
Após várias sessões o Plenário da Câmara Municipal foi aprovado na última, sexta-feira (16/03) na 7º Sessão Ordinária o projeto de resolução que institui o novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Ipu. O projeto de lei que cria o regimento da câmara que foi proposto pela vereadora presidente da casa, Carmem Pinto (PRB).
Com um resultado de 7x1, sendo o único voto contra foi da vereadora Arlete Mauricéia que deu seu parecer contra o projeto de lei que cria regras da Câmara Municipal de Ipu, vereador Alberto Martins faltou a sessão para tratar assuntos de saúde. A CMI é umas das únicas câmaras municipais que ainda não tinha um regimento interno.
A proposta do novo Regimento Interno foi elaborado com a ajuda de uma assessoria jurídica nomeada pela Presidente Vereadora Carmem Lúcia Pinto Martins, composta por pelos advogados Dr. Cleiton Vieira e Dr. Neibson Pires. O Regimento Interno é uma das mais importantes normas do Parlamento, daí a dedicação especial dos vereadores e Assessores.
O Regimento Interno da Câmara estabelece normas sobre o funcionamento do Legislativo Municipal, disciplinado a posse do Prefeito e vereadores, o processo legislativo, as votações, os debates e institui as comissões dentre outros assuntos.