Projeto para construção de aterro sanitário em Ipu para a Região

Há muitos anos a população de Varjota vem sofrendo com as consequências do lixão a céu aberto que é situado na localidade de Vársea da Palha, ao lado da Rodovia CE 183, saída para Sobral. Além do mau cheiro natural do lixo e da água que escorre quando chove, levando poluição para outros terrenos e rios vizinhos, uma grande fumaça vem prejudicando a vários anos a muitas famílias daquela e de diversas outras comunidades.

Pessoas maudosas, até hoje não identificadas, ateiam fogo no lixo, gerando problemas de saúde, principalmente em crianças e idosos. Sempre se soube que a solução concreta para toda esta problemática seria a construção de um aterro sanitário, mas os municípios, principalmente os menores, jamais teriam condições de arcar com tão grande investimento, por isso quase todos enfrentam este problema.

Mas já existe uma previsão para o fim do lixão de Varjota. Ano 2012. A Câmara Municipal varjotense aprovou, por unanimidade, em primeira e segunda votações, em duas sessões, sendo uma ordinária e outra extraordinária, ambas na noite desta Quinta (11/11/10), o projeto de lei de número 412/2010, enviado pela Prefeita Varjota Rosa Cândida, do PMDB, para a Construção de um Aterro Sanitário, através de um Consórcio, uma parceria entre os municípios de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira e Hidrolândia, e o Governo do Estado do Ceará.

Já foi decidido pelas cinco cidades que o Aterro será construído no município de Ipu, mas os investimentos e os benefícios da obra serão proporcionalmente iguais para todos os cinco. O Governo do Estado vai entrar com uma contrapartida de 50% do total dos investimentos e os municípios com o restante.

Fonte: Site Varjota em Destaque

Postagens mais visitadas do mês