Ex-namorado é preso por suspeita de matar universitária em Morrinhos


 



A Políci Civil prendeu nesta terça-feira (23), na cidade de Bela Cruz, no interior do Ceará, o ex-namorado da universitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, por feminicídio

Segundo as investigações da polícia, o homem de 18 anos, que não teve a identidade informada, atraiu a vítima para um local ermo e, após uma discussão, atacou a jovem. A universitária e o suspeito tiveram um breve relacionamento amoroso, que já havia terminado na época em quem a vítima foi morta.

Além do mandado de prisão preventiva, os policiais civis cumpriram outros três mandados de busca e apreensão, sendo um na residência do investigado e os demais em outros imóveis vinculados a familiares do suspeito.

"Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e outros objetos que poderão contribuir para o aprofundamento das investigações e corroborar as provas já reunidas no inquérito policial", disse a Polícia Civil.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Polícia Civil de Marco, com apoio das unidades de Bela Cruz e Acaraú.

Univesitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, foi encontrada morta em via pública na cidade de Morrinhos, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal
Univesitária Ana Rerica de Messias, de 19 anos, foi encontrada morta em via pública na cidade de Morrinhos, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal



Quem era a vítima


Familiares descreveram Ana Rerica como muito querida e bastante esforçada. Além de trabalhar em uma escola, ela também estudava e frequentava a igreja.

O irmão da jovem, André Messias, de 21 anos, disse que ao g1 que Ana Rerica tinha uma rotina dividida entre trabalho, igreja e amigos. Pela manhã, ela atuava como Profissional de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais na rede municipal de ensino.

No início da tarde, a jovem dava aulas de reforço e entre o fim da tarde e o início da noite ajudava em uma loja de uma tia. Ela frequentava a igreja Assembleia de Deus Bela Vista e cursava uma graduação em Pedagogia online.

No tempo livre, ela gostava de visitar os amigos e andar de moto na cidade de pouco mais de 20 mil habitantes. Na noite em que foi morta, a jovem havia saído justamente para dar uma volta.

Além disso, a universitária era muito querida no trabalho pois se dava bem com crianças -- inclusive, já tinha feito alguns bicos como babá para conhecidos.

"Sempre trabalhou com crianças, sempre se deu bem com criança porque no fundo ainda era uma criança", disse André Messias. "Por isso toda criança que ela trabalhava gostava dela."

Comoção na cidade

O velório de Ana Rérica ocorreu no dia 30 de maio, na igreja que ela frequentava. Antes da jovem ser enterrada, foi feito o cortejo fúnebre da igreja para o cemitério.

O momento foi acompanhado por dezenas de pessoas, alguns com cartazes que pediam justiça pela universitária.

A instituição onde Ana Rerica trabalhava publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e destacando as qualidades da jovem.

"Rerica sempre foi uma pessoa extremamente meiga, dedicada e carinhosa, deixando sua marca no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, especialmente nossas crianças, que recebiam seu cuidado com tanto amor", diz a nota. 


(G1/CE)

Operação Vesta: Polícia Civil prende seis pessoas durante ação contra grupo criminoso em Caucaia

 



A Operação Vesta, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) nesta terça-feira (23), resultou na prisão de seis pessoas investigadas por participação em um grupo criminoso com atuação em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A investigação apura crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, ocupação irregular de imóveis e deslocamentos forçados.

A ofensiva foi coordenada pela 1ª Delegacia Seccional da Região Metropolitana e mobilizou 15 equipes operacionais da Polícia Civil em diferentes pontos do município. Além das prisões, os policiais também cumprem mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Segundo a PCCE, a operação tem como objetivo desarticular a estrutura do grupo investigado. As apurações indicam que os suspeitos atuariam de forma organizada, com divisão de funções e participação em atividades financeiras relacionadas aos crimes investigados.

O que é a Operação Vesta

A Operação Vesta faz parte das ações da Polícia Civil voltadas ao combate ao crime organizado no Ceará. As diligências começaram ainda nas primeiras horas da manhã e seguem em andamento ao longo desta terça-feira.

De acordo com a investigação, os alvos da operação são suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação concentrada em Caucaia. A corporação também investiga movimentações financeiras ligadas à lavagem de dinheiro e à manutenção das atividades ilícitas.

Entre os crimes investigados estão ainda casos de ocupação irregular de imóveis e deslocamentos forçados. Esse tipo de prática ocorre quando moradores são pressionados ou obrigados a deixar áreas dominadas por organizações criminosas.

Prisões em Caucaia e investigação da Polícia Civil

Até a última atualização divulgada pela Polícia Civil, seis pessoas haviam sido capturadas durante a Operação Vesta. As prisões ocorreram durante o cumprimento de mandados judiciais em Caucaia e em outros municípios ligados à investigação. A corporação ainda não divulgou a identidade dos suspeitos nem informou se houve apreensão de drogas, armas, dinheiro ou outros materiais.

As equipes policiais continuam em diligências para localizar outros possíveis envolvidos e aprofundar as investigações relacionadas ao grupo criminoso. Caucaia aparece frequentemente em operações de segurança pública devido aos registros de crimes ligados ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas. O município é um dos mais populosos do Ceará e integra a Região Metropolitana de Fortaleza.

Mulher suspeita de movimentar dinheiro do grupo foi presa em Iguatu

Entre os presos está uma mulher capturada no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Segundo a investigação, ela seria responsável pela movimentação financeira da organização criminosa. A suspeita é investigada por participação na administração de recursos relacionados às atividades ilegais apuradas pela Polícia Civil, especialmente na circulação de valores supostamente obtidos de forma ilícita. A prisão fora da Região Metropolitana reforça a suspeita de que o grupo possuía atuação articulada em diferentes áreas do estado.

Operação segue em andamento no Ceará

A Polícia Civil informou que as diligências da operação continuam ao longo do dia. Novas informações devem ser divulgadas após o avanço das investigações e a conclusão do cumprimento dos mandados judiciais. A corporação destacou que a ofensiva integra as ações permanentes de enfrentamento às organizações criminosas no Ceará. Além das prisões, o objetivo é reunir provas que possam fortalecer os inquéritos em andamento e subsidiar novas medidas judiciais.



(GC+) 

PIB do Ceará cresce 1,9% no 1º trimestre de 2026, acima da média nacional


 


A economia cearense cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação a igua período do ano passado. O resultado fica ligeiramente acima do registrado nacionalmente neste mesmo comparativo, pois o PIB brasileiro se expandiu 1,8%.

No fechamento de 2025, o PIB do Ceará havia avançado 2,87%, contra 2,3% em âmbito nacional.

"É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais", comentou o governador Elmano de Freitas.

Participação no PIB nacional

O Estado tem como desafio ampliar sua fatia na pizza da economia brasileira, que hoje gira em torno de 2%. Investimentos multibilionários, como o data center do TikTok e empreendimentos de energias renováveis, podem turbinar o PIB estadual nos próximos anos.

O detalhamento do desempenho da economia cearense no 1º tri deste ano será divulgado ainda nesta terça-feira (23) à tarde pelo Ipece.


(Diário do Nordeste)

Acusado pela morte de turista que seguiu GPS e entrou em área dominada pelo CV é condenado no Ceará

 



O Tribunal Popular do Júri condenou nesta segunda-feira (22) um dos acusados pelo assassinato do turista do Piauí, Aldete Rogério Saldanha, alvejado por tiros em Fortaleza após seguir o GPS e entrar em uma área dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV). 

O segundo denunciado pelo crime foi inocentado pelo homicídio, mas condenado por integrar organização criminosa. O ataque aconteceu no dia 11 de agosto de 2024, na Comunidade do Oitão Preto, no Centro de Fortaleza. 

Francisco Kauã Lobato da Silva, o 'Cachorrinho', deve cumprir pena de 35 anos e nove meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelo homicídio e duas tentativas de homicídio, além do crime de organização criminosa.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Kauã ainda deverá pagar o valor de R$ 10 mil a cada uma das duas vítimas sobreviventes e R$ 40,5 mil aos familiares do turista morto. O réu foi absolvido pelos crimes de roubo e corrupção de menores.

Já Igor Victor da Silva Fernandes foi absolvido pelos crimes de homicídio consumado e tentado, corrupção de menores e roubo. Igor foi condenado a seis anos e quatro meses de prisão por integrar organização criminosa, e pode cumprir a pena em regime semiaberto.

Relembre o crime 

O turista e outros colegas estavam a caminho de um hotel e estavam na Capital cearense para participar de um evento para fazer negócios. Eles haviam saído em uma caminhonete com placas de Teresina (PI), e seguiam o GPS para chegar ao hotel.

Antes de conseguirem chegar ao local, o motorista do carro perdeu um acesso e acabou entrando no Oitão Preto. No local, estariam 'Cachorrinho', 'Igor Café', 'Raphael Café' e uma adolescente não identificada. Os criminosos haviam colocado uma barricada para dificultar a circulação pela região, mas o turista não parou o carro.

Segundo as investigações policiais, os turistas se depararam com "pessoas que estavam fazendo uso de entorpecentes na entrada da comunidade", que "passaram a arremessar pedras na direção do veículo". "Ao tentarem fugir, as vítimas entraram ainda mais na comunidade e ultrapassaram uma barricada, que dificultava a circulação na via", diz o documento.

Os criminosos começaram a atirar contra a caminhonete, e a vítima, que estava no banco de trás, foi atingida e morreu ainda dentro do veículo. 

A denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE) aponta que as vítimas eram empresários do ramo de autopeças. Eles levavam uma quantia de R$ 8 mil em dinheiro vivo, que foi roubada pelos executores do crime. 



(Diário do Nordeste)

Cachorro é resgatado após ficar preso em cerca elétrica de residência, em Barbalha

 




Um cachorro da raça Shih Tzu foi resgatado em Barbalha, na região do Cariri, após ficar preso na cerca elétrica de uma residência. O caso foi registrado no último domingo (21) e uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará conduziu o resgate, realizado por volta das 22h.

Ao chegarem ao local solicitado, os bombeiros constataram que o animal estava preso na cerca, o que demandou a aplicação de um protocolo de segurança para a conclusão do resgate.

O animal, apesar da situação de risco, não apresentava nenhum ferimento aparente

Além do resgate, a equipe da corporação ainda apresentou a viatura a um menino que acompanhou a ocorrência e demonstrou interesse no trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo a equipe, a ocasião também funcionou como um momento de aproximação com a comunidade, que pôde conhecer o atendimento especializado de segurança dos animais. 



(Diário do Nordeste)

Orós e mais 18 açudes do CE continuam sangrando após fim da quadra chuvosa; veja lista

 



Quase um mês após o encerramento oficial da quadra chuvosa de 2026, os reservatórios cearenses seguem refletindo os bons resultados da estação. Dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) mostram que 19 açudes permanecem sangrando no Ceará no início desta semana, entre eles o Orós, segundo maior reservatório do Estado. 

O fenômeno ocorre quando o açude atinge 100% da capacidade e o excesso de água passa a verter pelo sangradouro. A permanência das sangrias acontece após uma quadra chuvosa considerada dentro da média pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Entre fevereiro e maio, o Ceará registrou 665,2 milímetros de chuva, volume 9,2% superior à normal climatológica para o período. O índice também superou o observado em 2025.

O bom desempenho das chuvas se refletiu no acúmulo de água nos reservatórios. Segundo a Cogerh, os açudes monitorados receberam aporte de 6,95 bilhões de metros cúbicos em 2026, o terceiro melhor resultado da última década. Ao fim da quadra chuvosa, o Estado acumulava 53,82% da capacidade total de armazenamento.

De acordo com o Portal Hidrológico da Cogerh, os açudes que seguem sangrando são:

  1. Acaraú-Mirim (Massapê)
  2. Arrebita (Forquilha)
  3. Jenipapo (Meruoca)
  4. Orós (Orós)
  5. Diamantino II (Marco)
  6. Itaúna (Granja)
  7. Tucunduba (Senador Sá)
  8. Várzea da Volta (Moraújo)
  9. Frios (Umirim)
  10. Itapajé (Itapajé)
  11. Mundaú (Uruburetama)
  12. Poço Verde (Itapipoca)
  13. Quandú (Itapipoca)
  14. Acarape do Meio (Redenção)
  15. Accioly (Guaiúba)
  16. Cauhipe (Caucaia)
  17. Germinal (Pacoti)
  18. Malcozinhado (Cascavel)
  19. Tijuquinha (Baturité)

A distribuição dos 19 reservatórios que seguem vertendo mostra uma forte concentração nas regiões Norte e Metropolitana do Ceará. Das cinco bacias hidrográficas representadas na lista, três concentram a maior parte dos açudes em sangria: Metropolitana, Coreaú e Acaraú.

A bacia Metropolitana lidera o número de reservatórios sangrando, com seis açudes: Acarape do Meio, Accioly, Cauhipe, Germinal, Malcozinhado e Tijuquinha. O cenário reflete o bom desempenho das chuvas na faixa litorânea.

Logo em seguida, aparece a bacia do Coreaú, no Norte do Estado, com cinco açudes sangrando: Diamantino II, Itaúna, Tucunduba, Várzea da Volta. Ela também foi influenciada pelos bons volumes registrados na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte.

Somando os 19 açudes vertendo, ao todo, 50 reservatórios já sangraram em algum momento neste ano. No entanto, os outros 31 já retornaram a volumes menores, segundo a Resenha Diária da Cogerh. Atualmente, conforme o órgão, mais 39 açudes estão acima de 90% da capacidade.

O que é e para que serve o Orós?

Apesar dos bons volumes, o caso mais emblemático continua sendo o Orós. Diferentemente da maioria dos demais reservatórios da lista, que possuem capacidades inferiores a 100 milhões de metros cúbicos, o açude localizado no Centro-Sul armazena sozinho cerca de 1,94 bilhão de metros cúbicos, ou seja, representa um volume estratégico para a segurança hídrica do Estado.

O açude é o segundo maior reservatório do Estado, atrás apenas do Castanhão. A sangria do Orós tem forte simbolismo para a população, já que indica recuperação significativa dos estoques hídricos nas áreas próximas. Após passar mais de uma década sem atingir a capacidade máxima, o reservatório voltou a sangrar em 2025 e repetiu o feito em 2026.

Segundo a Cogerh, ele foi o reservatório que mais recebeu água no Estado, neste ano: a marca chegou perto de 2 bilhões de metros cúbicos. 

Além de garantir o abastecimento de municípios do Interior e contribuir para a continuidade do Rio Jaguaribe, o reservatório integra o sistema de segurança hídrica estadual e pode servir como reserva estratégica para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) em situações de necessidade. 

Por meio da infraestrutura de transferência de águas do Ceará, incluindo grandes canais e adutoras, a água armazenada no Orós consegue chegar às torneiras da capital e de cidades vizinhas.




(Diário do Nordeste)

Operação policial no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, registra tiroteio intenso


 


Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi realizada na manhã desta terça-feira (23) no Morro Dona Marta, na zona Sul da cidade. Enquanto os agentes cumpriam mandados de prisão e de busca e apreensão, foi registrado um intenso tiroteio. 

Devido às trocas de tiros, diversos turistas, que foram acompanhar o mirante no alto da favela, ficaram ilhados. Conforme o g1, essa é uma nova fase da Operação Contenção, que busca evitar a expansão territorial do Comando Vermelho (CV), assim como a estrutura financeira da facção. 

Em meio à operação, quatro pessoas foram presas. Ao todo, os agentes saíram para cumprir: 

  • 44 mandados de prisão;
  • 98 de busca e apreensão 

Durante operação, a Polícia Civil contou com apoio de dois helicópteros, além de diversas viaturas.

Passageiro baleado e casas atingidas

Um passageiro que estava em ônibus da linha 410 (Saens Peña-Gávea) foi atingido por uma bala perdida enquanto o veículo passava pela Rua São Clemente. Ele foi atingido na perna direita e os outros passageiros improvisaram um torniquete para evitar a perda de sangue. 

Algumas casas e residências foram atingidas. Um morador chegou a apontar para um buraco de bala na janela, durante filmagens da TV Globo. A fachada da Igreja Metodista também ficou com buracos de bala. 



(Diário do Nordeste)

Ceará tem 2º maior crescimento na produção de mel do País e mira mercado japonês

 



O estado do Ceará registrou um crescimento de 346% na produção de mel entre 2015 e 2024. O volume saltou de 1,36 milhão para 6,06 milhões de quilos, levando o estado da 8ª para a 6ª posição no ranking nacional.

Especialistas apontam que a combinação de tecnologia no campo, valorização do produto e o câmbio favorável às exportações impulsionaram o setor, embora ainda existam muitos desafios no setor. Além disso, uma das estratégias do setor é o mercado japonês. 

Para o presidente da Federação Cearense de Apicultores (Fecap), Joventino Neto, a posição oficial do estado no ranking pode estar subestimada devido ao fato de que 80% da produção cearense é escoada através do Piauí, onde estão as principais casas de exportação.

"Eu acredito que o Ceará esteja entre o segundo ou terceiro maior produtor de mel do Brasil e não o sexto, como aponta a pesquisa", afirma Neto.

Sobre o assunto, ele destaca ainda que "muitos apicultores ainda têm receio de registrar sua produção de forma oficial", por conta da regularização de impostos e outras obrigações.

Os dados desta reportagem foram levantados pela equipe de Negócios do Diário do Nordeste e são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


(Diário do Nordeste)

Tia é condenada a 21 anos de prisão por matar sobrinha no Ceará

Idosa de 66 anos foi autuada na Delegacia Regional de Canindé por matar a sobrinha com deficiência intelectual. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Idosa de 66 anos foi autuada na Delegacia Regional de Canindé por matar a sobrinha com deficiência intelectual. — Foto: Thiago Gadelha/SVM

 



O crime aconteceu em 10 de setembro de 2025, na casa em que Maria Zenacleide Severina de Castro, de 66 anos, morava com a sobrinha Aline Severina Nunes, de 36 anos, pessoa com deficiência intelectual que dependia dos cuidados da tia.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, Maria Zenacleide matou a sobrinha esganada no quarto da vítima, alterou o local do crime e somente de 6 a 8 horas depois chamou o socorro, alegando que a vítima tinha sofrido uma queda.

O laudo da Perícia Forense constatou que Aline apresentava diversas escoriações pelo corpo e concluiu que a morte dela ocorreu por asfixia mecânica.

Ainda conforme o documento desde os 6 anos de idade, quando ficou órfão, Aline passou a morar com a tia, sendo vítima de maus-tratos.

"Durante trinta anos Aline foi tratada por Zenacleide como doente mental e submetida à sua autoridade, cuja relação foi marcada por muitos atritos, agressões, negligências e violência financeira", diz um trecho da denúncia.

Julgamento

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público, reconhecendo o homicídio com as qualificadoras de motivo torpe, emprego de asfixia e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Na ocasião, foi considerado que Maria Zenacleide matou Aline porque a jovem atrapalhava o relacionamento amoroso dela, que era a principal cuidadora da sobrinha.

"A culpabilidade da acusada revela-se acentuada tendo em vista que a acusada, mediante extrema frieza, premeditou os fatos, criando uma suposta versão de que a vítima teria se acidentado, modificando a cena do crime para fazer parecer que a causa morte tivesse sido uma queda, gerando intensa comoção social", diz um trecho da sentença.

Com isso, Zenacleide foi condenada a 21 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão. Como ela estava presa desde 12 de setembro de 2025, ela já cumpriu 9 meses e 10 dias, restando cumprir o restante da sentença, de 21 anos.

A Justiça negou a idosa o direito de recorrer em liberdade, considerando que foi comprovada a materialidade e a autoria do crime. 


((G1/CE)

Motorista altera veículo e surpreende pela quantidade de carga transportada; conduta é infração de trânsito

Motorista empilha vários metros de carga em carro alterado em Fortaleza; ato é infração de trânsito — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Motorista empilha vários metros de carga em carro alterado em Fortaleza; ato é infração de trânsito — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
 



  Um carro transportando uma carga de forma irregular foi flagrado pela TV Verdes Mares na Avenida Raul Barbosa, em Fortaleza, na segunda-feira (22). As imagens mostram o veículo circulando com um excesso impressionante de carga, empilhada em vários metros de altura.

Além de transporta a carga de forma irregular, conforme a AMC, parte da placa traseira encoberta e sem uma das lanternas traseiras; há ainda indícios de adaptação não autorizada para transporte de materiais.

O flagrante chamou a atenção pelo volume da carga transportada e pela forma como ela estava acondicionada. As imagens também mostram uma amarração aparentemente improvisada, o que aumenta o risco de deslocamento dos materiais durante o trajeto.

Diversas infrações

Segundo o agente de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) Roberto Garcia, a situação reúne diversas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro e em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O principal risco é a queda da carga, o tombamento e até mesmo atingir outros veículos, principalmente motocicletas. A carga deve ser acondicionada totalmente dentro do compartimento destinado ao transporte”, explicou.

De acordo com o agente, o veículo aparenta ter sofrido alteração de característica, já que originalmente não teria sido fabricado para o transporte de carga. Nesse caso, a infração é considerada grave e pode resultar na remoção do veículo.

Garcia também destacou que a amarração da carga deve ser feita obrigatoriamente com cintas têxteis, correntes ou cabos. O uso de cordas é proibido pelas normas do Contran devido à possibilidade de afrouxamento durante o deslocamento.

Outro problema identificado foi o encobrimento parcial da placa traseira. Conforme a legislação, quando uma carga impede a visualização da placa ou das lanternas do veículo, é necessário o uso de equipamentos específicos, como extensor de caçamba e uma segunda placa traseira. Segundo o agente, isso não foi observado no veículo flagrado.

Além disso, o carro estaria transportando carga em partes externas da carroceria, prática proibida pela legislação de trânsito.

A AMC informou que realiza a fiscalização desse tipo de irregularidade por meio de equipes em campo e também com o auxílio do sistema de videomonitoramento espalhado pela cidade. Segundo Garcia, ao identificar uma situação semelhante, os agentes podem realizar a abordagem do veículo, determinar o transbordo da carga e, dependendo das irregularidades constatadas, remover o automóvel para o pátio.

As câmeras de monitoramento também podem ser utilizadas para aplicação de notificações, desde que seja possível identificar corretamente a placa do veículo.



(G1/CE) 

Postagens mais visitadas do mês