Europa enfrenta onda de calor com mortes, temperaturas recordes e impactos na economia

 Uma mulher com um leque perto da Torre Eiffel durante onda de calor em Paris, em 20 de junho de 2026 — Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier

Neste domingo (28), mais de 190 milhões de pessoas devem enfrentar temperaturas de pelo menos 35°C em diferentes regiões europeias. O calor extremo também levou vários países a registrar temperaturas recordes.

A Alemanha alcançou 41,5°C no sábado, a maior temperatura já medida no país, superando a marca registrada apenas um dia antes. O serviço meteorológico alemão ainda alertou que os termômetros poderiam se aproximar dos 42°C.

Na República Tcheca, a temperatura chegou a 40,8°C ao norte de Praga, com previsão de ultrapassar os 41°C neste domingo. Em Basileia, na Suíça, os termômetros marcaram 39°C, estabelecendo pelo terceiro dia seguido um novo recorde para o mês de junho.

Já a Dinamarca registrou 37°C, a maior temperatura desde o início das medições no país.

Hospitais, transporte e energia são afetados

A ministra da Saúde da França, Stéphanie Rist, afirmou ao jornal "La Tribune" que os efeitos do calor extremo podem continuar sendo sentidos por até dez dias, mesmo após a queda das temperaturas. Em entrevista à emissora BFM, ela alertou que "o episódio ainda não acabou".

Além da França, a Espanha associou 212 mortes registradas em um intervalo de quatro dias ao calor extremo.

Em diferentes países, hospitais, serviços de emergência e autoridades locais adotaram medidas para atender ao aumento da demanda e reduzir os riscos à população.

Em Paris e Viena, por exemplo, os atendimentos de emergência aumentaram.

Ao mesmo tempo, festivais, eventos ao ar livre e manifestações foram cancelados, adiados ou adaptados por causa das altas temperaturas e dos alertas meteorológicos.

Os efeitos também chegaram à infraestrutura e ao setor de energia.

Segundo a Reuters, o aquecimento das águas do rio Danúbio levou a usina nuclear de Paks, na Hungria, a reduzir a geração de eletricidade para manter a água usada no resfriamento dos reatores dentro dos limites de segurança.

Na Alemanha, empresas ferroviárias flexibilizaram as regras para cancelamento de viagens devido ao risco de deformação dos trilhos. O calor também provocou rachaduras em trechos de rodovias.

Uma mulher com um leque perto da Torre Eiffel durante onda de calor em Paris, em 20 de junho de 2026 

Mudanças climáticas e os riscos econômicos

Além dos impactos imediatos, especialistas alertam para consequências econômicas de longo prazo.

Cientistas avaliam que uma onda de calor dessa magnitude seria praticamente impossível sem o aquecimento global provocado pela ação humana. Além disso, eventos como esses tendem a se tornar mais frequentes, mais duradouros e mais intensos.

  • 🌡️ O episódio atual foi favorecido por um padrão atmosférico conhecido como "bloqueio ômega", que mantém uma massa de ar quente sobre uma mesma região por vários dias, dificultando a chegada de frentes frias.

Além dos impactos imediatos, especialistas também alertam para os efeitos econômicos das ondas de calor.

Em entrevista à Deutsche Welle, a economista Katharina Utermöhl, pesquisadora de políticas econômicas da seguradora Allianz, afirma que temperaturas acima de 30°C reduzem a produtividade, aumentam o consumo de energia e elevam o número de afastamentos por problemas de saúde.

"Acima de 30 graus, a produtividade cai 3% por grau adicional, enquanto os custos de energia aumentam 1,2% por grau."

Para a economista, o calor extremo deixou de ser apenas um evento climático passageiro e passou a representar um desafio permanente para a economia.

Um estudo da Allianz estima que, se episódios de calor intenso se tornarem mais frequentes, as perdas acumuladas para a economia alemã entre 2026 e 2030 poderão chegar a US$ 131 bilhões.

*Com informações das agências de notícias France Presse, Deutsche Welle, Reuters e RFI

O que é o 'domo de calor' que está causando temperaturas extremas na Europa 

*Com informações das agências de notícias France Presse, Deutsche Welle, Reuters e RFI

g1 

Aposta do Ceará acerta a quina da Mega-Sena e leva R$ 32,5 mil

 Resultado do concurso 3024 da Mega-Sena. — Foto: Reprodução / Caixa

O sorteio do concurso 3024 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27) em São Paulo, não teve ganhadores na faixa principal. No entanto, uma aposta feita em Cascavel, no Ceará, está entre as que acertaram cinco dezenas e levarão para casa o prêmio de R$ 32.595,94

O jogo cearense foi uma aposta simples, de 6 números, registrado na unidade Nossa Lotérica IV. Além dela, outras 37 apostas em todo o Brasil também acertaram a quina e receberão o mesmo valor.

Veja os números sorteados: 13 - 39 - 42 - 44 - 47 - 49.

Como ninguém acertou os seis números, o prêmio principal acumulou e está estimado em R$ 23 milhões para o próximo concurso, de número 3025.

  • 5 acertos: 38 apostas ganhadoras, R$ 32.595,94
  • 4 acertos: 2.123 apostas ganhadoras, R$ 961,71

Resultado do concurso 3024 da Mega-Sena. 

Para apostar na Mega-Sena

Os jogos podem ser realizados até as 20h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou por meio do site e aplicativo Loterias Caixa, disponíveis em smartphones, computadores e outros dispositivos.

Já os bolões digitais poderão ser comprados até as 20h30, exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo.

O pagamento da aposta online pode ser realizado via PIX, cartão de crédito ou pelo internet banking, para correntistas da Caixa. É preciso ter 18 anos ou mais para participar.

Probabilidades

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para um jogo simples, com apenas seis dezenas, que custa R$ 6, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

Já para uma aposta com 20 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 232.560,00, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 1.292, ainda de acordo com a instituição.

g1 

Governo do Ceará anuncia distribuição de mais de 11 mil cartões da CNH Popular

 Governo do Ceará anuncia distribuição de mais de 11 mil cartões da CNH Popular

Para facilitar o acesso dos cearenses ao programa CNH Popular, o Governo do Ceará, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), iniciará a entrega de 11.149 cartões a candidatos aprovados em mais 31 municípios. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nessa sexta-feira, 26, por meio das redes sociais.

Após receber o documento, o beneficiário deve realizar o agendamento no site oficial (www.detran.ce.gov.br) para dar início às etapas na autoescola. O cartão é utilizado para custear os exames psicológico, médico e toxicológico em clínicas credenciadas, além de contemplar os recursos para 10 aulas práticas, que serão realizadas pelas autoescolas credenciadas.

Antes da implementação do cartão, os candidatos precisavam aguardar que o Detran efetuasse os repasses financeiros diretamente às clínicas e autoescolas para avançar no processo. Agora, os valores são creditados de forma automática, garantindo mais agilidade. Para a categoria de moto (A), o total creditado é de R$ 559,41, enquanto para carro (B) o valor é de R$ 669,21.

O processo de obtenção da CNH pelo programa começa com o cadastro do candidato no aplicativo CNH do Brasil, utilizando nome completo, CPF, telefone e e-mail. Pela própria plataforma digital, é realizado o curso teórico. Em seguida, o beneficiário deve acessar o portal do Detran-CE para agendar a abertura do processo. Nessa fase presencial, o candidato realiza a triagem da documentação, a coleta da biometria e recebe o cartão, que será desbloqueado conforme as orientações entregues no momento da retirada.

A Voz de Santa Quitéria 

Pai é preso por planejar a morte do filho para não pagar pensão e confessar crime ao ChatGPT

 Pai é preso por planejar a morte do filho para não pagar pensão e confessar crime ao ChatGPT

Um homem de 36 anos foi preso no Espírito Santo após o FBI (a Polícia Federal dos Estados Unidos) descobrir que ele planejava matar o próprio filho para não pagar a pensão alimentícia à ex-companheira. O suspeito confessou o plano em mensagens enviadas ao ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial da empresa OpenAI.

A prisão aconteceu na zona rural de São Gabriel da Palha, no Noroeste do estado, no último dia 19, um dia antes da data em que o crime aconteceria, segundo o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Ícaro Olimpio. O caso foi divulgado pela polícia nesta quinta (25).

"Ele enviava mensagens para a Inteligência Artificial e, nessas mensagens, abrindo o seu coração, ele dizia que estava contratando um pistoleiro para matar o seu filho, um filho que ele não tinha contato, de uma ex-companheira".

Em uma das conversas, ainda segundo o delegado, o homem relatou que estaria na posse de uma arma, corda e cianeto (veneno que interfere severamente no funcionamento do organismo).

Além disso, o suspeito externalizou que também faria atentados contra escolas, igrejas e até autoridades públicas, tentando fazer o maior número de vítimas possível. O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia.

Denúncia do FBI

O caso chegou à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos por meio de denúncia feita pelo FBI à polícia brasileira no último dia 16.

Segundo o delegado Ícaro Olímpio, a polícia norte-americana encaminhou as informações ao Ministério da Justiça brasileiro que, por sua vez, as repassou à Polícia Civil do Espírito Santo.

"Os elementos foram fornecidos pela própria empresa responsável por essa Inteligência Artificial e através das conversas mantidas, desse arquivo de dados que nos foi encaminhado, nós tivemos elementos o suficiente para poder prevenir esse grave crime que estava prestes a acontecer", contou o delegado.

A prisão realizada com apoio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha ocorreu em cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Conforme o delegado, o homem, que é um agricultor, foi detido enquanto saía de casa para trabalhar.

"A princípio, ele negou os fatos, negou tudo que havia ali na Inteligência Artificial, mas nós, com base nesse arquivo de dados, com base em tudo que nos foi passado, caminhamos pra concluir o inquérito e temos a convicção de que nós evitamos o que seriam atos de extrema violência", reforçou Olímpio.

O suspeito foi autuado e a Polícia Civil representou pela prisão com base nas ameaças, na tentativa de homicídio e incitação ao crime. Segundo o delegado, ainda não foi feito o indiciamento do homem porque a investigação segue em andamento.

"Os materiais que foram apreendidos estão sendo encaminhados para perícia e, após o laudo pericial, após o fechamento de todas as diligências, nós então faremos o indiciamento", concluiu.

A Voz de Santa Quitéria 

Carro clonado de locadora de Pernambuco é apreendido em Hidrolândia; suspeito é conduzido pela PM

 

 Carro clonado de locadora de Pernambuco é apreendido em Hidrolândia; suspeito é conduzido pela PM

Um veículo clonado foi apreendido e um homem de 23 anos foi conduzido pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (25), no município de Hidrolândia. A ação teve início após informações do setor de inteligência da corporação sobre a circulação de um automóvel com indícios de adulteração.

Durante as diligências, os policiais localizaram o veículo e abordaram o motorista. Após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que o automóvel era clonado.

Segundo a PM, o carro pertence a uma locadora do estado de Pernambuco e havia sido alugado em Fortaleza, mas não foi devolvido. Ainda conforme a corporação, o suspeito teria substituído a placa original e adulterado a identificação do chassi nos vidros do automóvel .

O carro foi apreendido e encaminhado à Delegacia Municipal de Santa Quitéria. Já o condutor foi levado para Delegacia de Sobral, onde permaneceu a disposição da Justiça.

A Voz de Santa Quitéria 

Sobral passa a emitir passaportes e outros serviços, com Delegacia da Polícia Federal

 

 Sobral passa a emitir passaportes e outros serviços, com Delegacia da Polícia Federal

A Região Norte do Ceará dará um importante passo no fortalecimento da segurança pública e na ampliação dos serviços federais com a inauguração da Delegacia da Polícia Federal em Sobral, marcada para o próximo dia 2 de julho.

A unidade atenderá 44 municípios da região, entre eles Santa Quitéria, e está instalada no Centro de Convenções de Sobral, no bairro Junco, ao lado do Hemoce.

A delegacia já está em funcionamento desde o início de junho, disponibilizando serviços essenciais à população, como a emissão de passaportes, além do recebimento e da entrega de documentos, não sendo mais preciso se deslocar até Fortaleza para realizar os procedimentos e garantindo mais comodidade, economia de tempo e redução de custos.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem seguir os procedimentos estabelecidos pela PF, que incluem o preenchimento do formulário eletrônico, o pagamento da taxa correspondente, o agendamento do atendimento e a apresentação da documentação exigida.

A Voz de Santa Quitéria 

Clínica de reabilitação clandestina é interditada em Juazeiro do Norte

 capa da noticia

Uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte resultou na interdição de uma clínica de reabilitação clandestina na última quarta-feira (24).

Durante a ação, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) identificou irregularidades que, segundo o órgão, colocavam em risco a segurança dos pacientes e descumpriam normas sanitárias.

Entre os problemas encontrados estavam:

  • Falta de autorizações e licenças necessárias para o funcionamento;
  • Ausência de corpo técnico para acompanhamento e tratamento dos pacientes.

Acomodações da clinica clandestina interditada.

Legenda: Acomodações da clinica clandestina interditada.

Foto: Divulgação MPCE.

O local atuava na internação de pessoas com transtornos mentais e dependência de álcool e outras drogas.

Na inspeção, foi identificada a presença de três crianças no local. Após a fiscalização, elas foram transferidas para outra unidade de reabilitação, onde passarão por avaliação médica.

A fiscalização também constatou que o atendimento aos pacientes era realizado exclusivamente pelo proprietário da clínica e por sua esposa. Conforme o MPCE, nenhum dos dois possuía a qualificação exigida para atuar nesse tipo de serviço.

De acordo com o órgão, ainda há registros judiciais apontando que o proprietário responde por um caso de violência doméstica. A nota também menciona histórico de esquizofrenia e consumo de álcool.

Segundo nota enviada à imprensa pela Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, "para que a clínica possa retomar suas atividades, será necessário regularizar toda a documentação exigida pelos órgãos competentes, além de comprovar a contratação da equipe técnica e dos profissionais habilitados para o funcionamento adequado do serviço, conforme determina a legislação vigente".

Em entrevista à TV Verdes Mares, o dono da clínica afirmou que a Vigilância Sanitária de fato foi ao local e fez recomendações, mas que não houve um prazo fixado para a regularização da situação. Ele ainda negou que pacientes do espaço estivessem em situação de maus-tratos e disse que o objetivo do projeto é "salvar vidas".

*Estagiária sob supervisão da editora Dahiana Araújo.

DN 

Capitão de Cabo Verde é investigado por estupro após denúncia de brasileira

 capa da noticia

O atacante Ryan Mendes, capitão da seleção de Cabo Verde na Copa do Mundo de 2026, é alvo de uma investigação por estupro na Nova Zelândia após denúncia apresentada por uma brasileira.

Segundo a denúncia, o caso aconteceu em março deste ano, durante a passagem da seleção cabo-verdiana por Auckland para a disputa de amistosos da Fifa Series. A mulher trabalhava como intérprete da delegação e afirma ter sido agredida e estuprada pelo jogador dentro do hotel onde a equipe estava hospedada.

De acordo com a reportagem, a denúncia é acompanhada por fotos de hematomas, relatório médico e registros entregues à polícia da Nova Zelândia, que confirmou a existência de uma investigação em andamento. O inquérito foi aberto em abril e ainda não foi concluído.

A vítima e o marido também informaram que encaminharam denúncias à Federação Cabo-Verdiana de Futebol e à FIFA, solicitando providências em relação ao atleta.

Até o momento, Ryan Mendes não se pronunciou publicamente sobre as acusações. A Federação de Cabo Verde também não divulgou posicionamento oficial sobre o caso.

A investigação segue sob responsabilidade das autoridades da Nova Zelândia e, até o momento, não há acusação formal nem julgamento concluído. 

DN 

Seis pessoas recebem certidões de nascimento retificadas em Massapê

 Foto de apoio ilustrativo: Parada do Orgulho LGBTQIA+. Seis pessoas receberam documentos com nomes retificados em Massapê, Ceará, na última quarta-feira, 24.

Seis pessoas receberam certidões de nascimento retificadas em ação realizada na última quarta-feira, 24, no município de Massapê, Ceará. A entrega faz parte da realização da primeira edição do programa Transforma, da Defensoria Pública do Ceará (DPCE), no município.

As inscrições foram realizadas pela internet, com o programa servindo como facilitador para que pessoas interessadas atualizem seu nome e gênero em seus documentos de forma gratuita.

A iniciativa foi construída a partir de uma demanda direta da Associação Voos, sendo realizada em trabalho conjunto entre a Assessoria de Relacionamento Institucional da Defensoria Pública, da Secretaria de Assistência Social do município e os Cartórios de Registro Civil de Massapê e de Sobral.

Em fala, a defensora pública Ceane Sena detalha a importância do serviço humanizado para garantir que os direitos previstos pela lei sejam cumpridos.

“Para mim, vivenciar a entrega dessas novas certidões vai muito além do cumprimento de um dever institucional, é ter o privilégio de testemunhar o renascimento de cidadanias. No nosso dia a dia, lidamos com muitos processos, mas a retificação de prenome e gênero não é apenas registro público formalizado, é a materialização do direito de existir”, cita.

Programa Transforma

O programa se encontra atualmente em sua quinta edição, com a entrega de novos documentos ocorrendo sempre no mês de junho, em alusão às comemorações do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+.

A ação é realizada pela Defensoria Pública do Ceará em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Ceará (Arpen-CE) e o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil no Ceará (IEPTB).

O Povo 

Escola de Saúde Pública do Ceará abre seleção para cadastro de professores; bolsas vão até R$ 4 mil

 capa da noticia

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) abriu processo seletivo para formação de banco de professores visitantes que atuarão nos programas de residência em saúde no Estado. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26).

A seleção tem como objetivo habilitar e cadastrar profissionais sem geração de vínculo empregatício para atender demandas da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem) e da Comissão Descentralizada Multiprofissional de Residência (Codemu), vinculadas à Diretoria de Pós-Graduação em Saúde da instituição.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do sistema de seleções da ESP/CE, entre os dias 23 de junho e as 12h de 29 de junho de 2026. O cronograma prevê a divulgação do resultado preliminar das inscrições em 29 de junho.

Entre as oportunidades previstas estão vagas para profissionais com formação em Medicina e residência em áreas específicas, além de candidatos com graduação em Direito e em Ciências Ambientais ou Ciências Humanas, conforme os requisitos estabelecidos em cada perfil de atuação.

O edital nº 11/2026 pode ser acessado neste link.

As bolsas oferecidas variam conforme a função desempenhada. O edital prevê remuneração de R$ 2 mil e R$ 4 mil para algumas das áreas de especialistas e bolsas com valores específicos para determinadas funções de professor visitante: 

  • Especialista: R$ 60 por hora
  • Mestre: R$ 70 por hora

Como será a seleção?

A seleção é composta por uma etapa única de Avaliação Curricular, com caráter classificatório e eliminatório. A pontuação máxima é de 10 pontos, baseada na análise de títulos, experiência profissional e produção técnico-científica. Participantes que obtiverem nota inferior a 5 pontos serão eliminados.

A seleção terá validade de 12 meses a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período, conforme necessidade da administração pública.

DN 

Postagens mais visitadas do mês