Prefeito Sérgio Rufino participa de reunião de trabalho da gestão 2019/2020 da Aprece


Membros da recém-eleita Diretoria Executiva da Aprece, bem como alguns integrantes de seu Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo e outros gestores municipais, participaram, na manhã desta terça-feira (5), da primeira reunião de trabalho da gestão 2019/2020 da entidade. Sob o comando do presidente da Aprece, Nilson Diniz, o encontro teve como objetivo elencar as principais pautas municipalistas a serem trabalhadas tanto em nível estadual quanto federal, bem como planejar as novas diretrizes e ações da associação, além de definir estratégias de reposicionamento e fortalecimento institucional.

Na oportunidade, Diniz falou sobre as dificuldades e desafios a serem enfrentados pela Aprece, ressaltando a importância dos municípios estarem participando ativamente da entidade. “Nesse momento em que a crise enfrentada pelas prefeituras se intensifica, nas mais diversas áreas, é fundamental que os prefeitos e prefeitas estejam ancorados em uma associação forte e capaz de representar seus interesses e atender as demandas municipais”, disse, acrescentando que é necessário que todos os gestores acreditem, participem e contribuam a Aprece para se manterem unidos e fortes na luta pelas causas municipalistas.

De acordo com Nilson Diniz, existem algumas ações institucionais a serem tomadas de imediato pela Aprece para aproximar cada vez mais a entidade de todos os municípios cearenses. Após amplo debate, com a participação efetiva de todos os presentes, ficou acertada a realização de encontros regionais da Aprece, a serem realizados nos meses de fevereiro e março, tanto para aproximar a entidade dos prefeitos, como para ouvir e discutir as principais necessidades municipais e captar sugestões para serem encaminhadas como pauta prioritária do Estado na próxima Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá de 8 a 11 de abril.

Durante a reunião, o presidente da Aprece apresentou diversas propostas para a futura atuação da entidade, entre as quais o trabalho para a estruturação de consórcios regionais multifinalitários, de modo a promover a integração e a realização de ações conjuntas nas mais diversas áreas. Ele também citou a possibilidade de solicitar uma parceria com o Governo do Estado para a execução de um projeto voltado para a área fiscal dos municípios – em formato já realizado com sucesso em que acontecem avaliações de resultados, premiações e reconhecimentos. Outro assunto que abordou foi a formatação de uma parceria com o Sistema S para viabilizar capacitações e padronizar as parcerias com os municípios de modo a garantir maior segurança jurídica.

Na oportunidade, foi solicitado, ainda, que cada um dos representantes regionais da Aprece fizessem uma força tarefa para garantir que todos os municípios do Estado estejam filiados e atuantes na entidade, o que foi prontamente acatado pelos presentes. “Temos uma associação consolidada que precisamos cuidar e fortalecer para que a mesma possa realizar seu trabalho com resultados positivos e relevantes para todos”, frisou Nilson Diniz.

Os prefeitos e prefeitas presentes deram diversas sugestões de bandeiras a serem levantadas pela Aprece nos próximos dois anos, com destaque para um diálogo permanente com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e demais órgãos de controle, em prol de um trabalho mais preventivo e educativo; uma maior aproximação da Assembleia Legislativa e da bancada federal cearense para o fortalecimento de pautas de interesse municipal; e um trabalho mais articulado com as diversas secretarias e com o próprio governo do Estado, de modo a minimizar entraves burocráticos e demais dificuldades em várias áreas.

Além do presidente da Aprece, que é também prefeito de Cedro, participaram da reunião os(as) prefeitos(as) de Altaneira (Dariomar Rodrigues), Alto Santo (Iris Gadelha), Choró (Marcondes Jucá), Chorozinho (Francisco Júnior), Deputado Irapuan Pinheiro (Claudenilton Pinheiro), General Sampaio (Francisco Cordeiro Moreira), Ipu (Sérgio Rufino), Jaguaribara (Joacy Alves Júnior), Mauriti (Mano Morais), Mombaça (Ecildo Evangelista), Morrinhos (Carlos Alberto Rocha Bruno), Pacoti (Francisco José Sampaio Leite), Pacujá (Alex Henrique Alves de Melo), Pindoretama (Valdemar Araújo), Piquet Carneiro (Bismarck Bezerra), Poranga (Carlisson Emerson Araújo), Reriutaba (Osvaldo Neto) e Solonópole (Webston Pinheiro).


Aprece

Postagens mais visitadas