PSF,s de Ipu está atuando no programa de combate ao tabagismo.

Desde o final da década de 1980, a promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA, em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). 

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. 


Fumar aumenta:
  • A pressão arterial
  • A frequência cardíaca;
  • O risco de doenças das coronárias, como angina do peito e infarto do miocárdio;
  • Em três vezes o risco de morte por infarto em homens com menos de 55 anos;
  • Em dez vezes o risco de tromboembolia venosa e infarto em mulheres que tomam anticoncepcionais;
  • Etc


No município de Ipu, existem algumas Equipes do Programa Saúde da família - PSF,s que vêm desenvolvendo atividades voltadas para esse público. Muitos fumantes fazem parte de grupos nos PSF,s dos Pereiros, Canudos, Reino de França, Centro de Saúde e Várzea do Giló. 

Cerca de 10 pacientes são acompanhados por cada Unidade de Saúde, totalizando cerca de 50 pessoas que mensalmente recebem medicações para auxiliarem no tratamento ao tabagismo. Medicações como Bupropiona de 150mg, Goma de mascar a base de nicotina e Adesivo intradérmico de no são usados sob acompanhamento de médicos, enfermeiros e psicólogos. 

As medicações são entregues nas próprias unidades de saúde, bem como, na CAF- Central de Assistência Farmacêutica. Saúde é um direito de todos e dever do Estado (Art. 196 da Constituição Federal).

Postagens mais visitadas