A população sertaneja tem se preocupado com várias moscas chamadas de varejeiras, que estão causando epidemias de viroses e diarréias, o que está acarretando febre, dores de barriga e gripe.Segundo o médico Oscar Sobral, essas moscas são muito comuns na nossa região, mas o maior aparecimento delas está relacionado ao desmatamento que vem acontecendo no sertão e está bastante acentuado nas periferias das cidades.
“O intenso aparecimento do inseto também está ligado à estação invernosa (período úmido e chuvoso) dessa época de ano”, justificou Oscar Sobral.
O médico alerta a toda população sobre o que deve fazer para evitar o aparecimento do inseto:
* Limpar a cozinha após o preparo de alimentos e refeições;
* Fechar bem as sacolas de lixo;
* Não deixar alimentos expostos às moscas;
* Não jogar lixo na rua;
* Lavar as mãos antes das refeições;
* Lavar bem as frutas e verduras;
* Lavar as mãos após ir ao banheiro;
“Estas moscas não gostam de limão, então é importante alertar pingar algumas gotas de limão em cima da mesa e lavar o chão com água sanitária, para evitar que os insetos pousem”, disse.
Aparecimento constante
Encontradas em todo o país, as moscas varejeiras alimentam-se principalmente de frutas e néctar de flores, por isso é comum sua presença em feiras e casas de frutas. Este tipo de mosca pode ser muito perigosa para a saúde do ser humano, podendo provocar doenças como a milíase, que pode ocasionar lesões no corpo.
Fonte: Diário do Sertão


