Quem é Onyx Lorenzoni, futuro ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro

Onyx Lorenzoni se aproximou de Bolsonaro em 2003, na oposição ao desarmamento

Um veterinário na "Arca de Noé". É assim que o deputado federal, homem forte do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), e futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), pode ser definido no grupo que ocupará o Palácio do Planalto a partir de 1º de janeiro de 2019.

Em maio deste ano, ainda durante a pré-campanha, o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, definiu a estrutura que cercava Bolsonaro como "enxuta". "Profissionais construíram o Titanic, e amadores construíram a Arca de Noé. Nós somos mais para a Arca de Noé", resumiu.

Veterinário por formação, Onyx já recorreu ao seu conhecimento médico para convencer o "cavalão", como Bolsonaro é conhecido pelos mais próximos, a tomar remédios durante uma crise de sinusite na campanha.

Ambos se conheceram em 2003, na época das discussões sobre o Estatuto do Desarmamento, que se tornaria lei no final daquele ano. Eles faziam parte do primeiro grupo de cerca de dez deputados que enfrentou a ala desarmamentista na Câmara. Bolsonaro ficou responsável por coordenar o grupo no Sudeste. Onyx, no Sul. Eles não obtiveram o sucesso que queriam, mas mal sabiam que ali era o início de uma amizade que, no futuro, renderia a Presidência da República.

Mais tarde, em 2007, Onyx virou líder da bancada do PFL na Casa e teve o apoio de Bolsonaro em articulações políticas, por conta das várias bandeiras em comum. "Sempre estivemos no mesmo lado", diz o "gaúchão", como é apelidado pelo capitão reformado do Exército.

UOL

Postagens mais visitadas