Feriado de São José deve ser de chuva e céu nublado no Ceará, diz Funceme


O feriado de São José, padroeiro do Ceará, celebrado nesta terça-feira (19), deve ser de chuva em todas as macrorregiões do estado, segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgada nesta segunda-feira (18). 

Para a Funceme, a semana iniciou com cenário favorável a chuvas em todas as regiões. Choveu em pelo menos 38 municípios até as 7h desta segunda-feira (18). A previsão do órgão é de céu nublado com eventos de chuva na faixa litorânea, região Jaguaribana e na Ibiapaba, e precipitações isoladas nas demais regiões. 

“Apesar do cenário propício para chuvas em todas as regiões Estado, a previsão não indica que choverá em todos os municípios. Porém, de maneira geral, chuvas expressivas devem ocorrer entre hoje e amanhã”, reforça o meteorologista da Funceme Raul Fritz. 

Segundo a Fundação, apesar de a crença popular de que chuva no dia do padroeiro do Estado indica melhores condições para o restante da estação chuvosa, o que ocorre é o fenômeno conhecido como equinócio, que, neste ano, será no dia 20. 

“O que acontece é que, nesta época, o Estado, assim como o hemisfério sul, sofre a mudança de estação, isto é, sai do verão para o outono, caracterizando o equinócio”, explica a Funceme.
As análises também apontam influência da proximidade da' Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) para a ocorrência das precipitações. 


(G1)

Postagens mais visitadas