Cearense que tirou nota mil na redação do Enem dá dicas de como fazer bom texto


2017 foi um ano de muito esforço para Marília Oliveira. Com uma rotina puxada, a estudante de 18 anos acordava por volta das 4h30, ainda pela madrugada, para ir ao colégio Tiradentes onde estudava, em Fortaleza. O percurso de casa para a escola era realizado de transporte público.

As aula iam das 7h20 até as 12h20 e, ao chegar em casa, ela dedicava cerca de sete horas para revisar o conteúdo visto pela manhã. Aliado a essa “maratona”, inúmeras redações eram feitas durante a semana.

Em 2018, o esforço foi recompensado. A cearense está entre os 53 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 que tiraram nota máxima na prova de redação. O número corresponde a 0,001% do total de candidatos que realizaram o exame no último mês de novembro.

Segundo Marília, o seu desempenho se deve aos seus exercícios e a compreensão da estrutura de texto que o Enem exigia.

“Muitas pessoas acham que redação é só escrever. Eu tive acesso a aulas teóricas de redação. Estudei a estrutura textual da redação do Enem, elementos de coesão e de coerência”, explicou Marília sobre o processo de preparação pra a prova.

As informações que adquiria ao acompanhar as notícias e reportagens sobre os acontecimentos no Brasil e no Mundo eram relacionadas em suas redações. “Chegava mais cedo na minha escola para fazer redação e entregava muitas redações. Fazia uma média de cinco por semana”, frisa.
Mas, para conseguir atingir a nota máxima na prova do Enem, foi necessário também de outras táticas que otimizam o seu desempenho durante a produção textual. Marília cita duas estratégias essenciais que ajudaram o seu tempo e contribuíram para organizar as informações referentes a proposta de redação.

A primeira é escrever ideias que estejam relacionadas ao tema da redação. De acordo com a estudante, é uma forma de incentivar o seu cérebro a construir a “linha de raciocínio” do texto.
“Trata-se de uma lista de todas as ideias das coisas que você sabe que estão relacionadas, mesmo que não as utilizam”, explica. O segundo passo é fazer o projeto de texto. De acordo com Marília, essa estratégia é uma forma de pensar quais informações irão ficar na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

“É muito mais fácil porque eu já crio o meu texto. Já tenho a ideia. Melhor do que sair escrevendo sem um planejamento”, sugere. Entretanto, Marília alerta que as dicas não serão suficientes se o aluno não compreender o modelo de um texto dissertativo-argumentativo. De acordo com ela, a prova exige do candidato uma opinião a partir dos dados fornecidos na proposta.

“Muitas pessoas usam no texto primeira pessoa, como “Eu acho” ou “eu penso”. Não é recomendável. O ideal é o uso da terceira pessoa. O Enem disponibiliza cartilhas que dão muitas dicas. É importante saber o que a prova exige de você”, ressalta.

Após o resultado do Sistema da Unificação Simplificada (Sisu), Marília Oliveira ficou na lista de espera do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). De acordo com programação do Sisu, a convocação dos candidatos pelas instituições vai acontecer a partir do dia 9 de fevereiro deste ano. Mas, apesar de ainda não saber o resultado, a estudante fica feliz pela conquista e agradece o apoio de professores, amigos e familiares durante o seu preparo. “Esse apoio faz muita diferença”, ressalta.

Tribuna do Ceará

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