Você está em: REGIONAL // Notícia de Fagner Freire // 19 de março de 2019


As equipes que trabalham para conter o risco de rompimento da barragem Granjeiros, localizada entre Ubajara e Ibiapina, interior do Ceará, vão abrir um novo sangradouro construído na estrutura para escoar 50% do volume do reservatório nesta terça-feira (19), às 10h. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), que coordena o trabalho, o processo será gradativo e a vazão “controlada” para evitar grandes impactos. 

Desde o último sábado (16), cerca de 513 famílias que vivem no entorno do Rio Jaburu, nas proximidades da barragem, estão sendo retiradas do local em caráter preventivo, após alerta da Prefeitura de Ubajara sobre risco de rompimento da estrutura. São cerca de 3 mil pessoas. Parte delas buscou abrigo em casas de parentes, outra foi transferida para o Santuário da Mãe Rainha, no Bairro São Sebastião. Lá, as famílias recebem assistência da prefeitura e de voluntários. 

A barragem é de origem privada, pertencendo à Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba. O proprietário da empresa, Avelino Forte, informou que "faz a manutenção regular e que não foi notificado sobre a falta de laudo que comprove a segurança do açude". 

A ANA informou que vem autuando a Agroserra desde 2017, devido as condições de abandono do local. A Agência embargou a represa até que todas as providências para garantir a segurança da barragem sejam tomadas.

'Soltura progressiva'

Segundo o engenheiro de barragem da ANA que coordena as ações no local, Rogério Menescal, as águas vão ser escoadas gradativamente nesta terça e não vão atingir as propriedades da região. “Essa solução encontrada é pra fazer de forma bem controlada, pra que não haja nenhum impacto. Encontramos um local com boa resistência do solo pra justamente fazer uma soltura de forma progressiva”, afirmou. 

Já o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, considera que a vazão pode causar alguns transtornos à comunidade, e acredita que será o “dia mais crítico”. 



 (G1/CE)

Caderno: REGIONAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire