Dia Nacional Contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescente será celebrado essa semana em Ipu

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data remete ao dia 18 de maio de 1973, quando a Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos.

 
Durante essa semana o Governo Municipal de Ipu, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizará diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A primeira ação ocorreu na manhã desta segunda-feira (14/05) no auditório da Casa de Cultura com a abertura do Projeto Faça Bonito, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Maria Cecília Martins do bairro Alto dos 14. 

O projeto "Faça Bonito" do CREAS, tem como objetivo informar, mobilizar e convocar toda à sociedade para juntos lutar contra esse tipo de crime contra crianças e adolescentes, Participaram do lançamento do projeto a Secretária de Ação Social Sônia Pontes, Agentes de Saúde, funcionários do CRAS, CAP e CREAS, Conselheiros Tutelares, educadores, MP e o público em geral.


Como parte da programação a Secretaria irá realizar no dia 18 de maio, próxima sexta-feira, uma passeata pelas principais ruas do centro da cidade.  A saída está marcada para as 8h da sede da Secretaria de Assistência Social.

A intenção desse dia em que de comemora o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é  mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.
 
Programação da Semana

15/05 (terça-feira) - Cinema da Praça
Local: Praça de Iracema 
Horário: 19hs 
Público alvo: Alunos das escolas municipais. 

16/05 (quarta-feira) - Entrevista na Rádio Iracema
Horário: 12hs
Participação: CREAS e Conselho Tutelar

17/05 (quinta-feira) - Colônia na AABB 
Público alvo: Crianças do CRAS 
Horário: 8hs

18/05 (sexta-feira) - Caminhada e Blitz Educativa pelas ruas do centro
Saída: 8hs da Assistência Social
Chegada na Praça de Iracema  



Denúncias
 
No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Os dados mostram que, de março de 2011 a março de 2016, o Disque “100 “ recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados.
As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico:disquedenuncia@sedh.gov.br

Postagens mais visitadas