Você está em: Home CEARA Agentes de endemias são ameaçados por facções ao entrar em comunidades com focos de doenças


Agentes de saúde e de endemias estão encontrando dificuldade para trabalhar. Isso porque, em alguns bairros de Fortaleza, os servidores são ameaçados pelo crime organizado.

O medo de represálias cala a denúncia de muitos agentes de saúde e de endemias que sofrem ameaças enquanto trabalham em bairros dominados pelo crime organizado, as reclamações no sindicato são constantes.

Segundo Anderson Ribeiro, diretor de mobilização do Sindfort, “as denúncias dos próprios servidores é que eles não pode entrar em determinados locais e em alguns lugares ele estão até sendo assaltados”
Segundo o sindicato que representa as categorias, o problema se repete em vários locais de Fortaleza. São pelo menos oito bairros onde os agentes de saúde e de endemias encontram dificuldade para trabalhar. Na lista, estão: Jangurussu, Conjunto Palmeiras, Cristo Redentor, Edson Queiroz, Castelo Encantado, Planalto Airton Sena, bom Jardim e Pio XII.

A situação vem se agravando nos últimos meses. Em outubro de 2017, o sindicato dos servidores públicos do município de Fortaleza entrou com uma representação no Ministério Público Estadual para cobrar segurança para os profissionais.

Em nota, a Secretaria da Saúde afirma que os agentes trabalham com base na chamada territorialização, que permite maior aproximação com a população. Em casos pontuais, os agentes contam com líderes comunitários para fazer o trabalho. Ainda segundo a nota, em breve, esses agentes devem ser capacitados para atuar em áreas de vulnerabilidade.


Tribuna do Ceará
Caderno: CEARA
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire