Zuckerberg confirma unificação dos serviços do WhatsApp, Messenger e Instagram


Mark Zuckerberg confirmou que existe uma equipe de desenvolvedores trabalhando em um sistema para unificar os serviços de mensagem dos aplicativos WhatsApp, Instagram e Messenger. Contudo, isso não deve acontecer antes de 2020.

Na sexta-feira (25), o jornal The New York Times vazou a informação sobre a unificação da infraestrutura dos três aplicativos da empresa e disse que, apesar das mudança, as plataformas continuariam funcionando como serviços separados. Agora, temos a confirmação disso.

Durante uma reunião com investidores, Zuckerberg ofereceu mais detalhes sobre como isso acontecerá. De acordo com ele, as pessoas basicamente usam o Messenger para se comunicar de forma privada dentro do Facebook, usam o chat do Instagram para se comunicar de forma privada dentro da rede social de fotos e, ao mesmo tempo, preferem transferir a conversa para o WhatsApp por causa da criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, porque se sentem mais seguras.

Acontece que quando os usuário do Facebook utilizam o Marketplace para compra, venda ou troca de produtos, muitas vezes, acabam tendo que mudar de plataforma para dar continuidade ao negócio, neste caso, o WhatsApp. Isso acontece especialmente em mercados emergentes, como é o caso da Índia e do Brasil.

De acordo com o executivo, a união dos três serviços trará mais segurança aos usuários, já que, com isso, todos passariam a contar com criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.
Contudo, claramente, a ideia é facilitar o uso do Marketplace do Facebook, gerando mais ação dentro da plataforma. O que poderia acabar, inclusive, alienando ainda mais os usuários das plataformas do empresa.

Eu não tenho conta no Facebook e nem no Instagram, mas sei de outras pessoas como é caótico manter as conversas nas três plataformas ao mesmo tempo, em especial para aqueles que não possuem o aplicativo do Facebook ou do Messenger no celular. Essa pode ser uma solução viável, mas terá que manter a identidade de cada plataforma, caso contrário, poderia gerar muito desgosto entre os usuários.

O que você acha desta integração dos serviços de mensagem do Facebook? Você é a favor ou contra? Por quê?

Via: PhoneArena

Postagens mais visitadas