com participação direta na aquisição, receptação, armazenamento e distribuição da carga de entorpecentes apreendida durante a investigação anterior.

Segundo a Delegacia de Narcóticos (Denarc), parte dos investigados integrava o consórcio responsável pela compra da droga, enquanto outros exerciam funções relacionadas à logística e à distribuição dos entorpecentes no Ceará.

Além das prisões, foram apreendidos uma pequena quantidade de drogas, um veículo e uma motocicleta. As investigações seguem com o objetivo de localizar os demais alvos, e identificar outros envolvidos no grupo criminoso.



(Diário do Nordeste)

Topic pega fogo na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, e trânsito é desviado


 


Uma topic, veículo do transporte complementar de Fortaleza, pegou fogo na manhã desta quinta-feira (25), na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o veículo fazia a linha 755 – Curió/Riomar Kennedy, no sentido Antônio Bezerra. Apesar do incêndio, ninguém ficou ferido.

A ocorrência foi identificada em tempo real pelo sistema de videomonitoramento do Centro Operacional Integrado da Etufor, que acionou o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o órgão, o motorista e os dois passageiros que estavam na van conseguiram deixar o veículo rapidamente antes que as chamas se espalhassem, evitando vítimas.

Trânsito foi desviado

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) foram enviados ao local para controlar o tráfego. O trecho no sentido Centro/Avenida Mister Hull precisou ser bloqueado durante o atendimento da ocorrência.

Enquanto o Corpo de Bombeiros realizava o trabalho de resfriamento do veículo, todos os veículos passaram a circular temporariamente pelo corredor exclusivo de ônibus.

A expectativa é que a via seja totalmente liberada após a conclusão dos procedimentos de segurança.

A Etufor informou que as circunstâncias que provocaram o incêndio ainda serão apuradas. Até o momento, não há informações sobre o que deu início às chamas.


(Diário do Nordeste)

Carros elétricos no Ceará custarão a partir de R$ 129 mil

Planta Automotiva do Ceará vai produzir mais dois modelos elétricos da MG Motor, marca britânica. — Foto: Divulgação

Planta Automotiva do Ceará vai produzir mais dois modelos elétricos da MG Motor, marca britânica. — Foto: Divulgação




 O modelo de entrada será o MG4 Urban, um hatch elétrico inédito no mercado brasileiro, com preço inicial de R$ 129 mil. Já o MG S5, um SUV elétrico que já é comercializado em outros mercados, será vendido por R$ 199 mil.

A expectativa é produzir 50 mil veículos nos próximos quatro anos. Conforme a empresa, a operação deve gerar inicialmente cerca de 600 empregos diretos e indiretos, além de atrair fornecedores locais e promover transferência de tecnologia.

Durante o anúncio, o head de marketing da MG Motor, Tiago Matos, afirmou que o Brasil é um mercado estratégico para os planos de expansão da montadora.

"É com grande orgulho que anuncio hoje a fabricação nacional dos veículos MG aqui no Brasil, a partir de 2026. Essa iniciativa será realizada por meio de uma parceria estratégica com a Comexport, utilizando a moderna e flexível Planta Automotiva do Ceará, localizada em Horizonte", disse.

Segundo ele, a montagem nacional começará com o MG4 Urban e o MG S5, em uma operação estruturada para atender aos volumes iniciais de produção.

Além dos recursos destinados à implantação da fábrica, a empresa informou que outros R$ 340 milhões serão investidos em infraestrutura, treinamento e inovação. A MG Motor também pretende ampliar sua rede de concessionárias para mais de 70 pontos de venda até o fim de 2026.

R$ 400 milhões em investimento

A decisão foi tomada na terça-feira (23) pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex). A medida vale por seis meses, a partir de 1º de julho de 2026, e prevê um volume de importações de US$ 463 milhões sem imposto.

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, a medida busca evitar aumento nos preços dos carros elétricos e beneficiar o consumidor.

"O governo federal tomou a decisão ontem [terça] não foi para causar danos para a produção indústria nacional, mas foi para favorecer sobretudo o consumidor, o mercado. E não ignorando que temos de ter uma série de medidas para acomodar todos os interesses, que são legítimos", disse Márcio Elias ao programa "Bom dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Pela decisão do governo, veículos montados no Brasil em sistema Completely Knocked Down (CKD) e semimontados no país em sistema Semi Knocked Down (SKD) não vão pagar imposto de importação pelos próximos seis meses, dentro do limite definido.

"Precisamos garantir os melhores preços aos consumidores, na medida do possível. A indústria [automotiva] é essencial ao país, são mais de 110 mil empregos diretos", acrescentou o ministro. 


(G1/CE)

Kitesurfista é resgatado na praia do Icaraí, em Caucaia, após ficar à deriva durante prática esportiva

 




Um kitesurfista foi resgatado após ficar à deriva no mar na praia do Icaraí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, durante a prática esportiva, na última terça-feira (23). O caso envolveu uma operação conjunta entre a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que atuaram para localizar e retirar o homem da água com segurança.

O esportista caiu no mar enquanto praticava kitesurf e não conseguiu retomar o controle da pipa, equipamento essencial para condução da atividade. Sem estabilidade, ele acabou sendo levado pelas condições do vento e da água, permanecendo a aproximadamente dois quilômetros da faixa de areia. A situação exigiu resposta rápida das equipes de salvamento, já que o praticante estava afastado da costa e dependia exclusivamente do equipamento para tentar retornar à praia.

O kitesurfista resgatado em Caucaia foi localizado após buscas que envolveram monitoramento aéreo e atuação direta no mar. A operação foi conduzida de forma integrada, com apoio de aeronave da Ciopaer e equipes do Corpo de Bombeiros em motos aquáticas.

Segundo informações repassadas pelas equipes envolvidas, o acionamento ocorreu após a identificação de dificuldade do praticante em retornar à praia. As condições do vento e a distância da costa aumentaram o nível de risco da ocorrência. A atuação conjunta permitiu a localização do homem ainda em tempo hábil, evitando que ele fosse levado para uma área mais distante ou de difícil acesso.

Praia do Icaraí é ponto frequente de esportes de vento no Ceará

A praia do Icaraí, em Caucaia, é um dos locais mais conhecidos para a prática de esportes como kitesurf e windsurf. A combinação de ventos constantes e mar aberto atrai praticantes iniciantes e experientes ao longo do ano.

Com o aumento da procura por esportes de aventura no litoral cearense, também cresce a necessidade de atenção às condições do mar e do equipamento utilizado. Situações de perda de controle da pipa ou falhas técnicas podem levar praticantes a ficarem à deriva, como no caso registrado. Equipes de salvamento reforçam a importância de planejamento, checagem de equipamentos e atenção às mudanças climáticas antes da prática esportiva.


(GC+)

Quanto vale o apoio de um prefeito na disputa pelo Governo do Ceará em 2026?

 





A construção de redes de apoio nos municípios tem ocupado boa parte da agenda dos pré-candidatos ao Governo do Ceará. Nas redes sociais, auxiliares de Elmano de Freitas (PT) e de Ciro Gomes (PSDB) – nomes que dominam as pesquisas pré-eleitorais por ora – expõem uma rotina de reuniões com lideranças locais.

Os alvos mais cobiçados são os prefeitos, naturalmente, pelo caráter centralizador de seus cargos e o peso que exercem na escolha dos munícipes. Sob essa perspectiva, Elmano tem vantagem no momento, com mais de 100 gestores no seu entorno. 

Contudo, essa influência não é absoluta. É justamente nos municípios onde o governismo não conseguiu consolidar apoio ou onde existem lideranças políticas independentes que o principal adversário do petista, Ciro Gomes, busca construir novas alianças.

“São essas lideranças que estão na ponta, que atuam e permitem que a candidatura se capilarize, se espalhe por todo o território. Então, na impossibilidade de você ter um prefeito aliado, você busca quem? A oposição, outra liderança naquele município que cumpra esse papel, ainda que não tenha os mesmos recursos que o prefeito teria”, destaca Monalisa Torres, professora de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

184

Número de municípios do Ceará.

Na divisão da geografia do voto, fatores como a musculatura dos partidos aliados, o peso do eleitorado de cada cidade e as disputas narrativas sobre apoios adicionam mais camadas à discussão.  

Além da estrutura política que os prefeitos oferecem aos candidatos, a melhora da avaliação das administrações municipais também amplia seu peso eleitoral. Segundo pesquisas internas citadas pelo cientista político e diretor técnico do Instituto Opnus, Pedro Barbosa, a média de aprovação das gestões municipais supera atualmente os 70%, o que fortalece a capacidade de transferência de votos nas eleições gerais.

“Há a percepção das pessoas de que a situação em seus municípios, em larga medida, está melhorando. Estão vendo obras acontecendo, equipamentos sendo entregues, políticas públicas sendo aprimoradas a nível municipal, então, naturalmente, os prefeitos tornam-se personagens ainda mais importantes, especialmente se eles compartilharem a percepção positiva que se tem das suas gestões municipais com a estadual”, sintetizou Barbosa.

7 milhões

Número de eleitores do Ceará, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo o especialista, o prefeito atua como um "intérprete" das entregas de governo para a população, sinalizando a quem deve a “paternidade” de diferentes projetos e programas no seu território – sejam eles recentes ou antigos. 

Ter um grande volume de prefeitos bem avaliados no seu entorno pode, inclusive, blindar governadores incumbentes de desgastes com a população, indica Monalisa Torres.

Ela lembra que a avaliação do segundo governo de Cid Gomes, por exemplo, foi inferior à do primeiro governo, mas isso não fez diferença nos pleitos seguintes. Prova disso é que ele elegeu um sucessor em 2014, Camilo Santana (PT), foi alçado para o Senado Federal em 2018 e emplacou dezenas de prefeitos nos últimos anos. 

Essa relação com lideranças locais é uma via de mão dupla, complementa Monalisa: o prefeito precisa dos recursos do Estado para tocar sua gestão e, em contrapartida, atua como cabo eleitoral para o governador em eleições estaduais.

A dinâmica de retroalimentação é um ativo tão importante nas eleições do Ceará que nenhum governador enfrentou resistência significativa de prefeitos desde a redemocratização, mesmo que tenha sido eleito pela oposição. 

“Isso é óbvio; se a pessoa ganha o Governo do Estado, que é eleição majoritária, a tendência é que realmente haja um número maior de prefeitos (do seu lado). Mas o que é interessante é que esse número é sempre muito alto. O PSDB, por exemplo, chegou a ter 90 prefeituras”, complementa.

Histórico de alinhamento no Ceará

Nesses quase 40 anos, o alinhamento de um grande número de prefeitos ao grupo governista contribuiu para que os candidatos apoiados pelo Palácio da Abolição vencessem quase todas as disputas pelo Governo do Estado. A principal exceção foi a eleição de Cid Gomes, em 2006, quando ele derrotou o então governador Lúcio Alcântara.

A tabela a seguir ajuda a ilustrar como a relação entre governadores e prefeitos tem sido uma constante da política cearense nas últimas décadas. Os dados organizados por Monalisa Torres, extraídos da Justiça Eleitoral e cedidos ao PontoPoder:

Corrida nos municípios

Os partidos que compõem ou tendem a compor o arco de alianças favorável à reeleição de Elmano administram atualmente 172 prefeituras cearenses. Destas, 71 pertencem ao PSB e 47 ao PT, com relações costuradas e sustentadas pelos senadores Cid Gomes e Camilo Santana, respectivamente.

Apesar desse potencial de apoio, o número de prefeitos que já participaram de reuniões políticas com o grupo governista é menor. Até a última semana, a relação estava consolidada com 113 prefeituras, segundo o próprio Camilo, coordenador político da campanha de Elmano. 

“Hoje, quarta-feira pela manhã, estou aqui no meu gabinete em Fortaleza, já recebi 113 prefeitos e prefeitas do Ceará, fora deputados e deputadas. Quero agradecer aos prefeitos que vieram do interior do Estado, percorrendo quilômetros e quilômetros, mostrando o compromisso que eles têm com o projeto do Elmano e do presidente Lula”, disse o senador petista na última quarta-feira (17). 

O próprio Elmano reconhece o caráter estratégico da relação com os municípios, destacando ações articuladas com os prefeitos “dedicados e trabalhadores”.

“Evidentemente, pode ter um ou outro que não tem essa mesma condição, mas a ampla maioria são homens e mulheres com espírito público, e isso é pré-requisito para as coisas acontecerem e terem o resultado que a gente gostaria que tivesse”, disse, durante o XIV Seminário dos Gestores Públicos, na última semana.

Já Ciro, atualmente, tem o apoio público de cinco prefeitos: de Juazeiro do Norte (Gledson Bezerra, do Podemos), de Acarape (Edilberto Beserra, do PSB), de Massapê (Ozires Pontes, do PSDB), de Iguatu (Roberto Filho, do PSDB) e de Parambu (Rômulo Noronha, do Solidariedade). 

Em paralelo, o pré-candidato tem atraído outros expoentes locais, como vereadores e ex-prefeitos. Junto aos deputados estaduais Felipe Mota (União), Lucinildo Frota (PL), Antônio Henrique (PSDB) e Cláudio Pinho (PSDB), Ciro teve encontros com lideranças de 17 municípios na última semana, como São Gonçalo do Amarante, Brejo Santo e Maracanaú. 

Um dos principais representantes do municipalismo cirista, Gledson Bezerra minimiza o impacto do volume diminuto de prefeitos na campanha. 

“A força do Ciro é muito orgânica. É parecido com o que eu vivi aqui. Quando fui candidato a prefeito de Juazeiro, as pessoas olhavam para o outro palanque e viam todas as lideranças juntas, ex-prefeitos, deputados estaduais, federais, enfim. Mas era uma vontade que vinha muito do povo, de dentro para fora. Então eu acho que o Ciro ganha ponto por isso”, avalia.

Por outro lado, para a governista Ana Afif (PSB), prefeita de Cascavel, a atuação direta dos gestores municipais será um diferencial na campanha. Apesar de estreante no comando do Poder Executivo, a política destaca o papel estratégico que novos líderes devem desempenhar nessas eleições.

“Quem fica no dia a dia dos municípios, na ponta, perto do povo, são os prefeitos. São deputados estaduais, deputados federais. A gente já tem uma aproximação muito boa com o governo, mas aproxima ainda mais diante dessa atuação para definir o futuro do Ceará. A gente fica feliz que, nessa leva de prefeitos novos, a gente tenha uma boa capacidade de mobilização, de aproximação com o povo”, pontuou.

Maracanaú é caso emblemático

Um exemplo recente de como essa disputa por lideranças municipais tem se desenrolado ocorreu em Maracanaú, quarto maior colégio eleitoral do Estado. Ciro Gomes e o prefeito Roberto Pessoa (União) se encontraram durante a tradicional festa de São João da cidade, e o episódio repercutiu. 

Para o ex-ministro, o momento representou a retomada do diálogo entre dois ex-adversários, que se “afastaram sem romper” por atritos em relação à tributação na época em que Ciro era governador. O pré-candidato classificou Pessoa como “unanimidade entre a classe política do Ceará”, que “já merece estar fora do mundanismo das disputas menores”.

Ao apostar na aproximação, avalia Pedro Barbosa, a oposição tenta demonstrar que é possível "furar a influência do governo" sobre os prefeitos. Pesam os fatos, ainda, de Maracanaú abrigar o 4º maior eleitorado do Estado e ter uma gestão bem avaliada.

“Disputar o apoio do prefeito de uma cidade de grande porte como Maracanaú é muito importante para qualquer candidatura. Ele usa isso não somente como um ativo eleitoral, mas como um ativo político, como se dissesse aos outros prefeitos: ‘Olha, o pessoal já tá querendo vir pro meu lado, hein? E aí, você vem também? Vamos conversar’”, explica Barbosa.

Entretanto, após a repercussão, o próprio grupo de Roberto Pessoa explicitou que o seu apoio é reservado à reeleição de Elmano. O governismo, então, usou o ato para reafirmar sua unidade.

“Ou seja, é uma disputa de narrativas. Um vai tentar dizer que está aproximando e outro vai dizer que isso não é nada demais”, complementou o cientista político. 


(Diário do Nordeste)

Técnica do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza

Técnica de enfermagem do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Técnica de enfermagem do Samu é agredida durante atendimento em Fortaleza — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
 



  Uma técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi agredida durante um atendimento realizado na manhã de quarta-feira (24), no Bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar e pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde).

Segundo as informações apuradas pela TV Verdes Mares, uma equipe do Samu foi chamada para atender uma ocorrência no bairro. Após avaliação técnica, os socorristas concluíram que não havia necessidade de remover o paciente em uma ambulância. O homem, no entanto, queria ser transportado pelo serviço e não concordou com a decisão da equipe.

Após o desentendimento, houve agressões. O homem teria rasgado os documentos de atendimento e, em seguida, agredido fisicamente uma técnica de enfermagem. De acordo com o relato, ele tentou puxar a profissional para fora da ambulância.

O nome do suspeito da agressão não foi divulgado, e a Secretaria da Segurança Pública divulgou imagens dele detido com o rosto desfocado.

Marcas de agressão

A Polícia Militar foi chamada e esteve no local. Imagens registraram que a profissional sofreu lesões consideradas leves, com marcas de vermelhidão no braço e pequenos machucados na mão.

Após a ocorrência, o homem e os envolvidos foram levados ao 30º Distrito Policial. Outros socorristas do Samu acompanharam a colega até a delegacia em apoio à profissional.

A técnica de enfermagem registrou um boletim de ocorrência e também realizou exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), para registrar oficialmente as lesões.

Na delegacia, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por lesão corporal. Conforme as informações, o homem assinou o termo e deverá comparecer à Justiça sempre que for convocado.

Em nota, o Sindsaúde repudiou a agressão contra a profissional e afirmou que casos de violência contra trabalhadores da saúde têm se tornado frequentes em todo o país. A entidade destacou a preocupação com a violência sofrida por mulheres durante o exercício da profissão e defendeu que episódios como esse não sejam tratados como algo normal.

O sindicato também cobrou dos órgãos competentes medidas para garantir a segurança dos profissionais do Samu e dos demais serviços de urgência e emergência.




(g1) 

Venezuela busca vítimas soterradas de terremoto

Equipes de resgate trabalham em local de desabamento para buscar sobreviventes — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
Equipes de resgate trabalham em local de desabamento para buscar sobreviventes — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
 



A busca por vítimas dos terremotos que devastaram a Venezuela na noite desta quarta-feira (24) - e deixaram 164 mortos e 971 feridos até o momento - continua nesta quinta-feira (25) e, segundo informações, mais de 500 equipes de emergência estão trabalhando para tirar sobreviventes dos escombros. 

Imagens da imprensa e das redes sociais mostram a comemoração dos venezuelanos a cada sobrevivente encontrado com vida após os tremores, considerados os piores a atingirem o país em 100 anos.

Até a manhã desta quinta, 164 mortes haviam sido confirmadas, mas o serviço geológico dos Estados Unidos estima que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.

O Itamaraty disse na noite de quarta que até o momento não havia notícias de brasileiros entre as vítimas.

Dezenas de chefes de estado e de governo se solidarizaram e se colocaram à disposição para enviar tanto ajuda humanitária, como produtos médicos, quanto equipes de resgates. Além do Brasil, a lista inclui vários países que já sofreram terremotos devastadores, como os Estados Unidos, a Turquia, o México e Portugal.

Segundo a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, que agradeceu à comunidade internacional pelo apoio recebido, os primeiros socorristas estrangeiros devem chegar nas próximas horas.

O governo venezuelano cancelou aulas e suspendeu serviços não essenciais.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou solidariedade e disse ter mandado todas as agências do governo americano ajudarem.

A China, que era a principal compradora do petróleo venezuelano antes da captura e prisão de Nicolás Maduro por militares americanos, afirmou que vai fazer o que for possível para ajudar.

Terremoto na Venezuela: países oferecem ajuda humanitária

O que se sabe sobre o terremoto devastador na Venezuela

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 20 réplicas nas horas seguintes, segundo o governo venezuelano. Os tremores foram sentidos em cidades do Norte do Brasil.

Prédios e casas desabaram em Caracas e em outras cidades do país.

Os dois abalos ocorreram pouco após as 19h no horário de Brasília e com menos de um minuto de diferença entre eles. O epicentro do terremoto principal foi localizado próximo à cidade de El Guayabo, a cerca de 160 quilômetros de Caracas. Veja no mapa abaixo.

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência após os terremotos. Em pronunciamento na televisão estatal, ela afirmou que equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.

Rodríguez também anunciou a suspensão de aulas e todos os serviços não essenciais para que as autoridades que se concentrem no resgate das pessoas que estão sob os escombros. Redes de gás e eletricidade foram desligadas para evitar uma tragédia maior.

Tremor atinge a Venezuela e é sentido no Norte do Brasil — Foto: Kayan Albertin/g1
Tremor atinge a Venezuela e é sentido no Norte do Brasil — Foto: Kayan Albertin/g1


Como foram os terremotos?

Pessoas passam de bicicleta por um prédio desabado após um terremoto em La Guaira, Venezuela, em 24 de junho de 2026 — Foto: REUTERS/Maxwell Briceno
Pessoas passam de bicicleta por um prédio desabado após um terremoto em La Guaira, Venezuela, em 24 de junho de 2026 — Foto: REUTERS/Maxwell Briceno


Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 7,2 atingiu a região às 19h no horário de Brasília. Menos de um minuto depois, um segundo tremor, de magnitude 7,5, foi registrado na mesma área.

O terremoto principal ocorreu a cerca de 13 quilômetros de profundidade. A distância é considerada próxima da superfície, o que pode intensificar os efeitos dos tremores em edifícios.

Quais foram os danos?

Relatos de autoridades e moradores indicam que prédios e casas desabaram em Caracas e em outras cidades.

Imagens mostraram equipes de resgate trabalhando nos escombros de um edifício que desabou na capital venezuelana. Familiares também procuravam informações sobre pessoas que poderiam estar presas sob os destroços.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar, principal terminal aéreo do país, foi fechado após sofrer danos provocados pelos tremores, segundo o governo.

Hospitais da capital foram mobilizados para atender feridos. Em uma unidade de saúde, funcionários foram convocados para reforçar o plantão da noite.

Os tremores foram sentidos no Brasil?

Sim. A Rede Sismográfica Brasileira informou que os terremotos foram registrados por estações de monitoramento no país e sentidos por moradores de cidades da Região Norte.

Houve relatos de tremores em Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, além de outros municípios desses estados.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, é relativamente comum que terremotos dessa magnitude sejam percebidos a grandes distâncias.

"Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras", afirmou.

Há risco de tsunami?

Inicialmente, o Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu um aviso para Porto Rico e para as Ilhas Virgens americanas e britânicas. O alerta também mencionava a possibilidade de ondas perigosas em Aruba, Curaçao e Bonaire.

O aviso foi cancelado retirada cerca de uma hora depois.

Por que há terremotos na Venezuela?

Equipes de resgate buscam vítimas em um prédio desabado após um terremoto em Caracas, em 24 de junho de 2026 — Foto: Juan Barreto/AFP
Equipes de resgate buscam vítimas em um prédio desabado após um terremoto em Caracas, em 24 de junho de 2026 — Foto: Juan Barreto/AFP


A Venezuela está localizada em uma área de intensa atividade sísmica, na região de encontro entre as placas tectônicas do Caribe e da América do Sul.

Segundo o USGS, cerca de 30 mil pessoas morreram em um terremoto que atingiu Caracas e Mérida em 1812.




(g1) 

Postagens mais visitadas do mês