Várzea Alegre antecipa férias para alunos de até 5 anos devido a aumento de casos de bronquiolite

 




O município de Várzea Alegre, na região do Cariri, antecipou o início do período de férias para os alunos da Educação Infantil da rede pública, com idade de até 5 anos. A medida emergencial visa frear os casos de bronquiolite na cidade, que recentemente registrou o óbito de um bebê de cerca de 2 anos em decorrência da doença. 

Pelo calendário letivo municipal, os estudantes seriam liberados na próxima sexta-feira (26), porém, devido à decisão, a pausa foi adiantada para essa segunda-feira (22), cinco dias antes do previsto. Já o retorno às aulas permanece inalterado: 29 de julho.  

A ação preventiva atende a uma recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) e visa proteger os estudantes, que integram uma das faixas etárias mais vulneráveis à infecção, como detalha a titular da Pasta, Fábia Oliveira, ao Diário do Nordeste

"Nesse período, principalmente aqui no nosso município, as crianças gripam muito. [...] Elas não sabem se defender, manter distância uma das outras. [Além disso,] as famílias, às vezes, se obrigam a enviar as crianças para a creche, porque precisam trabalhar."

Apesar do cenário sazonal, a gestora destaca que a confirmação de seis casos de bronquiolite, incluindo o óbito de um bebê de cerca de 2 anos, que era estudante da rede municipal, motivou a decisão, fruto do consenso entre a SME, o governo local e o Conselho Municipal de Educação.

Antecipamos as férias das crianças da Educação Infantil, tendo em vista esses cuidados, esse zelo, que é uma obrigação nossa, enquanto educadores, enquanto sociedade, enquanto governo, que é tomar essas medidas cabíveis no momento certo."

Embora a virose represente um risco maior para crianças de até 2 anos, Fábia Oliveira explica que os órgãos decidiram estender a medida aos alunos de até 5 anos, já que muitos deles possuem irmãos inseridos na faixa etária mais vulnerável.

Alguns pais já não estavam mais enviando os filhos à aula 

Após a morte do aluno, registrada há cerca de três semanas, alguns pais já não estavam mais enviando os filhos à sala de aula, conforme detalha a diretora do Centro de Educação Infantil Luiza Alves Ferreira Grigório (CEI Tia Luizinha), Liziana Bitu, que também é membro do Conselho Municipal de Educação. 

“Muitos pais procuravam a Secretaria de Saúde preocupados. [...] Teve pai que, quando teve o caso da criancinha que veio a óbito, nem mandou mais, ficou assustado. [...] Nosso intuito no momento foi controlar, porque é uma cidade de interior e a gente sabe que não tem uma estrutura hospitalar adequada para casos mais graves.”

Antes da antecipação do período de férias, as unidades de ensino da Educação Infantil de Várzea Alegre já realizavam diversas medidas para evitar a proliferação da doença entre os alunos

“A higienização na creche [foi intensificada], a sala era lavada três vezes, colocava álcool nos brinquedos, lavava brinquedo com água, detergente e água sanitária. Como são gotículas de [secreção], quando ele espirra, já [contamina], e você sabe como é criança, pega tudo e bota na boca”, conta Liziana. 

Apesar da ausência dos estudantes, os professores e os funcionários das instituições de Ensino Infantil municipais seguem frequentando as unidades, cumprindo a carga horária prevista.

“Os professores continuam lá fazendo planejamentos coletivos, organizando outras ações dentro das instituições, organizando as salas e os brinquedos. Toda a equipe das instituições está junta durante essa semana nessas organizações”, relata a secretária da Educação. 

Doença é uma das principais causas de hospitalização em crianças pequenas.

Foto: Dusan Petkovic/Shutterstock.



Aulas serão repostas em atividades pedagógicas

Esses cinco dias letivos perdidos pelos alunos da Educação Infantil, devido à antecipação do período de férias, serão repostos em atividades de cunho pedagógico, como quermesses e saraus

Fábia Oliveira explica que, como esses eventos envolvem apresentações e produções dos estudantes, serão contabilizados na carga horária sem a necessidade de criar novos dias de aula, principalmente porque professores e funcionários seguem trabalhando no período de antecipação. "As famílias fiquem tranquilas, que as crianças não vão ter nenhum prejuízo de desenvolvimento e nem de aprendizado."

Sintomas da bronquiolite

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da bronquiolite viral são:

  • Obstrução nasal
  • Coriza clara
  • Tosse
  • Febre
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para respirar
  • Respiração rápida
  • Sibilância (chiado no peito)

Porém, em situações mais graves, outros sintomas podem aparecer:

  • Sonolência
  • Gemência (som de queixa ao respirar)
  • Cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades)
  • Pausas respiratórias

A manifestação desses sintomas traz a necessidade de se procurar uma Unidade Básica de Saúde para o primeiro atendimento.

Como é o tratamento da bronquiolite?

Não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado no tratamento dos sinais e sintomas virais e inclui:

  • Terapia de suporte;
  • Suplementação de oxigênio, se for necessário;
  • Hidratação;
  • Uso de broncodilatadores (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões).


(Diário do Nordeste)

Motociclistas flagrados em passarelas em Fortaleza podem ser multados e ter veículo apreendido

 




O uso de passarelas por motociclistas em Fortaleza tem chamado a atenção das autoridades de trânsito e gerado reforço na fiscalização. Destinadas exclusivamente à circulação de pedestres, essas estruturas vêm sendo utilizadas de forma irregular como atalho por alguns condutores, prática que pode resultar em multa, pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até apreensão do veículo.

Durante uma fiscalização acompanhada pela reportagem, equipes flagraram motociclistas atravessando passarelas destinadas aos pedestres. Além disso, ciclistas também foram vistos utilizando o equipamento sem descer da bicicleta, comportamento considerado inadequado pelas autoridades de trânsito.

Por que motociclistas não podem usar passarelas em Fortaleza

As passarelas são estruturas construídas para garantir a travessia segura de pessoas em vias de grande movimentação. O objetivo é reduzir o risco de atropelamentos em locais onde o fluxo de veículos é intenso ou onde existem obstáculos que dificultam a passagem de pedestres ao nível da via.

Segundo o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), veículos de qualquer natureza estão proibidos de utilizar passarelas para travessia.

De acordo com a corporação, esses equipamentos foram projetados exclusivamente para circulação de pedestres e não podem ser utilizados por motocicletas.

Fiscalização já resultou em apreensão de motocicleta

Antes mesmo da chegada da equipe de reportagem ao local fiscalizado, uma motocicleta já havia sido apreendida pelos agentes.

Além de trafegar de forma irregular pela passarela, o veículo apresentava pendências administrativas, o que motivou sua remoção.

A ação faz parte do trabalho de fiscalização realizado para coibir condutas que colocam em risco a segurança de quem utiliza esses espaços corretamente.

Qual é a multa para quem trafega em passarelas

O uso de motocicletas em passarelas é enquadrado como infração gravíssima.

Conforme a legislação de trânsito, o condutor flagrado nessa situação pode receber:

  1. Multa de R$ 880,41;
  2. Sete pontos na CNH;
  3. Medidas administrativas previstas pela fiscalização.

Dependendo da situação encontrada pelos agentes, o veículo também pode ser removido.

No caso dos ciclistas, a orientação é diferente. Eles podem utilizar a passarela, desde que desçam da bicicleta e façam a travessia empurrando o equipamento.

Pedestres relatam insegurança com a prática

Quem utiliza as passarelas diariamente afirma que a presença de motocicletas aumenta a sensação de insegurança.

Pedestres relatam preocupação com possíveis colisões em espaços que deveriam ser exclusivos para circulação de pessoas. O risco é ainda maior para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

A zeladora Celiane Uchoa, que utiliza o equipamento regularmente, considera a prática inadequada.

Segundo ela, a circulação de motos na passarela gera receio de acidentes e prejudica a finalidade da estrutura.

O que diz o BPRE sobre o uso irregular das passarelas

O BPRE reforça que as passarelas desempenham papel fundamental na segurança viária e existem justamente para proteger pedestres em áreas de grande circulação de veículos.

A orientação das autoridades é que motociclistas utilizem os retornos e acessos adequados previstos para os veículos, evitando atalhos que possam colocar outras pessoas em risco.

Além da possibilidade de autuação, o desrespeito às regras de trânsito pode provocar acidentes em um espaço que foi projetado para oferecer proteção aos pedestres.

A fiscalização deve continuar em diferentes pontos da capital para coibir a utilização irregular desses equipamentos e reforçar o cumprimento das normas de trânsito.



(GC+)

Casa apontada como sendo de suspeito da morte de Ana Rérica é incendiada em Morrinhos

 



Momentos de tensão foram registrados na noite desta quarta-feira (24) no bairro São Luiz, em Morrinhos, no litoral norte do Ceará. Moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo na região, além de um incêndio que atingiu uma residência apontada por populares como pertencente ao principal suspeito da morte da universitária Ana Rérica de Messias, de 19 anos.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram chamas consumindo o imóvel e um veículo estacionado nas proximidades. Segundo testemunhas, o carro também foi atingido pelo fogo durante a ocorrência.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre a autoria do incêndio, a motivação do caso ou a relação dos fatos com a investigação do feminicídio que vitimou a jovem no fim de maio.

Disparos e incêndio causam apreensão entre moradores

De acordo com relatos de moradores, a movimentação começou durante a noite, quando foram ouvidos vários estampidos semelhantes a disparos de arma de fogo. Pouco depois, um incêndio atingiu o imóvel localizado no bairro São Luiz.

Testemunhas afirmam ainda que fogos de artifício foram utilizados durante a ocorrência, o que aumentou a movimentação na área e chamou a atenção de moradores da região.

As informações sobre a sequência dos acontecimentos ainda deverão ser apuradas pelas autoridades responsáveis.

Caso ocorre um dia após prisão de suspeito

O episódio acontece um dia após a divulgação da prisão de um jovem de 18 anos apontado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) como principal suspeito do feminicídio de Ana Rérica de Messias.

A universitária de 19 anos foi encontrada morta em 29 de maio na localidade de Bom Princípio, em Morrinhos. Segundo as investigações, o suspeito seria ex-namorado da vítima e teria atraído a jovem para um local isolado antes do crime.

Polícia deve apurar circunstâncias da ocorrência

As circunstâncias do incêndio e dos disparos registrados no bairro São Luiz deverão ser investigadas pelas forças de segurança. Até a publicação desta matéria, não havia informações oficiais sobre prisões, feridos ou possíveis responsáveis pelos fatos.

A reportagem acompanha o caso e atualizará esta matéria assim que novos detalhes forem confirmados pelas autoridades.



(GC+)

Concurso da Alece tem inscrições prorrogadas; veja novas datas

Foto: Bia Medeiros/Alece

 


As inscrições para o concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foram prorrogadas. O novo prazo para os interessados em se inscrever é 13 de julho. O edital oferta 200 vagas efetivas e 400 vagas para o cadastro reserva.

O edital tem, para o nível superior, 170 vagas para Analista Legislativo (confira os cargos específicos abaixo), e 30 para Técnico Legislativo, no nível médio. O salário para analistas é de R$ 6.126,48, enquanto para técnicos é de R$ 3.059,47.

Confira a distribuição de cargos para Analista Legislativo:

Cargos e vagas

Cargo Total de Vagas Cadastro Reserva
Análise de dados 10 20
Arquitetura e Urbanismo 01 02
Arquivologia 02 04
Audiovisual 04 08
Biblioteconomia 02 04
Ciências Atuariais 02 04
Ciências Contábeis 07 14
Consultoria Técnica Legislativa 04 08
Controle Interno 09 18
Desenvolvedor de Software 02 04
Design Gráfico 04 08
Direito 20 40
Engenheiria Ambiental 01 02
Engenheiria Civil 02 04
Engenharia Elétrica 02 04
Engenharia Mecânica 01 02
Estatística 02 04
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas 03 06
Gestão e Governança 03 06
Jornalismo 13 26
Língua Portuguesa - Gramática Normativa e Revisão Ortográfica 09 18
Marketing 02 04
Museologia 02 04
Pedagogia 04 08
Pesquisa Histórica e Sociocultural 02 04
Planejamento e Orçamento 06 12
Serviço Social 08 16
Sistema e Mídias Digitais 01 02

Para participar do concurso, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de acordo com o nível que deseja disputar, sendo R$97 a ser pago para o cargo de nível técnico legislativo, e R$137 para os cargos de analista legislativo.

A previsão é que a prova ocorra em 16 de agosto de 2026 em 14 municípios do Ceará. E o resultado final deve ser publicado em 8 de janeiro de 2027.

Também valerá para este certamente a nova disposição de vagas destinadas às cotas. Sendo da seguinte forma: 25% para candidatos pretos e pardos; 3% a candidatos indígenas; 2% para candidatos quilombolas.

Confira os locais de prova:

  • Fortaleza
  • Aracati
  • Baturité
  • Camocim
  • Canindé
  • Crateús
  • Iguatu
  • Itapipoca
  • Juazeiro do Norte
  • Quixadá
  • Sobral
  • Russas
  • Tauá
  • Tianguá


(g1)

Governo do Ceará autoriza construção de santuário religioso em Nova Russas

 




Nova Russas deu, nesta terça-feira (23/06), um passo importante para a construção do Santuário e da estátua de Nossa Senhora das Graças. A ordem de serviço foi assinada durante evento realizado na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

A solenidade reuniu o governador Elmano de Freitas, o prefeito José Anderson Pedrosa Magalhães, os deputados Júnior Mano e Jeová Mota, além de vereadores, prefeitos e lideranças da região.

Durante o evento, Elmano recebeu o título de cidadão novarussense e afirmou que a imagem religiosa projetada para o município será a maior do mundo.

🔗 Confira todos os detalhes na matéria completa acessando o link (clique aqui)

(Ipu Notícias.com)

Lavagem nasal incorreta levou apresentador a ser internado no Ceará

 




Após fortes dores na cabeça, o apresentador cearense João Inácio Jr. foi internado, na manhã da última sexta-feira (19), em Fortaleza. O comunicador foi diagnosticado com mastoidite bilateral, infecção nos ossos por trás das orelhas, além de uma infecção no ouvido. Ao g1, ele explicou que a complicação foi provocada após realizar lavagens nasais de forma incorreta.

Em tratamento há 5 dias em um hospital da rede privada, ele não tem previsão de alta. O comunicador está sendo acompanhado por especialistas, fazendo uso de medicamentos intravenosos para tratar as infecções.

Ele também passa por sessões de fisioterapia para movimentar o corpo após vários dias de internação.

A lavagem nasal foi uma das indicações que João Inácio Jr. recebeu dos médicos para aliviar os sintomas de uma sinusite (consequência do acúmulo de secreções nos ‘seios da face’).

O procedimento correto melhora o fluxo do sistema respiratório. O apresentador conta que fez a lavagem com uma garrafa apropriada, mas aplicou bastante força.

Conforme orientações médicas, a lavagem realizada com uma pressão excessiva pode levar a complicações e infecções, podendo afetar a tuba auditiva, pequeno canal que liga o ouvido médio à parte posterior do nariz.

Ao g1, João Inácio explicou que viu alguns vídeos com estas recomendações. No entanto, ele assistiu um vídeo em que um médico aparecia dando uma indicação contrária, justificando que a aplicação de uma maior pressão poderia auxiliar a eliminar as secreções da sinusite.

“Eu fui por ele. Então eu comecei a fazer a lavagem botando mais força. [...] E aí, os meus ouvidos começaram a ficar doloridos. E todos os remédios existentes em farmácia que os otorrinos puderam passar, inclusive com receita médica retida, foram passados para mim. E nenhum deles tirava a dor… A dor de gritar, de chorar, de correr, de não saber o que fazer”, explicou o apresentador.

Antes de ser internado, ele sentiu fortes dores de cabeça e percebeu que a audição estava comprometida. No hospital, ele passou por exames de tomografias e ressonância magnética para identificar o que estava acontecendo.

Conforme a explicação que recebeu dos médicos, ele afirmou que foi detectada uma grande inflamação nos mastoides - parte dos ossos do crânio localizados na parte de trás das orelhas, além da infecção do ouvido médio.

Em vídeo gravado no hospital, ele explicou que, na prática, o líquido utilizado na lavagem nasal entrou pela tuba auditiva e foi parar também na cavidade dos ossos mastoides, em um quadro em que a presença do líquido e de bactérias infeccionou as regiões atingidas.

Para o apresentador, o episódio deixou um alerta para a importância de seguir os procedimentos corretos da lavagem nasal. Ele também comentou sobre os riscos de acessar informações erradas nas redes sociais.

“O que eu estou passando aqui é praticamente uma tragédia porque eu não sei como vai terminar. Eu estou sendo tratado pelos médicos com um cuidado imenso porque o caso não é simples. [...] Eu nunca imaginei na minha vida que, colocando uma aguinha no meu nariz, eu ia entrar numa situação louca dessa”, relatou ao g1.

Com a repercussão ao falar sobre o tema nas redes sociais, ele afirma que tem recebido vários relatos de pessoas que tiveram complicações de saúde após realizarem a lavagem nasal de forma incorreta.

Tratamento

João Inácio Jr. compartilhou, também, que está sendo tratado com medicamentos para amenizar as dores e combater o quadro de infecção, sendo necessário que ele continue internado por tempo ainda indeterminado. Atualmente, ele afirma que está sob efeito de vários remédios e que não sente as dores que levaram à internação.

Ele afirma que, caso o tratamento medicamentoso não tenha sucesso, poderá passar por cirurgias para drenagem na região dos mastoides e do ouvido. O apresentador relata que estes procedimentos podem ser complexos e trazer complicações, como surdez ou novas infecções.

Durante o período no hospital, ele comenta que tem recebido diversas mensagens de apoio do público e que tem fé para superar este momento.



(G1/CE) 

Quem é o jovem de 18 anos preso por suspeita de matar universitária

 



O corpo de Ana foi encontrado no dia 29 de maio, abandonado em uma via pública na localidade de Bom Princípio, em Morrinhos, com lesões causadas por um objeto perfurante. Segundo as investigações da polícia, Dionatas teria atraído a vítima para um local ermo e, após uma discussão, atacou a jovem.

A universitária e o suspeito tiveram um relacionamento amoroso, que já havia terminado na época em quem a vítima foi morta. Os dois se conheciam desde a adolescência e o jovem compareceu ao velório de Ana Rérica.

Além do mandado de prisão preventiva contra Dionatas, os policiais civis cumpriram outros três mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele. Foram apreendidos aparelhos celulares e outros objetos que, conforme a polícia, poderão contribuir para o aprofundamento das investigações.

Por meio de nota, a advogada de defesa Dionatas, Mikaelly Barros, afirmou que vai recorrer da prisão preventiva. A defesa manifestou solidariedade à família de Ana Rérica, mas destacou que "a comoção natural causada pelo caso não pode substituir a análise técnica das provas, tampouco afastar garantias constitucionais como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa" (confira a nota na íntegra abaixo).

Conforme Mikaelly, a prisão partiu de uma acusação frágil. Ela destaca que o moletom apontado pela investigação como a roupa que Dionatas estaria usando no dia do crime não possuía nenhum material biológico de Ana Rérica, como seria comum em crimes dessa natureza, uma vez que a jovem foi perfurada.

"Os elementos até então existentes são, em grande parte, relatos indiretos, suposições e interpretações sobre deslocamentos e vestimentas, os quais não podem ser tratados como prova conclusiva de autoria", afirma a defesa.

Quem era a vítima

Familiares descreveram Ana Rerica como muito querida e bastante esforçada. Além de trabalhar em uma escola, ela também estudava e frequentava a igreja.

O irmão da jovem, André Messias, de 21 anos, disse que ao g1 que Ana Rerica tinha uma rotina dividida entre trabalho, igreja e amigos. Pela manhã, ela atuava como Profissional de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais na rede municipal de ensino.

No início da tarde, a jovem dava aulas de reforço e entre o fim da tarde e o início da noite ajudava em uma loja de uma tia. Ela frequentava a igreja Assembleia de Deus Bela Vista e cursava uma graduação em Pedagogia online.

No tempo livre, ela gostava de visitar os amigos e andar de moto na cidade de pouco mais de 20 mil habitantes. Na noite em que foi morta, a jovem havia saído justamente para dar uma volta.

Além disso, a universitária era muito querida no trabalho pois se dava bem com crianças -- inclusive, já tinha feito alguns bicos como babá para conhecidos.

"Sempre trabalhou com crianças, sempre se deu bem com criança porque no fundo ainda era uma criança. Por isso toda criança que ela trabalhava gostava dela", disse o irmão dela, André Messias.

Ana Rerica foi encontrada morta em via pública na noite de sexta-feira (30) — Foto: Reprodução

Comoção na cidade

O velório de Ana Rérica ocorreu no dia 30 de maio, na igreja que ela frequentava. Antes da jovem ser enterrada, foi feito o cortejo fúnebre da igreja para o cemitério. Segundo a família, Francisco Dionatas participou da despedida.

O momento foi acompanhado por dezenas de pessoas, alguns com cartazes que pediam justiça pela universitária. A instituição onde Ana Rerica trabalhava, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Virgílio Távora, publicou uma nota de pesar lamentando a morte da funcionária e destacando as qualidades da jovem.

"Rerica sempre foi uma pessoa extremamente meiga, dedicada e carinhosa, deixando sua marca no coração de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela, especialmente nossas crianças, que recebiam seu cuidado com tanto amor", disse o texto.

Cortejo de Ana Rérica no sábado (30) reuniu dezenas de pessoas em Morrinhos — Foto: Reprodução

Confira a nota da defesa do preso na íntegra:

"A defesa técnica de Francisco Dionatas Mota de Sousa, diante do cumprimento de mandado de prisão preventiva ocorrido nesta data, vem a público esclarecer que recebe a medida com respeito às instituições, porém com profunda preocupação, especialmente diante da existência de elementos informativos relevantes que apontam para a fragilidade da imputação e para a inocência do investigado.

Inicialmente, a defesa manifesta solidariedade à família de Ana Rérica de Messias. Contudo, a comoção natural causada pelo caso não pode substituir a análise técnica das provas, tampouco afastar garantias constitucionais como a presunção de inocência, o contraditório e a ampla defesa.

Conforme se extrai dos próprios elementos do inquérito policial, a investigação teve início sem prova direta de autoria. A própria autoridade policial, na portaria inaugural, registrou a necessidade de realização de novas diligências para apuração da dinâmica dos fatos e da autoria delitiva.

Além disso, um dos elementos centrais da investigação foi o moletom atribuído a Francisco Dionatas. Ocorre que o laudo pericial realizado sobre a peça de roupa não identificou material biológico da vítima, circunstância extremamente relevante para a defesa, sobretudo porque a morte teria ocorrido por meio de lesões compatíveis com instrumento perfurocortante.

Em crimes dessa natureza, a dinâmica lesiva pode ocasionar contato direto, projeção ou respingos de sangue e outros vestígios biológicos. Assim, a inexistência de material biológico da vítima no moletom periciado demonstra a não participação de Francisco Dionatas na prática do crime.

Os elementos até então existentes são, em grande parte, relatos indiretos, suposições e interpretações sobre deslocamentos e vestimentas, os quais não podem ser tratados como prova conclusiva de autoria.

Francisco Dionatas nega a prática do crime e o mesmo sempre colaborou com as investigações e seguirá colaborando, por meio de sua defesa, com todos os esclarecimentos necessários perante as autoridades competentes.

A defesa adotará imediatamente as medidas judiciais cabíveis para impugnar a prisão preventiva e demonstrar que não estão presentes os requisitos legais para a manutenção da custódia cautelar."

Rodoviários paralisam as atividades em protesto por aumento salarial

 



O Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, principal rodoviária de Fortaleza, amanheceu com menos ônibus nesta quarta-feira (24). Trabalhadores do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual fazem uma paralisação para cobrar melhorias salariais. A manifestação afetou viagens e causou transtornos a passageiros, que foram pegos de surpresa.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), o movimento começou após o fim das negociações da Campanha Salarial 2026 sem acordo entre a categoria e os empresários do setor.

A mobilização teve concentração nas primeiras horas da manhã em frente à Empresa Guanabara. De acordo com o sindicato, a paralisação pode afetar parte da operação do transporte rodoviário intermunicipal e interestadual em Fortaleza e em outras regiões do Ceará, como o Cariri e o norte do estado.

O protesto foi aprovado pelos trabalhadores depois que a categoria rejeitou a proposta apresentada pelas empresas durante as negociações.

"Nos últimos meses, trabalhadores e representantes das empresas participaram de diversas mesas de negociação, reuniões técnicas e tratativas complementares na tentativa de construir uma solução consensual para a campanha salarial. Durante as discussões, o setor patronal apresentou inicialmente uma proposta de reajuste salarial de apenas 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%. O percentual, no entanto, foi considerado insuficiente pelos trabalhadores diante das perdas acumuladas e das reivindicações da categoria. Após a última proposta, as empresas encerraram as negociações sem avanços", diz o sindicato.

Ainda em nota, o sindicato afirmou que os trabalhadores seguem abertos ao diálogo e à mediação. A categoria defende a retomada das negociações para tentar chegar a uma proposta que atenda às reivindicações.

Segundo apuração da TV Verdes Mares no local, cerca de 10 viagens foram impactadas pela paralisação. A empresa oferece reembolso ou remarcação da viagem.

Em nota, a Expresso Guanabara informou que acompanha as negociações e disse que apresentou uma proposta de reajuste com base na reposição da inflação do período.

"A empresa lamenta a paralisação realizada nesta quarta-feira, em Fortaleza, que impacta a operação e causa transtornos aos passageiros. A Expresso Guanabara reafirma o apelo para que as negociações avancem pelo diálogo e pelo bom senso, enquanto mantém suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos e reorganizar a operação da forma mais ágil possível."

Passageiros relatam prejuízos

Dezenas de passageiros aguardavam embarque quando foram avisados sobre a paralisação. Muitos disseram que foram surpreendidos e só souberam da situação ao chegar à rodoviária.

"A gente gastou dinheiro para vim para cá. Tenho que ir trabalhar hoje. Estava indo para Camocim, são oito horas de viagem. Era para sair 7h em ponto. Eles só chegaram e falaram que os ônibus estão de greve. E tem gente que vai para mais longe. Como que a gente fica?!", disse uma passageira.

Outra viajante contou que chegou por volta de 5h45 e embarcaria às 6h para Tianguá, no interior do Ceará.

"Olhei para a plataforma e achei estranho não ter ônibus aqui. Eu tenho uma questão a mais. A minha mãe está doente. É uma emergência. Preciso ficar com ela."

Uma terceira passageira, que tinha passagem comprada para Belém, no Pará, também foi surpreendida pela paralisação.

"Fiquei sabendo há pouco tempo. Agora é esperar, não tem muito o que fazer. Se demorar muito, vou para casa", relatou.


(g1) 

Jericoacoara encolhe e mar avança, em média, 10 metros por ano sobre praia


 



Quem reside ou visita com frequência as praias de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte cearense, especialmente no entorno do Parque Nacional de Jericoacoara, pode ter percebido o avanço do mar sobre a faixa de areia nos últimos anos. Medições da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), inclusive, já chegaram a registrar o risco de perda de até 10 metros de faixa de areia por ano em alguns trechos.

Para entender e combater o processo natural de erosão, a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), elaborará, a partir de agosto, um diagnóstico sobre o fenômeno no entorno da Vila de Jericoacoara, que poderá embasar estratégias sustentáveis para mitigá-lo. 

A praia de Jericoacoara enfrenta um processo acelerado de erosão, consequência da ocupação das áreas com transporte de sedimentos ao longo do tempo e de eventos climáticos extremos, como ressacas e elevação do nível do mar, segundo detalham ao Diário do Nordeste o coordenador do projeto da UFC, o professor do Labomar Alexandre Medeiros de Carvalho, e a diretora da unidade acadêmica, a professora Lidriana Pinheiro.   

O fenômeno já causou recuos totais da faixa de areia de até 48 metros na praia da vila, além de mostrar uma variação de redução superior a 10 metros ao ano da linha de costa no trecho de maior fluxo turístico — da vila à Pedra Furada —, segundo dados observados entre 2016 e 2024, presentes no Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira do Ceará (PCEC), da Sema.

Atualmente, a localidade não possui estruturas de contenção, como os espigões encontrados em Fortaleza e em Caucaia. Então, encontrar uma solução para a demanda é algo classificado como urgente pelo prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cezar, uma vez que os efeitos da erosão já afetam a rotina dos moradores e empreendimentos.

Inclusive, para tentar frear a intensidade das ondas, alguns comerciantes instalaram estruturas de proteção, segundo detalha o diretor do Conselho Empresarial da Vila de Jericoacoara (Consempjeri), Fábio Nobre.

No entanto, ações emergenciais como essas são de baixa eficiência e evidenciam a necessidade de soluções sustentáveis, como explicam os professores. “A constatação de que medidas de contenção da erosão costeira vêm sendo frequentemente implementadas sem a devida consideração dos processos ambientais que regulam a dinâmica costeira despertou preocupações quanto aos possíveis impactos.” 

Diante desse contexto, o Labomar decidiu adotar uma abordagem mais direta: reuniu pesquisadores e especialistas com experiência na temática para desenvolver um projeto focado no estudo das condições atuais do sistema costeiro ligado ao Parque Nacional de Jericoacoara (Parna de Jericoacoara). A iniciativa foi formalmente apoiada pela UFC em 12 de junho.

A partir desse diagnóstico, pretende-se fornecer subsídios técnicos e científicos que contribuam para o planejamento e a gestão integrada da zona costeira, promovendo estratégias de adaptação e mitigação compatíveis com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.”

Nesta imagem é possível observar um empreendimento turístico que adota diferentes estratégias de proteção contra o avanço do mar, recorrendo a estruturas rígidas e vegetação.
Foto: Reprodução/PCEC/Sema.


Como será feito o diagnóstico

Por meio da integração de dados ambientais e socioeconômicos, uma equipe multidisciplinar ligada à UFC analisará os processos erosivos ocorridos em Jijoca de Jericoacoara, no âmbito do parque nacional, com equipamentos oceanográficos e de geotecnologia de alta precisão.

Na prática, o projeto identificará áreas vulneráveis, avaliará impactos socioambientais e subsidiará a gestão costeira e a adaptação às mudanças climáticas. “Essas informações irão contribuir para um melhor entendimento das transformações costeiras e fornecer subsídios científicos para o planejamento e a gestão sustentável do litoral”, explicam Lidriana e Alexandre. 

A iniciativa reúne 12 pesquisadores experientes na temática, ligados a três laboratórios da UFC — Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), Laboratório de Oceanografia Física (LOF) e Laboratório de Processos e Impactos no Ambiente Costeiro (CoastLab) —, além de estudantes de pós-graduação e de graduação na área de Ciências do Mar. 

Com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, o projeto conta com o apoio do Município e de instituições locais. A participação da sociedade é celebrada pelos especialistas: “Esse projeto traz uma grande inovação que consiste no engajamento da comunidade local nas suas mais diversas etapas.”

Área onde acontecerá a análise

O que esperar dos resultados do estudo

A proposta da iniciativa é apresentar um diagnóstico sazonal detalhado dos processos costeiros da região, considerando as condições atuais de disponibilidade de sedimentos na plataforma continental interna, o transporte pela deriva litorânea e a dinâmica eólica, conforme detalham Lidriana e Alexandre.  

Os dados gerados poderão contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas pela população local relacionadas ao ambiente marinho, auxiliando na gestão dos recursos costeiros e na adaptação às mudanças observadas na dinâmica da região.”

A seguir, confira os principais resultados esperados do projeto:

  • Realização de levantamentos detalhados da morfologia e sedimentologia marinha e costeira;
  • Coletas de dados hidrodinâmicos;
  • Elaboração de modelos que simulam o comportamento das correntes e ondas;
  • Produção de mapas que mostram a evolução da linha de costa e as áreas mais vulneráveis ao avanço da erosão;
  • Ações de educação ambiental e cultura oceânica;
  • Elaboração da Carta de Navegação Comunitária, fornecendo subsídios para a segurança da navegação.

A expectativa é que o estudo dure cerca de 12 meses, contemplando a sazonalidade climática do município, e seja feito na Estação Científica da UFC em Jijoca de Jericoacoara, cujas obras estão em andamento e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2027.

No entanto, o levantamento de dados está previsto para começar em agosto deste ano, logo após o encerramento das ações administrativas entre a instituição de fomento e a liberação das licenças de estudos pelos órgãos competentes, já que a área está inserida no Parque Nacional de Jericoacoara.

Erosão pode afetar economia do município

Devido à redução da faixa de praia e à degradação da paisagem, Lidriana e Alexandre explicam que a erosão na praia de Jericoacoara pode reduzir as atividades tradicionalmente realizadas pela comunidade, como a pesca artesanal e atratividades turísticas, afetando, assim, hospedagem, alimentação e comércio.

Diante da perspectiva, o prefeito Leandro Cezar celebra a iniciativa da UFC, que, segundo ele, também é resultado de uma solicitação da administração local ao Executivo federal. “O governo municipal está muito satisfeito com a parceria. [...] O estudo deve descobrir quais medidas e intervenções deverão ser feitas para diminuir estes impactos sem prejudicar o meio ambiente e, principalmente, não interferir nas belezas naturais da praia de Jericoacoara.”

Para a Sema, Jericoacoara é classificada como um
Foto: Reprodução/PCEC/Sema.


A importância de encontrar uma solução que preserve o aspecto natural do ponto turístico também é ressaltada pelo diretor do Consempjeri, Fábio Nobre. "Era um pleito tanto da comunidade, do conselho comunitário, dos moradores, quanto também dos empresários, para que essa solução fosse feita com critério, para que se atingisse uma solução, por exemplo, que não [seja] uma coisa que dê uma cara artificial à praia."




(Diário do Nordeste)

Dupla é presa no CE após sequestrar mulher e capotar carro na fuga

Dupla é presa após sequestrar mulher e capotar carro da vítima durante a fuga em Fortaleza. — Foto: William Santos/ SVM
Dupla é presa após sequestrar mulher e capotar carro da vítima durante a fuga em Fortaleza. — Foto: William Santos/ SVM
 



Dois homens foram presos após sequestrar uma mulher e capotar o carro da vítima durante a fuga no cruzamento da Avenida Júlio Ventura com a Rua Silva Paulet, no Bairro Aldeota , em Fortaleza, na noite desta terça-feira (23).

Segundo a vítima, uma analista contábil que terá a identidade preservada, ela saiu do trabalho por volta das 19h30 e seguia para casa. No cruzamento da Avenida Domingos Olímpio com a Rua Dona Leopoldina, ela foi rendida pelos dois criminosos.

"Um deles estava com um revólver e mandou eu ir para o banco do passageiro. Depois o que ficou no volante mandou eu passar para o banco de trás e fiquei ao lado do que estava armado", disse a analista.

Ainda conforme a mulher, os criminosos estavam bastante nervosos e falavam que precisavam ir para um endereço na Praia do Futuro.

"Eles ficavam dizendo que precisavam ir para a Praia do Futuro, que estavam procurando ouro e não iriam fazer nada comigo. Cheguei a pedir que me soltassem, que eles podiam levar o carro, mas eles não aceitaram e seguiram em direção ao Centro", relembrou a vítima, em entrevista ao g1.

No trajeto, um veículo da polícia suspeitou da atitude e passou a perseguir o automóvel, que trafegava em alta velocidade.

Na fuga, os criminosos atingiram um carro, seguiram na Avenida Júlio Ventura, até colidirem em um segundo veículo. Com o impacto, o carro que os suspeitos estavam com a refém rodou na pista e capotou.

"Na delegacia, os policiais disseram que a viatura estava a 130 quilômetros por hora e eles [criminosos] estavam ainda mais rápido. Poderia ter sido muito trágico, pois eles não respeitaram nenhum sinal, qualquer pessoa que passasse ali na frente seria um impacto muito grande. O carro rodopiou umas cinco vezes na pista até capotar", disse a mulher.

Após o acidente, a vítima e os dois criminosos ficaram presos no veículo e saíram com a ajuda dos policiais militares. Eles tiveram apenas ferimentos leves.

Os criminisos foram levados a uma delegacia, e a arma usada pelos suspeitos foi apreendida. 


(G1/CE)

Postagens mais visitadas do mês