CAPS de Ipu é destaque atuando com grupos e fortalecendo a saúde mental.


O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II de Ipu está realizando reuniões com Grupos Específicos.
A psicóloga Miryan Taumaturgo e a Terapeuta Ocupacional Paula Aragão juntamente com outros profissionais que fazem o CAPS de Ipu estão realizando oficinas com pacientes terapêuticas promovendo interação e aumentando a auto estima dos participantes. 

O grupo Encontro do CAPS de Ipu é composto por pacientes estáveis e têm como finalidade a socialização dos membros. Na galeria de fotos abaixo  vemos um dos momentos desses encontros que acontecem todas as quartas-feiras. 

A Rede de Atenção Psicossocial - RAPS têm como objetivo estabelecer o acesso e a promoção de direitos das pessoas que necessitam de cuidados de saúde mental, desenvolvida a partir da articulação de ações para diferentes níveis de complexidade.

•    Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da cidadania.
•    Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.
•  Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
•   Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares.
•   Organização dos serviços em RAS regionalizada, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado.
•  Desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas. (http:dab.saude.gov.br)

Para fortalecer ainda mais essa política da RAPS o Caps de Ipu deu início hoje a um grupo formado apenas por adolescentes onde abordaram assuntos pertinentes a essa faixa etária. Inicialmente foi feito uma apresentação, onde foram abordados sonhos, expectativas, comportamentos, interesses em comum e etc. A formação desse grupo têm a finalidade de prestar um suporte adequado à esses pacientes.

Dados fornecidos
Miryan Taumaturgo - Psicóloga.
Paula Aragão - Terapeuta Ocupacional.
Coordenadora do Caps II - Gonçalina Martins

Galeria de fotos 

O CAPS de Ipu é destaque atuando com grupos e fortalecendo a saúde mental.


Governo Municipal de Ipu

Postagens mais visitadas