O trabalho mais difícil já passou. Agora, o agricultor Diassis Barbosa
só precisa ter paciência para esperar que o tempo faça a parte dele. E
vem fazendo. A plantação de milho está sempre molhada. “Estamos tendo um
ótimo inverno, graças a Deus. Está indo de vento e polpa, está muito
bom. Tá sendo um dos melhores invernos dos últimos sete anos”.
O agricultor mora na zona rural de Redenção, no Maciço de Baturité, pertinho de Fortaleza.
Na região, o cultivo é estimulado pela fartura de água. Os pequenos
açudes já começaram a transbordar e renovam as esperanças de quem vive
no campo.
No Ceará, o período
de chuva começou oficialmente em fevereiro e foi nesta época que muitos
agricultores começaram a plantar. De lá para cá, apesar da
irregularidade, tem chovido em todas as regiões do estado. Em Redenção, por exemplo, já tem produtor se preparando para começar a colher.
Quem plantou cedo não se arrependeu. A expectativa é que os
agricultores voltem a ter bons resultados, depois de vários anos
seguidos de perdas na produção. “A gente percebe que o plantio de milho
está se desenvolvendo bem. Daqui no máximo, 20, 25 dias, o produtor está
colhendo as primeiras espigas de milho verde”, fala o técnico
agropecuário Jardel Monteiro.
O agricultor Teodoro Mendes plantou sementes de milho em três hectares e
meio de terras. As chuvas no Ceará vão até o fim de maio, mas espigas
da plantação já estão quase no ponto e ele feliz da vida.
No Ceará, 75% do estado ainda registra algum nível de seca. Apesar
disso, a situação é melhor que a do ano passado quando esse índice
chegava a 100% do estado.
G1



