Realizada no mês de dezembro pela Biodiversidade em parceria com Prefeitura Municipal de Ipu, CENTEC/CVT de Ipu e AGROIPU. O XII dia cultural de Baixa Larga é uma iniciativa da Organização para o Desenvolvimento Sustentável da Ibiapaba e Semiárido - BIODIVERSIDADE através da Biblioteca Professor Francisco de Assis Lima e dos Moradores de Baixa Larga com o apoio das comunidades vizinhas que acreditam e não medem esforços para realizá-lo.
Durante todo dia ocorreu uma série de modalidades esportivas e culturais, premiações e show cultural reunindo atletas, estudantes e principalmente envolvendo a comunidade em um evento singular de relevante importância, não só para esta comunidade, mas também para o conjunto de logradouros que compõe a região que circunda Baixa Larga.
A ideia do evento surgiu após a fundação em 2006 da biblioteca professor Francisco de Assis Lima em Baixa Larga resultado de um Projeto Advogado Francisco Cláudio de Sousa na época estudante de administração da Faculdade Integrada do Ceará – FIC, cujo projeto que foi apresentado como pré-requisito para obtenção de colação de grau do curso de administração.
O objetivo inicial era divulgar a biblioteca, mais acabou se transformando e fazendo parte da cultura daquela região.
Atualmente o evento tomou tamanha importância que não se consegue mais realiza-lo em um só dia sendo necessário o início um mês antes em virtude do tamanho das competições.
A ideia é que na próxima edição sejam antecipados o concurso de redação e o início do campeonato de futebol e futsal na tentativa de atender a grande demanda dessas modalidades.
A Biodiversidade na tentativa de diversificar as modalidades esportivas e descobrir novos talentos fez doações a escola Antônio Otaviano de Melo de uma (1) bola de Basquetebol, uma (1) de Voleibol e duas (2) para Handebol. A doação foi feita através dos diretores Francisco Claudio Sousa (Presidente) e Antônio Cícero Jerônimo de Sousa (conselheiro) a representada da Instituição e Coordenadora Pedagógica, Maria Airlândia Alves Nogueira.
O evento vem se superando a cada edição no que se refere a aplicação do concurso de redação e aos esportes em equipes, sendo que a redação foi aplicada nas Escolas Antônio Otaviano de Melo, Antônio Tarcísio Aragão e Centro Vocacional Tecnológico – CVT de Ipu e Instituto Kairós.
As diversas modalidade esportivas e culturais foram realizadas todas dentro do mais absoluto esmero pela organização que contou neste ano com apoio de pessoas da própria comunidade: Ângela Cunha, Wellington Alves, Gean Magalhães, Isabel Cristina Jerônimo de Sousa, Angélica Cunha, Alan Rodrigues dentre outros colaboradores.
Foram realizados durante o dia corrida de 100 metros infantil feminino; corrida de 100 metros adulto masculino; Mini Maratona Benedito Jerônimo do Nascimento; Cabo de Guerra; Torneio de Futebol com quatro equipes: Futsal Masculino; premiação dos atletas e dos vencedores da redação na Quadra Espaço da Escola Antônio Otaviano de Melo.




