Escola Auton Aragão se destaca na aprovação em cursos e vestibulares


A escola de Ensino Médio Auton Aragão se destacou na aprovação de seus alunos em concursos (Prouni, Sisu) e vestibulares, em 2018, entre os estabelecimentos de ensino público da cidade de Ipu. 

De um total de 53 formados, em 2017 (duas turmas concludentes), e 23 inscritos, aprovou 14, com três alunos tendo passado para dois cursos ao mesmo tempo, o que corresponde a 60% de aprovação, até o momento, já que muitos alunos esperam ainda o resultado do FIES. Feito que consolida uma tendência que colocou a escola como uma das que mais aprovam em Ipu e na região da Ibiapaba.

Foram dez aprovações para as Faculdades do Nordeste (FANOR). Dentre elas, duas para o curso de Ciências Econômicas, com as alunas Antônia Alessandra e Maria Edilene; uma aprovação para Engenharia Civil, com o aluno Antônio Maurício Braga Saraiva; uma para Engenharia Mecânica, com o aluno Victor Hugo Barros Fernandes; outra para o curso de Enfermagem, com Marlon de Sousa Bezerra; Sistemas de Informação, com Antônia Amanda; Comércio Exterior, com Antônio Adriano; Educação Física, com Laís Santos e Logística, com Marcos Vinícius.

Três aprovações foram para o Instituto Federal do Ceará (IFCE): Antônio Maurício Braga Saraiva passou para o curso de Física (Campus de Crateús); Luana Rodrigues da Silva passou para Gastronomia (Campus de Ubajara) e Marlon de Sousa Bezerra passou para Química (Campus de Ubajara). Outras três aprovações foram para as universidades: Victor Hugo Barros Fernandes passou para Ciência Biológicas, na Universidade Federal do Piauí (UFPI); Francisca Thamires passou para o curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Francisco Lucas passou para Filosofia, também para a mesma universidade.

Os resultados das aprovações confirmam um avanço crescente na aprendizagem dos alunos da Escola Auton Aragão nos últimos anos e que a consolidam como uma das escolas que mais se destacam neste quesito. Em 2016, por exemplo, recebeu o prêmio do Programa Aprender pra Valer, do governo do Estado do Ceará que tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano, bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica. A escola se destacou na consolidação de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático, nos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), dentre outros critérios de avaliação do programa, colocando-a, naquele momento, como o 3º melhor estabelecimento de ensino secundário, em aprendizagem, entre as 575 escolas estaduais do Ceará.

Nos últimos anos o Auton Aragão também vem avançando nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na última edição, referente ao ano de 2016, por exemplo, entre as escolas públicas e regulares de Ipu, obteve o segundo lugar na média geral e a maior média em linguagens, consolidando uma tendência, também, de crescimento gradual.

Os avanços gradativos, obtidos pelos alunos da escola nas avaliações externas e em concurso, chamaram a atenção da 5ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento Educação, com sede em Tianguá, e das autoridades do governo do Estado, que vêm o trabalho realizado na escola como um exemplo exitoso no Estado do Ceará.

Parabenizamos aos alunos da escola, em especial aqueles que foram aprovados nos últimos concursos, e os profissionais que se empenharam em seus trabalhos diários para que se chegasse aos resultados inéditos obtidos.


Fonte e informações: Professor: Vitorino Farias

Postagens mais visitadas