Velocidade da banda larga no CE está acima da média do Brasil


Ponto de maior conexão de cabos submarinos da América Latina e detentor de uma das mais extensas infraestruturas de fibra ótica em terra do País, o Ceará começa a apresentar a primeira e mais básica característica de desenvolvimento no setor de telecomunicações: uma velocidade acima da média nacional.

Leia mais:
Dados divulgados na última semana pela Ookla a partir do aplicativo Speedtest apontam que a velocidade para download no Estado varia entre 9,19 megabytes por segundo (Mbps) e 24,80 Mbps, dependendo da operadora.

As taxas, no entanto, oscilam bastante ao redor da média internacional, segundo indica o mesmo estudo, que mapeia a velocidade de conexão via smartphone pelo mundo. No Brasil de uma maneira geral, a taxa de download é quase três vezes inferior à melhor conexão do globo (62,63 Mbps) e 3 Mbps abaixo da média (22,81 Mbps).

Com 19,20 Mbps para baixar arquivos da internet e 7,86 Mbps para subir, o Brasil ficou em 70º no ranking do Speedtest, o qual corresponde a indicadores colhidos até julho deste ano em smartphones de sistema Android e também iOS.

"Nós colocamos a maior ênfase nas velocidades de download e velocidades medianas como aqueles que representam o que a maioria das redes clientes de provedores experimentarão no dia a dia", aponta o estudo, que não traz a mediana de conexão do Estado do Ceará.

Ranking das operadoras

O estudo revela no Estado que o usuário cearense tem na Claro a operadora com melhor desempenho. O máximo de 24,80 Mbps foi registrado pela companhia, que afirma ter investido na rede local, via fibra ótica, nos últimos quatro anos.

"Hoje, a Claro é a operadora que tem a segunda maior cobertura no Estado, tanto no DDD 85 quanto no 88. Das 184 cidades, cobre 144. Em termos de população é o Estado que a gente mais tem cobertura no Nordeste, exceto por Bahia e Sergipe", destaca o diretor Para a Região da operadora, André Peixoto.

Ele conta do trabalho de erradicação o 2G pela Claro e da preparação da rede com postes que possibilitam a instalação de até quatro antenas de transmissão e recepção, "o qual multiplica quantidade de canais, de modulação...E tudo isso o usuário percebe através de mais velocidade e reconhece a latência, que está diminuindo muito".

Segunda colocada no ranking de velocidade, a Vivo alcançou a marca de 18,74 Mbps e creditou o desempenho ao trabalho de ampliação da infraestrutura em todo o País, pelo qual está aplicando recursos da ordem de R$ 26,5 bilhões a partir de 2018 a 2020. "No Ceará, a Vivo é líder em cobertura 3G com 145 municípios atendidos. No 4G, a Vivo leva sua tecnologia a 72 cidades cearenses e está presente em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú com cobertura de fibra ótica", aponta a companhia.

Por sua vez, a Oi, com a terceira melhor taxa (12,11 Mbps), diz que tem investido na expansão da capacidade da rede e que estes "os investimentos durante esse ano estão voltados para a melhoria da qualidade de experiência dos nossos clientes, expansão da rede 4G, assim como no avanço da implantação da rede de fibra ótica de alta velocidade e digitalização".

Já a TIM, quarta em download no Estado com 9.19 Mbps, aponta a estratégia de utilizar parte das redes 2G e 3G ociosas para expandir e combinar frequências na tecnologia 4,5G como forma de melhorar a experiência do usuário, uma vez que essa ação promete até o dobro da velocidade atual. Além disso, a operadora leva o sinal a "138 municípios cearenses com a tecnologia 4G, atendendo a 96% da população urbana do Estado, e uma base de aproximadamente 1,5 milhão de clientes". "Este grande avanço na cobertura posiciona a empresa na liderança do alcance do sinal de quarta geração, proporcionando uma melhor experiência para os usuários", completa.

Melhora insuficiente no País

Mês a mês, os indicadores nacionais apontam crescimento desde julho do último ano, mas isso não foi suficiente para alterar a colocação do País no ranking do Speedtest. Liderado pelo Qatar (62,63 Mbps) por mais uma edição, o ranking conta ainda com Norway (57,31 Mbps) e Emirados Árabes Unidos (55,17 Mbps) no pódio. Polos de tecnologia reconhecidos mundialmente, como Estados Unidos (27,40 Mbps) e Japão (25,77 Mbps), no entanto, estiveram em 48º e 52º, respectivamente.
No entanto, o Brasil esteve abaixo de países cuja conexão via cabo de fibra ótica não são tão reconhecidas, a exemplo da 27ª Turquia (33,91 Mbps) e o 41º Kuwait (29,25 Mbps). Vizinhos sul-americanos, como o 56º Uruguai (24 Mbps) e o 61º Peru (21,62 Mbps), também obtiveram médias de conexão melhores que as brasileiras.

O teste

Ao coletar dados dos aplicativos usados por usuários de Android e iOS em todo o globo, a Ookla explica que "ao analisar as operadoras mais rápidas, considera apenas as principais operadoras (todas as teles com 3% ou mais do total de amostras de teste no mercado para o período)". "Em seguida, determinamos a operadora mais rápida usando o Speed Score, que incorpora uma medida da velocidade de download e upload de cada provedor para classificar o desempenho da velocidade da rede (90% da pontuação final de velocidade é atribuída à velocidade de download e os 10% restantes à velocidade de upload)", detalha.



Diário do Nordeste

Postagens mais visitadas