Festa de Santa Luzia em Ipueirinha marcada por intensa movimentação de fiéis

Na manhã deste sábado (13/12) ocorreu em Ipueirinha a missa solene em homenagem à Santa protetora da visão, Santa Luzia, padroeira daquela localidade.

Inúmeros fiéis visitaram a localidade de
Ipueirinha pertencente ao município de Pires Ferreira.
 
Uma das principais dificuldades para muitos é encontrar uma vaga para estacionamento de transporte automotor, algo deficiente no local. Contudo, isso não impede a ida devotos. Muitos destes costumam levar uma oferenda, geralmente aves, com o escopo de agradecer por uma graça alcançada. 

 Neste ano houve a presença de muitos romeiros ipuenses que sob a coordenação do Cleiton e Nazareno, rumaram até a capela onde ocorre os festejos de Santa Luzia onde foram recebidos ao som da banda de música do município de Pires Ferreira regida pelo Maestro Jorge Nobre.

Informações Rarisson Ramon 
Conheça a história de Santa Luzia 

Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos. O pároco da igreja de Santa Luzia, padre Walter Collini, conta que Lúcia, como se chamava na verdade Santa Luzia, nasceu em Siracusa, na Itália, em uma família rica e cristã, no ano 283. Naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo e a pena para quem o fizesse era a morte. O pai de Lúcia morreu quando ela tinha cinco anos e ela foi criada pela mãe.
O costume daquele tempo era que as famílias arranjavam o casamento dos filhos e uma família procurou a mãe de Lúcia para que a jovem se casassse com um pretendente. "Ela não quis se casar e disse que estava prometida a Jesus. A mãe dela avisou à família do pretendente e ele, por vingança, denunciou que ela era uma cristã", disse padre Walter. 

Saiba mais 

A partir daí começou o martírio de Lúcia. O imperador Diocleciano mandou que a levassem a um prostíbulo para que tirassem a virgindade dela. "Conta-se que dez soldados tentaram tirar a virgindade dela, mas não conseguiram tamanha a força dela. Depois ela foi jogada no fogo, mas permaneceu viva. Em seguida arrancaram-lhe os olhos e diz a história que ela reapareceu com dois olhos perfeitos. Como nada a atingia, por último, ela foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo", contou.

Postagens mais visitadas do mês