Alunos de Escola Pública lembram a população de Ipu sobre conscientização do voto



Alunos de Escola Pública Luiz de Gonzaga da Costa da zona rural do município de Ipu participaram através do Programa Agrinho de um projeto que consiste em conscientizar a população de Ipu sobre voto consciente.

Cerca de 33 alunos estiveram no Fórum Dr. Francisco Pereira Pontes sede do Poder Judiciário responsável pela execução e organização das eleições no município. 

Após a visita os alunos saíram pelas principais ruas do centro da cidade distribuindo panfleto.  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesse ano 33.680 eleitores de Ipu estão aptos a contribuir democraticamente para escolher o presidente do Brasil, governador do estado, um senador da república da bancada cearense, além de deputados estaduais e federais.

Neste ano o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE deu mais uma vez início às atividades do Programa Agrinho 2018, com o intuito de levar mais informação e conhecimentos sobre o tema “Cidadania”, a cerca de 200 mil alunos de mais de 1.300 escolas da zona rural cearense. O Programa é gratuito cabendo ao município apenas a cessão dos professores, e deslocamentos destes e dos coordenadores, o acompanhamento das atividades escolares, bem como, o comparecimento na solenidade de premiação.

Aqui em Ipu a E.M.E.B. Luiz de Gonzaga da Costa, localizada no Sitio Tinguis lança mais um ano as atividades do Programa Agrinho, com tema DEMOCRACIA, VOTO E CIDADANIA, trabalhar com esse sub tema é tão abrangente e importante para o momento atual. Após a escolha do sub tema, sugestão da turma do 4º ano da Professora Luciana Farias de Sousa que são mentores da experiência pedagógica, foi dada início as atividades, onde as ações são feitas com bastante entusiasmo e dedicação dando ênfase a aplicação dos conteúdos de forma criativa e transversal em sala de aula. Levando o conhecimento adquirido para fora da escola, onde a participação das comunidades Pinga, Tinguis, Olho D’água dos Fagundes e Chapada são ativas durante as ações como palestras motivacionais durante o período de execução do Programa, que deu início em Fevereiro e terminará em Setembro de 2018.

PARA ENTENDER MELHOR O PROGRAMA AGRINHO 
SOBRE O AGRINHO

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.

CONCURSOS

Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR promove também um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano (premia alunos), Experiência Pedagógica (professor) e Município AGRINHO (que premia o gestor municipal).

Postagens mais visitadas do mês