Você está em: CIDADE , PRINCIPAL // Notícia de Anselmo Bandeira // 5 de abril de 2018


Existem muitas ações e conhecimentos que podem ser direcionados para esse fim se trabalhados numa parceria escola-família. A qualidade de vida não está apenas ligada a hábitos alimentares saudáveis e a práticas regulares de exercícios. Ela inclui, ainda, a saúde emocional e o bem-estar do indivíduo como um todo.

Fique sabendo, neste post, como o ensino escolar pode contribuir para melhorar a qualidade de vida!
Qualidade de vida e saúde também se aprende na escola

A qualidade de vida se constrói, entre outras maneiras, a partir do jeito como a pessoa entende a si mesma e ao mundo, de acordo com a forma de encarar as conquistas e as frustrações, inclusive no ambiente escolar.

A escola é o espaço onde a criança e o jovem interagem com os colegas e com adultos a todo momento. Lá, o que é ensinado na família deve ser reforçado, não é mesmo?

Um exemplo em que essa educação integral pode ocorrer é quando a escola potencializa e desenvolve práticas que já são incentivadas pela família, como hábitos de higiene pessoal e de alimentação, e também em ações didáticas e nas relações socioafetivas.

Essas ações podem ser desenvolvidas no dia a dia das crianças da Educação Infantil e, a partir das primeiras séries do Ensino Fundamental, como assunto de diversas matérias, que vão se aprofundando ao longo da jornada estudantil. Dessa forma, a teoria e a prática podem ser alinhadas em benefício do aluno.

Se você busca uma vida saudável e com qualidade para a criança, já deve ter percebido que a escola pode ser sua parceira.
A parceria entre familiares e escola

É muito importante que familiares e escola estejam juntos na criação e desenvolvimento de bons hábitos alimentares e de higiene — quando o ambiente de casa e o escolar ditam regras, acordos e sugestões semelhantes, isso tende a ser melhor apreendido pelas crianças e jovens.

Mesmo que a escola já tenha em seu programa essa preocupação com a qualidade de vida de seus alunos, tanto a escola como os próprios pais podem apresentar outras sugestões de integração, como:
promover encontros e workshops para os familiares;
incentivar os pais a sugerirem alterações no cardápio da lanchonete, e;
criar campanhas para incentivar bons hábitos na comunidade escolar.
Saúde e qualidade de vida no dia a dia escolar

Na escola, a disciplina que ganha destaque, quando se pensa inicialmente em vida saudável, é a Educação Física, seja na orientação da prática esportiva, seja em debates e aulas teóricas. Isso leva o aluno a conhecer o seu corpo e suas transformações e pode ajudá-lo a entender a real necessidade de alimentar-se de maneira saudável para que consiga evitar doenças e melhorar a qualidade de vida.

Porém, ações em outras esferas educacionais podem também contribuir para elevar a qualidade de vida do aluno e de toda a comunidade escolar:
ampliar o currículo escolar, de modo a trabalhar a construção da cidadania;
valorizar as relações interpessoais, em ambientes intra e extra salas de aula;
buscar qualidade de ensino, com a promoção de capacitação contínua dos professores;
cuidar da estrutura física e da organização da escola, respeitando as faixas etárias e as relações interpessoais.
Outras disciplinas podem também contribuir com a busca conjunta da escola e da família pela vida saudável do indivíduo.

Em projetos inter e transdisciplinares, por meio das áreas de conhecimento estabelecidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC), os professores podem trabalhar conteúdos e preparam os alunos para buscar um equilíbrio cognitivo, físico e emocional. Esse é o novo desafio da educação.

Escola e família são grandes aliadas na promoção da qualidade de vida e, quanto mais famílias envolvidas, melhores os resultados.

Fonte: Escola da Inteligência
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire