Paróquia de Ipu festeja os 27 anos de vida sacerdotal de Pe. João Vasconcelos


No próximo sábado, 30 de dezembro a Paróquia de Ipu festeja em ação de graças pelos 27 anos de vida sacerdotal de seu atual pároco, João Batista Rodrigues Vasconcelos; Acontecerá uma celebração eucarística às 17h:30 na Igreja Matriz com a presença dos paroquianos e pastorais.

Pe. João Vasconcelos assumiu como 7º pároco da Paróquia São Sebastião de Ipu no dia 21 de fevereiro desde ano, responde também como Vigário Episcopal da Região Araras da Diocese de Sobral.

Biografia
João Batista Rodrigues Vasconcelos iniciou seus estudos na Escola Pública Antônio Mendes Carneiro e concluiu o 2º Grau no Colégio Santarém, já Seminarista. Iniciou os estudos filosóficos e teológicos em 1984, no Seminário Regional do NE-I. Concluiu o curso superior em 1989.

Logo depois iniciou um breve curso de especialização em Liturgia, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

No mesmo dia, celebrou solenemente sua primeira missa, no Centro Social Rosa Guttar, no bairro Brasília. Atividades pastorais – foi nomeado Vigário Paroquial da Catedral, com o então Padre Gonçalo Pinto Gomes. Ao mesmo tempo exerceu o cargo de Vice-reitor do Seminário Menor de São José, em Sobral.

Neste mesmo período ensinou no Colégio Sobralense as disciplinas de 2º grau – Introdução à Filosofia, Sociologia e Educação Religiosa. Coordenou o Serviço de Orientação Religiosa do mesmo Colégio. Foi nomeado primeiro pároco da Paróquia de São Francisco, em Forquilha, Ceará, a 25 de junho de 1992.

Demorou, ali quatro anos. Neste mesmo período, exerceu o cargo de Coordenador Diocesano da Catequese. Em seguida foi eleito Coordenador Diocesano da Pastoral e Diretor Presidente da Caritas.

Em 1997 foi transferido para a Paróquia de Santo Antônio em Cariré, Ceará. Permaneceu à frente desta comunidade por três anos e nove meses. Em 1994 fez a revalidação do curso de filosofia, na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Em seguida foi a Roma para um breve curso de Espiritualidade Sacerdotal e Missionária, no Centro Internacional de Animação Missionária.

A 11 de novembro de 2000, foi nomeado pelo Bispo Diocesano D. Aldo Pagotto, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Bela Cruz, assumindo a paróquia que estava há seis meses sem pastor e ficou até 2011.

Foi transferido para a Catedral de Sobral onde ficou até 2017. Em 2017 foi nomeado o 7º pároco da cidade de Ipu (CE).

Dados retirados da internet/Paróquia de Ipu 

Postagens mais visitadas