Perícia conclui que incêndio na APA da Bica foi criminoso; culpados serão penalizados

 
O perito coordenador do Projeto Previna; integrante da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente); Leonardo Borralho, falou para a imprensa na noite desta quarta-feira (17/01), na ocasião de uma Palestra do professor Antonio Alberto Farias Castro da UFPI (Universidade Federal do Piauí) sobre a vegetação da Serra da Ibiabapa, na Casa Osvaldo Araújo, evento organizado pela AILCA.
Leonardo que também é membro do CONPAM (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente), está com uma equipe desta entidade, desde segunda-feira (15/01), realizando trabalhos de perícia nas queimadas do Sopé da APA da Bica do Ipu. 
 
A conclusão é de incêndio criminoso, além disso, durante as ações, nas averiguações das causas dos incêndios, houve prisões em flagrantes de uma pessoa praticando a queimada e outra com material de caça (espingarda e muitas munições).
Leonardo se reportou a despeito da identificação de loteamentos irregulares na Área de Proteção Ambiental, e sobre os encaminhamentos jurídicos que estão sendo feitos através dessas averiguações das causas dos últimos incêndios ocorridos no sopé da serra de Ipu, e que para não atrapalhar as investigações não pode neste momento citar nomes de pessoas envolvidas, que fatalmente sofrerão a posteriori as sanções da lei. 
 
Ademais os crimes previstos na lei ambiental são pesados e as punições mais do que nunca estão acontecendo verdadeiramente. A vinda e a estadia da equipe da SEMA teve total apoio da gerência da APA da Bica do Ipu, na pessoa da jovem Helaine Matos.
 
Com informações e fonte: Repórter Francisco José

Postagens mais visitadas do mês