Milagres registra maior chuva do Ceará; comunidades ficam ilhadas

Passados diversos episódios recentes que mostraram a fragilidade da Segurança Pública do Ceará e fizeram com que o Estado recebesse ajuda da Força Nacional, o governador Camilo Santana afirmou, nesta terça-feira (20), em bate-papo ao vivo em suaFanpage no Facebook, que sua intenção é "fazer da Polícia Civil do Ceará a melhor Polícia Civil desse País".

Ao ser lembrado por um cearense que os crimes, incluindo as três chacinas registradas no último mês de janeiro, devem ser elucidados, Camilo Santana contou que sua meta é fortalecer a área investigativa do Estado e, para isso, 733 policiais civis foram convocados.

A chuva na madrugada de ontem para hoje (20), – sua maior este ano – com 148 milímetros, surpreendeu os moradores, sobretudo da zona rural deste Município no Cariri cearense. Com ela, muita lama se formou na cidade, algumas comunidades ficaram ilhadas e uma van afundou em um buraco formado em uma avenida reformada no final do ano passado, ao lado do Hospital Municipal.

No entanto, este grande volume foi registrado na zona rural, no pluviômetro instalada no sítio Serra Brava. Outro, também em Milagres, no Sítio Saco, apresentou 88 mm. Já a sede do Município, teve chuvas de 37,5 mm. Todas as informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Crisóstomo, uma equipe efetiva de funcionários está trabalhando para minimizar os estragos das chuvas, mas serão contratadas cerca de 10 pessoas, amanhã, para ampliar a força tarefa.

Ele admite que, desde ontem, surgiram vários problemas, inclusive, com prédios municipais apresentando rachaduras. Ailton acredita que isso aconteça pela idade das edificações. “Na zona rural, a questão é a estrada que apresenta buracos. Foi feita uma manutenção ano passado, mas já estamos fazendo um levantamento. Estou indo agora a tarde visitar a Serra Brava”, adiantou o titular da Pasta.

Chuvas em outras cidades
Os estragos das chuvas também atingiram cidades que apresentaram menores volumes de chuva, como Barbalha, que teve 51 milímetros, mas deixou várias ruas alagadas. A água chegou a altura de 30 cm de algumas casas, em pleno centro da cidade.

Entre as 7h de segunda-feira e às 7h desta terça-feira (20), a região do Cariri apresentou o maior volumes de chuvas no Ceará. Depois de Milagres, as cidades vizinhas de Barro (122,4 mm), Mauriti (82 mm) e Brejo Santo (58 mm) tiveram as precipitações mais significativas. Ao todo, choveu em 96 municípios cearenses.

Previsão

Para esta quarta-feira (21), a expectativa é de nebulosidade variável ao longo do dia, com eventos de chuva em todas as regiões do Estado. A mesma projeção é feita para a próxima quinta-feira (22).

Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas do mês