Alguns postos de combustíveis da bandeira BR Distribuidora na CE-085
utilizam para chamar a atenção de motoristas um boneco de uma mulher
seminua na entrada do estabelecimento. Mas, em São Gonçalo do Amarante,
no Ceará, não aceitaram o uso da imagem da mulher na propaganda e
decidiram agir.
De acordo com um frentista do posto, que prefere não se identificar,
algumas mulheres que moram na região ficaram revoltadas com a
publicidade e conversaram com o gerente do estabelecimento, que
concordou com as reivindicações. Em seguida, o próprio gerente pegou
algumas peças de roupas da esposa e vestiu a boneca, com blusa e saia
longa.
Entenda
O caso veio à tona após o jornalista e professor cearense Alberto
Perdigão divulgar a imagem de uma boneca seminua em um posto da mesma
bandeira em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele levantou
debate sobre a necessidade do uso da imagem da boneca seminua com as
cores da empresa.
Em contato com o Tribuna do Ceará, a assessoria de
comunicação da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, afirmou que
esse tipo de publicidade não é aceito por parte da empresa.
“A Petrobras Distribuidora está adotando as medidas cabíveis para que
o revendedor retire essa estátua que nada tem a ver com os elementos
que compõem a imagem de um posto Petrobras, tampouco faz parte de
qualquer ação publicitária ou promocional do Plano Integrado de
Marketing da BR. A Companhia sempre se destacou por seu apoio a ações de
combate à violência contra as mulheres e qualquer forma de
discriminação”.
A assessoria informou ainda que desde 2009 faz parte do Programa
Pró-equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, que tem o objetivo
de estimular órgãos públicos e entidades privadas a implementarem
iniciativas que reduzam a desigualdade de gênero e promovam os
direitos das mulheres. “Em oito anos de participação no Programa, a
BR implementou cerca de 96 ações, que levaram a Companhia a receber o
Selo Pró-equidade em todas as edições”, diz a nota.
Tribuna do Ceará