Agricultores de Ipu recebem sementes do projeto 'Hora de Plantar' do Governo do Estado

Nesta segunda-feira (05/02), ocorreu na sede da Ematece a distribuição de sementes para os agricultores de base familiar da cidade de Ipu (CE). 


Essa distribuição é parte do projeto "Hora de Plantar" oferecido pelo Governo do Estado. Esse projeto, que já está na sua 31ª edição, tem como objetivo beneficiar cerca de 250 mil agricultores em todo o Estado, com a distribuição de sementes selecionadas e apropriadas para o clima de cada região. 

No município de Ipu, são quase 4 mil agricultores que estão fazendo parte deste Programa, o gerente regional de Ipu, Gilmar Ferreira, disse que neste ano de 2018; de 19 toneladas que chegam todos os anos ao município de Ipu, somente 9.000 toneladas foram enviadas pelo Governo, prejudicando muitos dos agricultores cadastrados, um corte de mais de 50%. 

O Governo do Estado justifica que não encontraram sementes selecionadas o suficiente para suprir as necessidades do Estado. No Estado do Ceará, existem cadastrados de modo informatizado cerca de 250 mil agricultores (as) familiares. Recentemente, o projeto tornou possível a inclusão de agricultores familiares como produtores profissionais de sementes, destacando-se as culturas de feijão caupi, milho variedade, mamona e até mudas enxertadas de cajueiro anão precoce. 

O Hora de Plantar é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA e tem vários parceiros envolvidos no processo, destacando-se a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE, a Associação de Produtores de Sementes e Mudas do Ceará - APROSEMCE, de onde são adquiridas mais de 90% das sementes, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ceará- FETRAECE, Sindicatos e Cooperativas de Trabalhadores Rurais. 

Pode-se afirmar com segurança que este projeto é decisivamente o maior distribuidor de sementes e mudas aos agricultores familiares do Norte e Nordeste, quiçá do Brasil e, indiscutivelmente ser considerado como a mais consolidada ação governamental da área agrícola do Estado do Ceará. 

O Hora de Plantar tem como público alvo o(a) agricultor(a) familiar (proprietário, parceiro, meeiro ou arrendatário), o qual recebe sementes para o plantio de até 2 hectares. No caso do milho híbrido o produtor pode receber sementes para o plantio de até 5 hectares.

Aconteceu Ipu com informações  Ematerce de Ipu

Postagens mais visitadas do mês