Pastoral da Sobriedade estimula prevenção às drogas nas escolas





 Iguatu. Escolas da rede pública e associações comunitárias situadas no âmbito da Diocese deste município foram palco de diversas atividades de prevenção às drogas. Palestras, orientação, abordagem e distribuição de material informativo foram direcionadas a cerca de 2 mil jovens nas cidades de Icó, Orós, Acopiara, Iguatu e no distrito de Lima Campos. As ações foram promovidas pela Pastoral da Sobriedade, por meio do projeto Prevenir.


A Pastoral pretende sensibilizar a sociedade acerca dos problemas que a droga causa entre jovens, moradores de áreas urbanas e rurais. A ideia é que a campanha ocorra nos 19 municípios da Diocese até o fim deste ano. O coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade, da regional Nordeste 1 da CNBB, Rogério Melo, salientou a importância do apoio do bispo, dom João Costa, para desenvolver a ação.

A Pastoral da Sobriedade é uma iniciativa concreta da Igreja Católica na prevenção e recuperação da dependência química. "É uma ação conjunta que busca a integração entre todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, casas de recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida por meio da conversão", explicou Melo.

Intervenção

O movimento é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade. Estima-se que 25% da população brasileira estão ligados ao fenômeno das drogas, direta ou indiretamente, em que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com os entorpecentes.
A questão envolve codependentes, membros da família e amigos. "A Pastoral da Sobriedade capacita pessoas que se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente", disse o coordenador.

No auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lucas Emannuel, situada na cidade de Iguatu, centenas de estudantes participaram de palestras com o coordenador, Rogério Melo, dentro da Semana de Prevenção e Combate às Drogas, cujo tema central foi: "Drogas, legal é prevenir". O estudante Silverlândio Barros Lima mostrou-se bastante entusiasmado com o evento. "Foram dadas muitas informações e o melhor caminho é dizer não às drogas", disse.

Na Diocese de Iguatu, o primeiro grupo da Pastoral da Sobriedade foi implantado em fevereiro de 2013. O esforço atual é expandir para outros municípios. No Ceará, já existem mais de 40 núcleos de autoajuda que trabalham com os dependentes químicos de álcool e drogas.

O crescimento do consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes nas cidades do Interior do Estado, sobretudo pelos jovens, tem sido motivo de preocupação aos dirigentes da instituição católica.
A Pastoral da Sobriedade é uma entidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Regional Nordeste 1, que integra nove dioceses. Os agentes locais e o coordenador estadual da Pastoral, Rogério Melo, visitaram escolas da rede pública e particular de ensino para conversar com professores e com os estudantes acerca da preocupação com o avanço do consumo de álcool e drogas entre a juventude. "Temos o projeto Prevenir que procura alertar e afastar os jovens das drogas", disse Melo.

Método

Por meio da Pastoral da Sobriedade, a Igreja Católica faz atuação na sociedade difundindo o evangelho e o amor incondicional de Deus. "As reuniões são semanais e abertas, com a participação da família e dos dependentes", explica Rogério Melo. "Apresentamos um programa de vida nova, com 12 passos".
A pastoral propõe a vivência diária que tenta levar o dependente à conversão. "O participante faz a redescoberta de si mesmo e de sua autoestima, numa experiência individual com Jesus Cristo Libertador", esclarece Melo. "O nosso objetivo é prevenir e recuperar da dependência química e outras, promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária", conclui.

Além da Arquidiocese de Fortaleza, a Pastoral da Sobriedade está presente no episcopado de Tianguá, Sobral, Crato, Quixadá, Itapipoca e Iguatu. "O nosso propósito é expandir a formação de grupos nas paróquias", frisou o coordenador do movimento.
No Brasil, a pastoral já atua há 15 anos e, no Ceará, há sete. Voluntários ficam à frente dos serviços comunitários. O esforço atual é construir uma casa de recuperação no município de Caririaçu, da Associação Brasileira de Sobriedade e Paz (Abrasp), para atender internos das regiões Centro-Sul e Sul do Ceará.

O coordenador do Projeto Prevenir em Acopiara, Roberto Vieira, disse que há esforço comum de um grupo de pessoas para que as ações de prevenção e de ajuda coletiva aos dependentes funcionem com regularidade e adequadamente. "Vamos recuperar com dignidade os que estão no flagelo do alcoolismo e das drogas", afirmou Vieira. "Esse serviço é uma resposta de Deus à Igreja Católica", complementa o dirigente local.

O bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, remeteu-se à dependência do consumo de álcool e de drogas como um problema sério e crescente entre os jovens, e que destrói muitas famílias. "O papel da Igreja é evangelizar e por meio da palavra de Deus ajudar a libertação das pessoas dependentes".
O quadro atual é, de maneira geral, considerado preocupante. O coordenador estadual da Pastoral da Sobriedade adverte para o fato de que traficantes estão cada vez mais próximos das escolas, aliciando jovens. "É crescente, a cada ano, o número de dependentes e, por isso, governo e sociedade precisam agir", enfatizou.

Outro aspecto agravante do problema é que o consumo de droga está relacionado com o aumento da violência no Brasil, estando ligado a ações de furtos, roubos, assaltos e de morte de adolescentes pelo tráfico.

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas do mês