Maia diz que mesa diretora da Câmara vai decidir sobre cassação de mandato de Maluf

Corregedoria da Câmara será acionada para que Maluf possa apresentar defesa. Maluf está preso desde dezembro na Papuda, em Brasília. 


 
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira (8) que a mesa diretora da Casa decidirá sobre a perda de mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP), preso em Brasília desde dezembro do ano passado. 

Em dezembro, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o cumprimento da pena de 7 anos e 9 meses de prisão imposta a Maluf. A sentença também determinou a perda do mandato de deputado. 

Maia disse que vai respeitar a decisão da Justiça em relação ao caso e vai dar prosseguimento ao processo para que a mesa tome a decisão. Antes, porém, a Corregedoria da Câmara será acionada para que Maluf possa apresentar defesa. 

Ele explicou que a possível perda de mantado, nesse caso, não passaria por votação no plenário da Câmara. 

“Não vou deixar de cumprir a decisão judicial que é de que eu encaminhe à mesa a cassação. Eu encaminho à Corregedoria, que vai ouvir o deputado Maluf, é um direito legal que ele tem, depois disso, a Mesa vai decidir pela cassação”, disse. 

Questionado se a decisão da mesa diretora será mesmo pela perda de mandato, Maia respondeu: “Eu não sou o dono da mesa, o que a mesa decidir vai estar decidido”. 

Ao mesmo tempo em que dá andamento para o caso, Maia informou que apresentará uma arguição ao STF para que a Corte opine sobre se decisões desse tipo deveriam ser tomadas em votação no plenário da Câmara. 

“No nosso ponto de vista, a decisão de cassar o mandato de um deputado é do plenário”, disse.

G1

Postagens mais visitadas do mês