Em meio a um mercado cada vez mais competitivo, o consumidor deixa de
apenas ter sempre razão para ir para o centro de todo o mecanismo do
varejo. O modo de exibir os produtos, abordar os clientes, criar a
propaganda e até mesmo de produzir o item a ser vendido estão sendo
modificados e personalizados, de forma a oferecer uma experiência
diferenciada e criar vínculo com o consumidor.
Estes foram os principais pontos explorados durante o Cenários do
Varejo, evento oferecido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza
(CDL Fortaleza) e que apresenta aos empresários locais as principais
tendências discutidas no NRF Retail's Big Show, um dos maiores eventos
de varejo do mundo.
Regiane Romano, CEO da Vip-Systems Informática e uma das convidadas,
destaca que "o Ceará está sempre surpreendendo, está sempre um passo à
frente". Ela acrescenta que os lojistas locais não devem demorar a
acompanhar as novidades que estão sendo lançadas.
"Uma das linhas em alta é integrar todos os canais, porque afinal
você não compra o canal e sim, a marca. E as tecnologias utilizadas para
fazer essa convergência vão começar a ser adotadas de forma
massificada, porque os custos reduziram bastante. Então, até os pequenos
negócios podem ter acesso", explica Regiane.
A coleta de dados a respeito do cliente e a análise dessas
informações são alguns dos pilares que permitem a personalização dos
produtos e experiências, de acordo com Romano. "A gente melhora a vida
das pessoas conhecendo-as. Então sensores e visão computacional, por
exemplo, que detectam se o cliente é homem ou mulher, para onde o olhar
dele se volta primeiro, as expressões faciais em contato com os
produtos, são elementos que nos ajudam a tomar decisões mais
assertivas".
'Gente' no foco
A também convidada e sócia-diretora da GS&Friedman, Fabiana
Mendes, ressalta que antes o consumidor, o colaborador e a sociedade
eram olhados de forma isolada, comportamento que deve ser alterado.
"Para este ano, nós deveremos ter uma abordagem conjunta. Até porque a
tecnologia e as pessoas são elementos fundamentais para fazer o varejo
funcionar", aponta a diretora. Ela também afirma que a tecnologia deve
ser meio para facilitar a vida das pessoas, para atender às demandas e
principalmente para criar conexões.
O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, aponta que uma das
ações que já estão se popularizando é o envio de SMS promovendo a marca
no momento em que o cliente passar próximo ao estabelecimento. "Quando
alguém passar em frente à loja, ela recebe uma mensagem com promoções em
vigor ou algo nesse sentido". Assim, relata ainda, algumas lojas sabem
exatamente o balcão que seus clientes passam mais tempo e colocam lá os
produtos que precisam ser vendidos, de fim de estoque ou que chamam mais
atenção.
Investimentos em tecnologia e coleta de informações sobre os hábitos
de consumo dos clientes, bem como o aperfeiçoamento da abordagem, marcam
as novidades de 2019
Para o setor
Uma das ações que já estão se popularizando na Capital é o envio de
SMS promovendo a marca no momento que o cliente estiver passando próximo
à loja.
(Diário do Nordeste)



