Prefeitura Municipal de Ipu oferecerá curso de capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos


Com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade ao serviço de alimentação aos ipuenses e turistas, a Prefeitura Municipal de Ipu, em parceria com o Sebrae, irão ofertar aos empresários do setor alimentício (Restaurantes, Bares, Lanchonetes, Empreendedores Individuais e similares) um curso de capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) de acordo com a legislação sanitária vigente.

Sabe-se que a não observação das normas higiênico-sanitárias acarreta uma série de doenças como também a depreciação do produto alimentício, além das sanções punitivas decorrentes da autuação das autoridades competentes. Conhecer as boas práticas voltadas a atividade exercida é algo indispensável ao empresário/comerciante que prima pela qualidade do seu serviço como também no aumento das vendas.

Salienta-se que de acordo com a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, em seu item 4.6.7 - os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.

Metodologia do curso

A metodologia adotada deverá ser adequada ao processo de construção do conhecimento, aliada ao desenvolvimento da habilidade no uso das ferramentas. Serão utilizadas situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio do aluno, de modo que este se coloque como sujeito do processo de ensino e de aprendizagem.

Nesta perspectiva, serão privilegiadas as seguintes técnicas: Exposições dialogadas, Dinâmicas de grupo, Leitura e interpretação de textos, Dramatizações e Estudos de caso, e, ao final, o aluno deverá apresentar seminário/estudos de caso no qual demonstre os conhecimentos adquiridos no curso.

O curso será ministrado pelo SENAC, e será ofertado certificado aos participantes que preencherem os critérios de aprovação.

Conteúdo Programático

Contaminantes alimentares;
Doenças transmitidas por alimentos;
Manipulação higiênica dos alimentos;
Boas práticas.

A previsão estimada para a realização do curso é nos dias 23 a 27 do mês de outubro de 2017. As vagas serão limitadas. Maiores informações na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico ou na Secretaria de Saúde, setor da Vigilância Sanitária.


Expresso Ipu

Postagens mais visitadas