Secretário libera retorno de visitas nos presídios, mas com normas rígidas

 
 
Após 80 dias sem visitas e a desativação de dezenas de cadeias públicas no interior, com a transferência de centenas de detentos, os internos do Sistema Penitenciário do Ceará  voltarão a receber visitas de familiares.  Entretanto, as novas regras imposta pelo secretário da Administração Penitenciária do estado, Luís Mauro Albuquerque, serão rígidas e  disciplinadoras. As visitas haviam sido suspensas diante da onda de ataques e atentados provocados por facções criminosas em janeiro.
A volta das visitas será feita por etapas e já começa neste próximo fim de semana (dias 16 e 17). Entretanto, acontecerá em apenas uma das unidades do Sistema, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira Dois (IPPOO2), em Itaitinga.  Ali, estão encarceradas dezenas de detentos  oriundos das cadeias desativadas no interior. A maioria aguarda julgamento , portanto, são presos provisórios.
Regras rígidas
De acordo com a determinação do secretário, as visitas a cada preso somente acontece de 15 em 15 dias. A entrada de familiares nos presídios ficará restrita às mães, esposas e irmãs dos presidiários. Crianças e adolescentes, filhos dos detentos, não poderão ingressar nas unidades penais. Além disso, haverá um rodízio de visitas entre as galerias e vivências. Cada uma delas recebe visitação à cada 15 dias e a presença dos parentes acontece aos sábados e domingos por um período de apenas cinco horas (das 8 às 13 horas).
 
 
E mais: as mães, irmãs e esposas dos detentos que quiserem visitá-los, além do cadastro obrigatório, passarão por revista pessoal  e terão que estar vestidas com roupas discretas, sem tom sensual. No caso de saias e vestidos, com comprimento abaixo do joelho.
 
 
As limitações atingem até mesmo a alimentação extra que a visita desejar levar ao parente encarcerado. Cada interno só poderá recebe um litro d’água, um litro de refrigerante sabor guaraná , quatro sanduíches em pão bola ou carioca, cada um deles com uma fatia de queijo e presunto; além de uma maçã.  Já produtos de limpeza poderão ser entregues aos presos até as sextas-feiras.
Fernando Ribeiro

Postagens mais visitadas