Contran muda sistema de exame e prova da baliza fica mais difícil


Considerada a maior dificuldade do exame prático por candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carros), a prova da baliza deve ficar mais complicada a partir de junho. Com as mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última semana, os inspetores devem exigir duas manobras no teste. Até agora, era exigida somente uma.

Quem for fazer o exame a partir da data, uma manobra paralela à calçada e outra perpendicular serão exigidas. Atualmente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado decide qual entre as duas manobras deve ser cobrada em teste.

Explicando melhor

O candidato deverá fazer uma manobra de estacionamento paralelo ao meio fio e também uma entrada perpendicular à calçada, simulando uma garagem, com a retirada do veículo.

As medidas da vaga no exame continuam as mesmas. Os candidatos terão cinco minutos e três tentativas para realizar o exame. Se somar mais de cinco pontos ou mais de faltas o candidato será eliminado.

Mudanças na renovação da CNH

As mudanças anunciadas pelo Contran também incluem provas e curso para renovação das CNHs. Agora, o sistema para renovações ficou mais rígido.

Ao renovar a CNH a cada cinco anos, os condutores terão que passar por 10 horas de aulas que poderão ser feitas de forma presencial ou à distância.

Será realiza ao fim do curso uma prova teórica com 30 questões de múltipla escolha, em que os motoristas devem acertar pelo menos 70% das respostas do exame. Ainda não há definição de preço para o novo sistema de renovação.
 
Redação O POVO Online

Postagens mais visitadas