A 20ª Pesquisa CNT de Rodovias revela que 2.269 quilômetros
das rodovias avaliadas no Ceará apresentam algum tipo de deficiência e
foram avaliadas como regulares, ruins ou péssimas, isto é, 64,4% do total. Já o restante da extensão pesquisada no Estado (35,6% - 1.256 km) é considerado ótimo ou bom. Os dados são de 2016.
A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 3.525 km no Estado. Deste total, 1.189 são de responsabilidade estadual e 2.336 federal.
Devido às deficiências apresentadas no pavimento das rodovias do Ceará,
o custo operacional do transporte no Estado chega a ser 27,8% mais
alto, uma vez que rodovias com deficiência reduzem a segurança, além de
aumentar o custo de manutenção dos veículos e o consumo de combustível,
segundo o órgão.
Na avaliação da CNT, para a reconstrução, a restauração e a manutenção
dos trechos danificados nas rodovias avaliadas no Ceará é necessário
investir cerca de R$ 2 bilhões.
Pavimento
No Pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista
principal e do acostamento. A pesquisa classificou como regular, ruim ou
péssimo em 58,1% da extensão avaliada no Ceará, enquanto 41,9% foram
considerados ótimo ou bom.
Já 65,8% da extensão pesquisada apresentam a superfície do pavimento desgastada.
Sinalização
Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a
legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das
faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas desta
categoria em 45,8% da extensão avaliada, tornando assim regular, ruim ou
péssima. Porém, em 54,2%, é ótima ou boa.
Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de
placas, a CNT identificou que 9,1% dos itens apresentaram desgastes ou
estavam totalmente ilegíveis.
Geometria da Via
O tipo de rodovia (pista simples ou dupla), a presença de faixa
adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas
perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria.
O levantamento constatou que 85,9% da extensão pesquisada não têm
condições satisfatórias de Geometria. Já 14,1% tiveram classificação
ótima ou boa. O Estado tem 91,8% da extensão das rodovias avaliadas de
pista simples de mão dupla. A pesquisa identificou ainda dois trechos
com erosões na pista e 25 trechos com buracos grandes.
Ceará de Ponta a Ponta
Para corrjir os danos nas vias do Estado, o programa ‘Ceará de Ponta a
Ponta’, que é o conjunto de ações de requalificação da malha rodoviária,
ganhou um aporte de R$ 405,1 milhões no fim do mês de julho deste ano.
Com o investimento, serão tratados cerca de 300 km das rodovias estaduais, beneficiando ao todo 27 municípios cearenses e 3,7 milhões de habitantes.
De acordo com o governador Camilo Santana, até o próximo ano, o
programa deve investir cerca de R$ 2 bilhões na melhoria de mais de 2
mil km da malha viária estadual, para contemplar todas as regiões.
"Investir na infraestrutura de estradas é fundamental para escoamento
de produção, segurança no trânsito, desenvolvimento do turismo e da
indústria. Portanto é um investimento que o Ceará tem procurado fazer
para criar as condições necessárias para que o desenvolvimento do Estado
possa acontecer. Estamos criando novas condições, duplicando toda a
CE-040, vamos continuar ampliando a CE-085, vamos duplicar a estrada de
Redenção até Pacatuba, concluir a quarta etapa do Anel Viário da região
do Cariri, a segunda etapa do Anel Viário de Sobral, todas essas.
Queremos começar o mais rápido possível. A nossa meta é até 2018 chegar
em mais de dois mil quilômetros de novas estradas implantadas com todos
os recursos garantidos", afirmou.
Diário do Nordeste



