Paciente no Ceará recebe coração transplantado de jovem do Rio Grande do Norte


Equipes médicas de Natal (RN) e Fortaleza (CE) viveram momentos de emoção, na quarta-feira (20), para efetivar um transplante de coração.  A família de um jovem potiguar de 20 anos que teve morte encefálica decretada na noite desta terça-feira (19) autorizou a doação do órgão. Imediatamente, as instituições de saúde dos estados mobilizaram o transplante para o Ceará.

Segundo a TV Ponta Negra/SBT, o doador faleceu após sofrer um acidente de moto. A cirurgia de remoção do órgão aconteceu no hospital da Zona Sul de Natal. Logo após a cirurgia de retirada, o coração foi encaminhado para o Aeroporto Augusto Severo dentro de uma caixa térmica.

O transporte do coração foi feito por uma veículo da Central de Transplantes do Estado do Rio Grande do Norte (RN), acompanhado por uma equipe médica para garantir a conservação do órgão.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a doação chegou ao Estado por volta das 12h20 e foi encaminhado para o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A unidade de saúde é referência nas regiões Norte e Nordeste em transplantes do coração.

A cirurgia de transplante foi iniciada às 13h e se estendeu por quase quatro horas. A identidade do receptor não foi revelada, mas a Sesa informou que o estado de saúde do paciente é estável e ele está consciente.

Tribuna do Ceará

Postagens mais visitadas