Bebê que morreu em queda de avião é enterrado em Goiânia


O corpo do bebê Davi Andrade do Amaral, que morreu após o avião em que ele estava cair em cima de uma casa, foi enterrado na tarde deste domingo (12), em Goiânia. O acidente também deixou o pai dele, o mecânico Reginaldo Ernane do Amaral, e o piloto da aeronave, Nehru El-Aouaro, feridos. 

Os dois ocupantes foram levados ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). A unidade de saúde disse que a família não autorizou o repasse de informações sobre o quadro dos pacientes. 

Uma vizinha do local do acidente contou que o pai de Davi entregou o filho para os moradores, para que eles pudessem ajuda-lo. O grupo levou o bebê até um hospital, mas ele morreu. O corpo de Davi foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, de onde foi liberado para a família por volta das 9h. O velório ocorreu em uma igreja do Setor Aeroporto, na capital. 

O acidente aconteceu na tarde de sábado (11), no Setor Jardim Vista Bela, na capital. Equipes do Corpo de Bombeiros socorreram o piloto e o passageiro. Conforme os bombeiros, o piloto foi resgatado inconsciente e em estado grave. Já o mecânico teve fratura na perna e estava consciente.
Vizinha da casa em que um avião caiu, a estudante Geovanna Batista Rocha, de 18 anos, conta que a queda provocou um barulho muito alto e que a situação foi de pânico.
“Foi desesperador, principalmente quando vimos a criança que estava dentro do avião. O pai da criança a entregou para os moradores para que pudessem salvá-la. Ela estava muito machucada”, disse.
De acordo com Geovanna, pelo menos sete crianças viram a queda do avião, pois brincavam em um campinho de futebol em frente ao local. A jovem contou que não havia ninguém no imóvel no momento da queda. Por isto, vizinhos pularam o muro.

Sem risco para os moradores

Apesar dos estragos, a casa onde o avião caiu não precisou ser interditada. "Não houve abalo grave o suficiente para que impossibilitasse a ocupação do local. Foram retiradas as telhas quebradas e soltas para que não oferecessem risco aos moradores", informou ao G1 a assessoria do Corpo de Bombeiros.
Ainda conforme a corporação, 
a aeronave não oferece riscos aos moradores. "Não vazava combustível e estava bem estabilizada entre o muro e a casa", afirmou. 

Conforme apurou a TV Anhanguera, o avião foi desmontado e retirado de cima da casa também nesta tarde. A autorização teria sido dada pela esposa do piloto e dono da aeronave. 

A assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ao G1 que a situação da aeronave, de prefixo PU-EFG, é regular. O avião pertence à categoria experimental, quando é construído de forma amadora e atende a regras diferentes das utilizadas na aviação comercial. 

Ainda de acordo com a Anac, por conta desta situação, o avião não precisa apresentar certificado de aeronavegabildade, documento necessário para que a aeronave possa voar, e Inspeção Anual de Manutenção (IAM), que avalia as condições mecânicas do avião. 

Em relação à investigação do acidente, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou, neste domingo, que uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) se deslocou para a capital goiana nesta manhã para iniciar a apuração. 

De acordo com o órgão, neste momento as atividades visam coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. "A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram", afirma a nota. 


G1

Postagens mais visitadas