Governo abre crédito suplementar de R$ 20,5 bi para reforçar Orçamento


 



O Ministério do Planejamento e Orçamento abriu crédito suplementar de R$ 20,5 bilhões no Orçamento Fiscal da União para reforçar dotações de diversos órgãos do Poder Executivo federal. A medida consta da Portaria GM/MPO nº 246/2026, publicada nesta segunda-feira (22).

Do total autorizado, a maior parte – R$ 20 bilhões – será destinada ao financiamento de operações de crédito no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. Os recursos têm como objetivo ampliar o atendimento habitacional no país.

De acordo com o texto, o crédito suplementar será viabilizado principalmente pela incorporação de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial de 2025, que soma R$ 20 bilhões. Esse montante é proveniente da capitalização e das destinações do Fundo Social. Outros R$ 503,3 milhões virão da anulação de dotações orçamentárias previamente previstas.

Distribuição dos recursos

Além do reforço ao programa habitacional, o crédito contempla diferentes áreas da administração pública, como:

  • R$ 205,6 milhões para o Fundo Penitenciário Nacional, voltados à administração do sistema e transferências para aprimoramento do sistema prisional;
  • R$ 56,3 milhões para o Ministério da Agricultura e Pecuária, com foco no fomento ao setor agropecuário;
  • R$ 45 milhões para o Banco Central, destinados à formulação da política monetária e supervisão do sistema financeiro;
  • R$ 40 milhões para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, para ações de recuperação de créditos e representação judicial;
  • R$ 7 milhões para o Fundo Nacional de Segurança Pública, voltados a políticas de prevenção e enfrentamento à criminalidade.

Outros órgãos também receberam valores menores, incluindo a Presidência da República, alguns ministérios e autarquias. Para viabilizar parte do crédito, o governo cancelou dotações em diferentes áreas. 


(Agência Brasil)

Morre Maria Ivete, irmã do humorista cearense Renato Aragão

Morre a irmã de Renato Aragão. — Foto: Reprodução/Instagram 

 


A irmã do humorista cearense Renato Aragão morreu neste domingo (21). A informação foi publicada pelo comediante em suas redes sociais. A causa da morte de Maria Ivete Aragão, no entanto, não foi informada.

"Hoje o céu recebe a mais alegre e animada das pessoas: minha irmã. Ivete parte desse plano, mas nunca deixará nossos corações. Sua alegria fará muita falta, mas deixa uma marca imensa em cada um de nós", escreveu Renato.

Ele ainda publicou fotos em que aparece abraçando e sorrindo ao lado de Maria Ivete. "Te amo, irmã. Descanse em paz", declarou Didi.



(G1/CE) 

Vice-prefeita afastada por pagar R$ 41 mil à mãe de santo cearense responde por servidora fantasma

 




A vice-prefeita de Ribeira, no interior de São Paulo, Juliana Maria Teixeira da Costa (MDB), acusada de desviar R$ 41,2 mil dos cofres públicos para contratar um trabalho espiritual de uma mãe de santo que atua em Fortaleza, identificada como Samantha, também responde por servidora fantasma, segundo o g1.

De acordo com a apuração, a contratação da servidora fantasma teria ocorrido enquanto Juliana era secretária municipal de Saúde. A ação teria sido sustentada por cerca de um ano, o que gerou um prejuízo de R$ 30 mil.

O Ministério Público (MP) pediu a devolução dos valores utilizados para pagar a funcionária fantasma.

Juliana também foi denunciada por fraudar licitações para beneficiar uma empresa terceirizada, o que a fez ser afastada do cargo em agosto de 2025.

Mãe de santo cearense

Segundo a mentora de Fortaleza, o objetivo seria afastar um homem casado de sua esposa e consolidar um relacionamento amoroso. 

Em entrevista ao g1, Samantha afirmou que conheceu a vice-prefeita por meio das redes sociais em agosto de 2024 e que o acompanhamento do trabalho espiritual era realizado por videochamadas e gravações de vídeos.

De acordo com a religiosa, o serviço contratado teria valor total de R$ 380 mil, mas apenas R$ 41,2 mil foram pagos. O montante coincide com o valor que o Ministério Público afirma ter sido desviado dos cofres públicos.

"Ela queria a dominação amorosa, afastamento de rival e adoecer a esposa do amante dela. Queria um trabalho que se chama casamento espiritual definitivo", declarou Samantha.

"O valor do trabalho ficou R$ 380 mil. Expliquei para ela que era um sacrifício muito forte, que a espiritualidade daria ele por inteiro para ela", acrescentou.

Segundo o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), o dinheiro teria sido repassado por meio de uma empresa prestadora de serviços da prefeitura.



(Diário do Nordeste)

Carro bate e fica prensado embaixo de ônibus em Aracati

Carro bate na traseira de ônibus escolar estacionado e fica prensado embaixo do veículo em Aracati, na noite deste domingo (21). — Foto: Reprodução
Carro bate na traseira de ônibus escolar estacionado e fica prensado embaixo do veículo em Aracati, na noite deste domingo (21). — Foto: Reprodução
 




Um motorista ficou gravemente ferido após bater o carro na traseira de um ônibus escolar estacionado na Rua Duque de Caxias, no Centro da cidade de Aracati, no litoral Leste do Ceará, na noite deste domingo (21).

Com o impacto, o carro ficou prensado embaixo do ônibus, deixando o condutor preso às ferragens. O homem, que não teve a identidade informada, foi retirado com a ajuda de populares.

Conforme a Guarda Municipal de Aracati, que acompanhou a ocorrência, após o resgate o motorista foi socorrido pelo Samu e levado para a Upa de Aracati.


Carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Carro bate na traseira de ônibus estacionado e fica prensado sob veículo — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução 




(g1)

Morre Maria Lionete de Oliveira Camerino, primeira prefeita de Crateús, aos 98 anos

 



Maria Lionete de Oliveira Camerino, primeira mulher prefeita de Crateús, morreu neste domingo (21), aos 98 anos. Em homenagem, a prefeitura do município decretou luto oficial de sete dias. 

“Sua trajetória pública foi marcada pela dedicação ao município e pela importante contribuição para a história política e social de nossa cidade, deixando um legado de trabalho e compromisso com o povo crateuense”, disse a nota oficial da prefeitura. 

Nascida em 1928, Maria Lionete foi prefeita da cidade na década de 1970, antes da redemocratização. 

Janaína Farias (PT), atual prefeita do município, também lamentou a morte de Lionete nas redes sociais. 

“Primeira mulher a governar Crateús, Dona Lionete foi pioneira, corajosa e visionária. Sua trajetória abriu caminhos para a participação feminina nos espaços de poder e deixou um legado de compromisso público, dedicação e amor por nossa terra”, disse.

A prefeita lembrou ainda a atuação de Lionete como diretora da Escola Lourenço Filho e as contribuições da ex-gestora para a educação do município. 

O velório de Maria Lionete ocorreu no centro de Crateús, na tarde deste domingo (21). 


(Diário do Nordeste)

Mulher é sequestrada na porta de salão de beleza na Zona Sul de SP

 Homens armados sequestram vítima em salão de beleza, na Zona Sul de São Paulo. — Foto: Montagem/g1/Reprodução

Uma mulher de 49 anos foi sequestrada por dois assaltantes na tarde de sábado (20), na porta de um salão de beleza na Vila Sônia, na Zona Sul de São Paulo. Uma câmera de segurança registrou parte da ação. (Veja acima.)

Segundo o boletim de ocorrência, ela chegou ao local em seu Jeep Renegade para fazer as unhas. Assim que estacionou, foi abordada pela dupla armada, que levou o celular, a aliança, correntes douradas, anéis e um par de brincos avaliados em cerca de R$ 20 mil.

Na sequência, os homens entraram no salão junto com a mulher e permaneceram no local por cerca de três minutos. Durante esse período, roubaram os celulares de outras cinco pessoas.

A manicure que atenderia a vítima contou à polícia que ela e os clientes foram mantidos no estoque do estabelecimento pelos assaltantes. Na fuga, a dupla obrigou a mulher a entrar no próprio carro e a levou como refém.

Em depoimento, a vítima contou que foi colocada no banco traseiro do veículo ao lado de um dos suspeitos, enquanto o outro dirigia. Durante o trajeto, os dois exigiram senhas bancárias para realizar transferências e conseguiram retirar R$ 2,9 mil de uma das contas da vítima.

Com a ajuda do marido, a polícia rastreou o celular da mulher e descobriu que ela estava sendo levada em direção à cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Ela acabou sendo libertada em um trecho da Rodovia Régis Bittencourt. Até a última atualização desta reportagem, os suspeitos não haviam sido identificados nem presos.

O caso foi registrado no 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, como roubo e extorsão.


G1 

Pé de servidor que amputou o próprio membro foi encontrado em mochila

 Vanderley dos Santos Gomes deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590 — Foto: Arquivo pessoal

 

O homem disse à polícia ter perdido o membro durante um assalto seguido de sequestro. Dentro da bolsa estavam todos os pertences que ele afirmou terem sido levados pelos assaltantes, além do pé amputado.

O fato chamou a atenção dos investigadores porque contrariava a versão apresentada pelo servidor, que afirmou ter tido o celular, o relógio e outros bens roubados durante a ação criminosa.

Vanderley dos Santos Gomes atuava na cidade de Amélia Rodrigues, no Recôncavo baiano, e foi condenado a cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590.

A situação ocorreu em julho de 2019. Em depoimentos prestados à Polícia Civil e à Justiça, Vanderley relatou que chegou à cidade de Cruz das Almas à noite, com fortes dores, por isso foi até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade para tomar um medicamento, mas não foi atendido por falta de receita.

O homem disse que, ao sair da unidade de saúde, foi abordado por dois homens, em um carro preto, que anunciaram o assalto. De acordo com o relato, os criminosos estavam armados e teriam o forçado a entrar no veículo, onde ele foi vendado e amarrado.

O servidor público contou que teria sido agredido com socos e teve R$ 2 mil em espécie roubados, além do relógio e celular. Depois disso, ele teria sido levado a uma estrada de terra, onde os criminosos o imobilizaram e teriam amputado o pé.

Vanderley disse ainda que desmaiou devido à dor intensa e, ao acordar, se viu sozinho em uma estrada do povoado de Mercês, na zona rural de São Gonçalo dos Campos.

Vanderley dos Santos Gomes deverá cumprir 720 horas de prestação de serviços à comunidade e efetuar o pagamento de prestação pecuniária no valor de R$ 7.590 

Inconsistências no relato

As autoridades apontaram uma série de inconsistências nos depoimentos prestados pelo servidor público. Uma delas foi justamente o fato de a mochila ter sido encontrada pela perícia a cerca de 350 metros de onde Vanderley foi socorrido. A bolsa continha todos os pertences que o homem afirmou terem sido roubados, assim como o pé amputado.

Outras questões apontadas foram ⬇️

➡️ A amputação do membro dele por parte dos supostos sequestradores. De acordo com o documento, os juízes consideraram "ilógica" a ideia da amputação, já que Vanderley não possuía inimigos e nenhum resgate foi solicitado.

➡️ A Justiça também considerou que o servidor público demonstrou uma série de esquecimentos sobre aspectos cruciais do crime, como a dinâmica exata da lesão e qual o instrumento utilizado para praticá-la. O documento aponta que ele não soube afirmar se os criminosos teriam utilizado um facão, serra ou foice.

➡️ Também foi destacado que a ordem cronológica dos fatos indicava uma premeditação financeira. Para os juízes, é contrastante que um servidor com um salário reduzido tivesse contratado quatro seguros de vida simultâneos apenas seis semanas antes de perder o pé.

Condenação

Sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador 

Diante do apurado, a Vara de Execuções Penais de São Gonçalo dos Campos concluiu, em primeira instância, que o servidor planejou a fraude ao contratar os seguros e posteriormente apresentar a história para receber as indenizações.

Ele foi condenado a dois anos de reclusão por estelionato, em primeira e segunda instâncias. O homem ainda tentou levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não conseguiu.

A defesa de Vanderley havia apresentado um pedido de prequestionamento, um recurso jurídico usado para forçar os magistrados do estado a declararem expressamente quais leis foram aplicadas na decisão. Essa etapa é obrigatória para que um processo possa ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, a Justiça da Bahia considerou que todos os pontos e leis questionados pela defesa de Vanderley já haviam sido detalhadamente examinados e debatidos ao longo do processo, não sendo necessário encaminhar o caso ao STJ.

Como o caso transitou em julgado, ou seja, não cabem mais recursos, Vanderley começou a cumprir pena em maio deste ano.

O que dizem os advogados das seguradoras

“O caso é um dos mais emblemáticos num mercado em que, só em 2024, contabilizou mais de R$ 1,1 bilhão de indenizações evitadas em golpes comprovados”, afirmou o advogado Adriano Scattini, da Advocacia Zacarelli, escritório que representou todas as seguradoras envolvidas.

Em nota, a empresa informou que o primeiro fato a chamar a atenção foi a multiplicidade de apólices contratadas pelo servidor público que não teria renda para pagá-las no longo prazo. Cada uma com uma empresa referência no setor.

“Casos como esses são detectados porque as empresas operam de maneira integrada, que é o melhor meio de combater a epidemia de fraudes contra os seguros”, explicou Scattini.

Perícias médicas atestaram que a amputação do pé não poderia ter sido feita por golpes violentos num assalto.

“Quem ajudou ele tinha conhecimento de técnicas cirúrgicas, o que invalidou a versão de violência e do assalto”, explicou Scattini.

g1 

Proibida no Brasil, tirzepatida do Paraguai vira disputa judicial

 Ampolas de tirzepatidatrazidas do Paraguai — Foto: Reprodução / PRF

A tirzepatida é um dos medicamentos mais modernos entre os GLPs. A substância, que é aprovada no Brasil, é recomendada para pacientes em tratamentos para a obesidade e diabetes.

O g1 identificou ao menos 14 ações na Justiça Federal. Em cinco delas, juízes cederam a autorização de forma liminar para a importação sob a alegação de que os medicamentos são de uso pessoal. As ações foram no Ceará, Alagoas e Rio Grande do Sul.

É possível que haja mais, já que o sistema da Justiça não permite uma busca por termos e as ações que o g1 localizou foram a partir de liminares públicas. É possível que o número seja ainda maior, já que há casos em segredo de Justiça.

A Anvisa tem tentado reverter as decisões que ignoram as proibições sanitárias, que já barraram nove versões de tirzepatida produzidas no Paraguai.

Ampolas de tirzepatidatrazidas do Paraguai 

➡️ O principal argumento dos pacientes é o preço: o tratamento com a dose mais baixa de Mounjaro, caneta de tirzepatida permitida no Brasil, custa cerca de R$ 1,4 mil por mês. As canetas com a dose mais alta no Paraguai saem a R$ 460 – ou seja, quase um terço do preço.

De acordo com a Receita Federal, o volume de apreensões de canetas emagrecedoras explodiu neste ano. De janeiro a maio, foram 414 mil unidades – a maior parte delas no Paraná, que faz fronteira com o Paraguai.

➡️ A Anvisa tem razões sanitárias para a proibição. Esses medicamentos nunca foram avaliados no Brasil. Todo medicamento que circula no país passa por uma análise da agência para comprovar que é seguro e eficaz — e as versões paraguaias não passaram por isso.

Até agora, são 44 mortes investigadas por uso de tirzepatida, de acordo com o sistema de farmacovigilância da Anvisa. De acordo com a agência, não há como saber quantas delas envolvem medicamentos irregulares.

O resultado é um conflito que pressiona o Judiciário e divide opiniões até dentro dele: há decisões favoráveis e desfavoráveis baseadas nos mesmos argumentos.. Especialistas em direito explicam que as decisões de primeira instância, a maioria liminares, podem cair porque a Justiça não pode se sobrepor à Agência.

Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras

Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras

As canetas paraguaias e o dilema jurídico

A tirzepatida é a substância mais moderna entre os GLPs disponíveis no mercado brasileiro. No entanto, a medicação tem uma barreira de acesso, é a mais cara entre as opções e não tem uma versão nacional.

Com isso, versões paraguaias começaram a circular no país – o que vem sendo combatido pelos órgãos de saúde brasileiros. Nove marcas estão proibidas no país por determinação da Anvisa, são elas: Lipoless, Tirzec, Gluconex, Tirzedral, Slimex MD, Slimex, Rapha e a tirzepatida produzida pelas marcas Synedica e TG.

➡️ A agência aponta que os medicamentos não se submeteram a avaliação sanitária no Brasil e, com isso, não há como garantir eficácia e segurança. Além disso, a tirzepatida precisa ser mantida entre 2°C e 8°C desde a produção. Transportada em bagagem de mão, seja por contrabandistas, seja por quem obteve liminar judicial, não há um controle de temperatura.

Polícia apreende tirzepatida e cabelo escondidos com passageiras paraguaias no Paraná 

Hoje, a entrada desses medicamentos no país é considerada contrabando – o que é crime. Apesar das ações de fiscalização feitas pela Receita Federal e pelas polícias estaduais e federais, canetas paraguaias para diabetes e obesidade continuam sendo anunciadas e vendidas em redes sociais e aplicativos de mensagens.

A dimensão desse mercado aparece nos números das apreensões: apenas entre janeiro e maio de 2026, a Receita Federal reteve 414 mil unidades de medicamentos à base de GLP-1 irregulares. O volume é mais de 12 vezes superior ao registrado em todo o ano de 2025, quando foram apreendidas cerca de 33 mil unidades.

Desde o início do ano, a Anvisa tem fechado o cerco contra esse tipo de contrabando, apontando o risco de saúde. Com isso, pacientes que usavam o medicamento passaram a recorrer à Justiça.

Nas ações, alguns pacientes queriam a autorização de importação, outros pediam a devolução de medicamentos já comprados, mas apreendidos pela fiscalização na fronteira.

Os pacientes alegaram ter receita médica, doenças como diabetes, obesidade e terem esgotado outras possibilidades, como bariátrica, uso de outras canetas emagrecedoras. Nos pedidos, eles alegam que com o valor do medicamento no país é impossível manter o tratamento e questionam a decisão da Anvisa de impedir a entrada do medicamento.

A advogada Priscilla Ruschel, que representa dois pacientes com decisões favoráveis, explica que tem pedido à Justiça o reconhecimento da importação para uso pessoal e explica que, na visão dela, isso não fere as decisões da Anvisa.

"O registro na Anvisa é necessário para integrar a cadeia comercial. Para uso pessoal, essa exigência não se aplica", diz.

A Anvisa contesta a posição. Ao g1, a agência explicou que existe a permissão de importação de medicamentos para uso pessoal, mas que não vale para aqueles que tenham restrições no Brasil, como é o caso dos medicamentos paraguaios.

A agência ainda aponta que no tratamento de uso pessoal, a quantidade é uma questão. Os pacientes têm pedido autorização para a compra de unidades para seis a doze meses de tratamento – o que pode dar mais de 12 caixas por pessoa.

➡️ Nos processos, há um padrão: os argumentos apresentados são os mesmos, mas as respostas dos juízes são opostas. Na liberação, os juízes exigiram apresentação de receita médica e compra de um estabelecimento com alvará sanitário na agência paraguaia.

Tirzepatida é escondida em pneu para burlar fiscalização 

Nas decisões contrárias, os magistrados reconhecem que a proibição das marcas paraguaias impede a entrada do medicamento no país e entendem que não cabe ao Judiciário se sobrepor à Anvisa. Para esses juízes, a agência é a responsável pela guarda da saúde pública — e suas determinações devem prevalecer.

Para Henderson Fürst, advogado e doutor em bioética, as decisões favoráveis são frágeis. Ele explica que a Justiça não tem capacidade técnica para se sobrepor à Anvisa em uma questão de saúde pública.

Fürst acrescenta que, mesmo que o paciente alegue estar assumindo o risco pessoalmente, um problema de saúde pode onerar o sistema público — o que transforma uma questão aparentemente individual em coletiva.

"A Justiça precisa respeitar o que a Anvisa decide porque é o órgão que tem capacidade técnica de compreender a matéria de saúde, não o Poder Judiciário. Se não houver cautela com isso, vamos começar a ter entrada descontrolada, que vai implicar em pessoas tendo reações e efeitos adversos. Em algum momento alguém vai uniformizar isso e impedir essas liminares”, explica.

Reações adversas e o alerta dos médicos

A Anvisa tem um sistema de farmacovigilância para acompanhar reações adversas a medicamentos. O número de reações envolvendo tirzepatida vem crescendo nos últimos anos.

Desde que foi aprovada, em setembro de 2023, são 545 notificações de pessoas com reações adversas após o uso do medicamento. Entre eles, 44 mortes. Os casos são investigados e ainda tidos como suspeitos.

Na base de dados, não é possível saber quantas dessas reações estão ligadas à substância vinda do Paraguai. Isso porque na maior parte dos casos as reações são registradas pela substância do princípio ativo.

A Coordenadora do Departamento de Advocacy da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), Maria Edna de Melo, explica que os medicamentos sem registro sanitário são um risco à saúde.

“Eu, como médica, não tenho capacidade para definir o padrão de segurança e de eficácia. Então, no país existe uma agência que tem um corpo técnico excelente e que faz isso. E falando dos análogos, a gente tem várias marcas devidamente registradas, avaliadas pela Anvisa e que estão aprovadas. Tem opção de tratamento”, explica.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), que representa as especialidades médicas que tratam doenças como obesidade e diabetes, diz que o alerta da Anvisa demonstra preocupação em proteger a saúde dos usuários e é preciso respeitar as decisões sanitárias.

“A Anvisa tem se manifestado colocando em dúvida a qualidade e a confiabilidade dos produtos importados e sem registro naquela Agência questionando, entre diversos quesitos, o grau de pureza e as condições de transporte e conservação. Isso demonstra preocupação em proteger a saúde dos usuários - medida que todos devemos concordar. Além disso, é natural e pertinente que o Estado tenha o poder de fiscalização e, em produtos de saúde, a Anvisa é quem regula e representa o Estado. Portanto, a SBEM acata, respeita e apoia os pareceres e condutas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”.

O g1 acionou o Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre os casos de médicos que prescrevem as canetas estrangeiras, mas aguardava o retorno até a publicação.

g1 

Papa Leão XIV faz homenagem a jovens mortos em acidente no Ceará

 O papa Leão XIV fez homenagem a jovens mortos em acidente com time de basquete no Ceará, ao final da oração do Angelus deste domingo (21). — Foto: Reprodução.

"Dirigindo-me aos peregrinos que vieram do Brasil, asseguro as minhas orações pelos jovens que morreram, há alguns dias, num acidente rodoviário, no Estado do Ceará", declarou o papa no final da oração do Angelus.

O papa Leão XIV fez homenagem a jovens mortos em acidente com time de basquete no Ceará, ao final da oração do Angelus deste domingo (21). 

Ao tentar retornar à pista, o ônibus teria passado por um buraco, momento em que o motorista teria perdido o controle da direção e o veículo tombado. Ele foi ouvido pelos policiais civis e liberado.

Quem eram as vítimas

Marcos Miguel, Jonatas Samuel, Cauã Fratta, Matheus Henrique, Luiz José, João Paulo e Henrique Ferreira. 

Os seis atletas e o membro da comissão técnica do time de basquete que morreram no acidente com o ônibus na CE-187, em Tauá, no interior do Ceará, na madrugada desta segunda-feira (15), tinham entre 15 e 22 anos. Eles eram alunos ou ex-alunos de sete escolas e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Juazeiro do Norte.

As vítimas foram identificadas como:

  • Marcos Miguel da Silva, 22 anos, integrante da equipe técnica (equipe sub-19);
  • Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos, atleta (equipe sub-19);
  • João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos, atleta (equipe sub-19);
  • Luiz José de Morais Neto, 18 anos, atleta (equipe sub-19) ;
  • Cauã Rodrigues Fratta, 16 anos, atleta (equipe sub-19);
  • Jonatas Samuel do Santos Lopes, 15 anos, atleta (equipe sub-15) ;
  • Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos, atleta (equipe sub-15).

Segundo a Secretaria da Educação, as vítimas tinham vínculos com as escolas EEMTI Presidente Geisel, EEM Governador Adauto Bezerra, EEMTI Amália Xavier, EEMTI Dona Maria Amélia Bezerra, 2º Colégio da Polícia Militar, EEEP Professor Moreira de Sousa e EEMTI Tiradentes.

Três dos mortos eram estudantes da rede estadual: um aluno da EEMTI Presidente Geisel e dois estudantes da EEM Governador Adauto Bezerra. Também foram identificados entre as vítimas dois ex-alunos da EEMTI Presidente Geisel. As aulas foram suspensas na rede estadual, em Juazeiro do Norte, na última terça-feira (16).

Velório coletivo

Comoção e aplausos marcam despedida de atletas de time de basquete mortos em acidente.

Comoção e aplausos marcam despedida de atletas de time de basquete mortos em acidente.

Seis das sete vítimas foram velados no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, onde um mural foi colocado na entrada do ginásio para que fossem deixadas mensagens aos atletas. O corpo da sétima vítima foi velada no Centro de Velório Anjo da Guarda. Os sepultamentos se iniciaram no fim da tarde desta terça.

Vítimas veladas no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte:

  • Henrique Ferreira Bezerra, 17 anos
  • Jonatan Samuel dos Santos Lopes
  • Cauã Rodrigues Fratta, 17 anos
  • Marcos Miguel da Silva (Assistente Técnico)
  • Luiz José de Morais Neto, 19 anos
  • João Paulo Sampaio de Alencar, 18 anos

Vítima velada no Centro de Velório Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte:

  • Matheus Henrique Ferreira Martins, 15 anos

Atletas mortos em acidente foram velados no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte. 

A secretária de Educação do Estado, Jucineide Fernandes foi até Juazeiro do Norte acompanhar as cerimônias. "Um momento muito triste para Juazeiro do Norte, para toda a educação cearense. Estamos todos em luto", declarou.

Jucineide afirmou que a Secretaria tem acompanhado o caso "com psicólogos, assistentes sociais, principalmente nas escolas que tiveram estudantes que faleceram".

"Fizemos contato com todas as escolas que tiveram estudantes envolvidos. Hoje é o dia das homenagens, do luto. Não tem aula nas escolas. A partir de amanhã, o retorno acontece através de um plano de ação, que envolve acolhimento, escuta. Que a gente possa preparar todos os estudantes e comunidade escolar para esse momento, para conviver com essa perda e que possam ficar as boas memórias."

Técnico sobrevivente

‘Eu daria a minha vida pela dos meninos’, diz treinador sobre mortos em acidente com time

‘Eu daria a minha vida pela dos meninos’, diz treinador sobre mortos em acidente com time

"Eu trabalho com basquete e viajo há 20 anos com atletas, equipes e sei que todos que trabalham com esporte. E viajar, participar de competições, se deslocar das suas casas, sempre é um pouco delicado, mas necessário para competição e viver o esporte", afirmou.

Ricardo conseguiu retirar atletas do ônibus após o acidente. "Pela primeira vez tive que ver o potencial da minha força. Na hora do acidente, eu bati com meu corpo no vidro que dá acesso à cabine do motorista e foi ali que eu consegui sair e todo mundo saiu pelo espaço do vidro", narrou.

"Eu só pensei em socorrer todo mundo, não pensei que tava ferido. E, junto com uns meninos, conseguimos colocar muitos em segurança e locomover todo mundo para o socorro. Depois, no hospital, foi que eu fiquei sabendo que precisava de cuidados".

O Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) e a Guarda Municipal de Juazeiro acompanharam o cortejo dos corpos pela cidade. Um momento de oração e uma celebração ecumênica também marcaram o dia.

Acidente com sete mortos

Sete membros de time de basquete morrem em acidente de ônibus no Ceará 

O ônibus com os atletas retornava de Sobral, onde eles disputaram um campeonato, e seguia para Juazeiro do Norte. Conforme um oficial do Corpo de Bombeiros do Ceará afirmou ao g1, o ônibus tombou na via.

g1 

Duas apostas do Ceará acertaram a quina da Mega-Sena; veja cidades e valores

 capa da noticia 

Duas apostas do Ceará acertaram cinco das seis dezenas do concurso 3021 da Mega-Sena, neste sábado (20), e levaram o prêmio de R$ 30.910 cada um. 

O maior prêmio ficou com uma aposta no Rio de Janeiro, que conquistou R$ 39 milhões após acertar as seis dezenas sorteadas. Com isso, a estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 3,5 milhões. 

Os dois ganhadores da quina da Mega-Sena no Ceará foram de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no Iguatu, no Centro-Sul do estado. As duas fizeram uma aposta simples. 

Além deles, outras 83 apostas do Ceará ganharam premiações na Mega, com prêmios variando de R$ 840 a R$ 8,4 mil.

Veja as dezenas sorteadas no concurso 3021 da Mega-Sena

16 - 19 - 22 - 24 - 46 - 58

Veja o resultado do concurso 3021

  • 6 acertos: 1 aposta ganhadora, ganhou R$ 39.427.096,38;
  • 5 acertos: 65 apostas ganhadoras ganharam R$ 30.910,50, cada;
  • 4 acertos: 3.942 apostas ganhadoras ganharam, pelo menos, R$ 840,14, cada. 

As páginas de resultados das Loterias da Caixa contam com o apoio da Loteria Aldeota, o Rei do Bolão, a Casa Lotérica que mais premia no Brasil!
Já são 332 ganhadores com a Loteria Aldeota e mais de 165 milhões pagos em prêmios, você  pode apostar nos bolões sem sair de casa, de qualquer lugar do mundo. 

DN 

Postagens mais visitadas do mês