Vigilância de Saúde de Ipu confirma um caso em investigação de microcefalia no município relacionada ao vírus Zika

A coordenadora da Vigilância de Saúde de Ipu, Lidiana Martins de Farias, confirmou através dos dados do último Boletim Epidemiológico que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará está investigando no município de Ipu 01 (um) caso de microcefalia.

Até 05 de dezembro de 2015, foram notificados no Brasil 1.761 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em 14 Estados (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins e Rio de Janeiro). Entre o total de casos, foram notificados 19 óbitos suspeitos (Bahia, Ceará, Maranhão, Paraiba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe).

No Ceará, até 10/12/2015, foram notificados 80 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em 30 municípios diferentes. A distribuição dos casos por município de residência e classificação de status de investigação pode ser visualizada na Tabela 1 e Figura 1. Dentre os notificados, 98,8% (79/80) estão em investigação e um caso foi confirmado (óbito). 91,2% (73/80) dos casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika notificados foram em recém-nascidos e 8,8% (7/80) intra-uterina.


De acordo com o Boletim Epidemiológico sobre a microcefalia no Ceará, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará - SESA/CE. O município de Ipu tem 01 caso que se encontra em investigação,

Para a Coordenadora Vigilância de Saúde de Ipu apenas após a realização de exames minuciosos é que se pode afirmar como sendo uma criança com a doença  "Por favor, se virem/ouvirem comentários sobre o assunto, mostrem e afirmem que realmente só se confirmará o mesmo, após realização de exames minuciosos na criança. Ajudem-nos a evitar as informações incompletas e de cunho sensacionalista!!!! " enfatiza a enfermeira Lidiana Martins.

Confira os dados do  Boletim Epidemiológico atualizado nesta sexta-feira (11/12)


Entenda a notícia

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental. Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros.

Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente. 

Qual é a relação entre o zika e a microcefalia?

A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro pelo Ministério da Saúde brasileiro. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika.

Postagens mais visitadas do mês