Futebol cearense tem melhor desempenho do Nordeste nas 4 divisões do Campeonato Brasileiro


Apito final no calendário oficial do futebol brasileiro em 2018. Com as quatro divisões do campeonato nacional encerradas, o balanço da temporada apresenta um destaque especial: o desempenho dos times cearenses. Pelo segundo ano seguido, os representantes do Estado tiveram um ano de glórias no Campeonato Brasileiro. Dessa vez, além de repetir os dois acessos do ano passado, as equipes alencarinas conquistaram títulos em duas séries, com o Fortaleza na Série B e o Ferroviário na Série D, além não registrarem, novamente, nenhum rebaixamento nas competições da CBF. De quebra, o futebol cearense ainda garantiu a presença de dois clubes, Ceará e Fortaleza, na Série A 2019.

O saldo é o melhor entre todos os estados do Nordeste. Por outro lado, duas outras potências da região, Bahia e Pernambuco, tiveram um ano negativo. Os pernambucanos ficaram sem representante na elite do Brasileirão, com o rebaixamento do Sport. E ainda viram os outros dois clubes tradicionais do Estado, Náutico e Santa Cruz, estacionarem na Série C. Pernambuco viu ainda a 4ª força local, o Salgueiro, ser rebaixado da Série C para a Série D.

Para os baianos, o ano não foi dos melhores, com dois rebaixamentos. O Vitória caiu da Série A para a Série B, enquanto o Juazeirense foi rebaixado da 3ª para a 4ª Divisão nacional. Em compensação, o estado ainda manteve um representante na Série A, com a permanência do Bahia na Elite.

Além do Ceará, outro estado que registrou um ano bem positivo foi Alagoas, que depois de muito tempo voltará a contar com um representante no Brasileirão. Vice-campeão da segundona, o CSA voltará a disputar a Série A em 2019. Os alagoanos terminaram a temporada sem times do estado rebaixados. Na Segundona, Alagoas segue representada pelo CRB.

Na Paraíba, o saldo também é positivo: nenhum rebaixamento e o acesso do Treze, vice-campeão da Série D, para a 3ª Divisão nacional em 2019. Já o Maranhão, um time sorriu e outro chorou ao fim da temporada. O Imperatriz conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o estado lamenta a queda da Sampaio Corrêa para a Série C e ficará sem representantes na Segundona em 2019.

Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte terminam a temporada zerados: sem títulos, acessos, rebaixamentos e times na Série A do Brasileirão.

O POVO

Postagens mais visitadas