Defesa Civil Estadual é acionada para vistoriar açudes em Santa Quitéria

 
Com o aumento da quadra invernosa, no último mês de março em Santa Quitéria, os açudes que abastecem a zona rural do município atingiram quase que suas capacidades máximas. Em entrevista ao A Voz de Santa Quitéria,  o Coordenador Municipal da Defesa Civil (COMDEC), João Paulo Farias, esclareceu sobre a situação dos reservatórios do município.
 
O coordenador foi surpreendido (de forma positiva) com o aumento das chuvas nestes primeiros meses do ano, quando muitos açudes passaram por uma grande estiagem e em algumas barragens, houve a dúvida se havia sustentação.
 
Os açudes que possam vir a ter algum problema, mas que até o momento não foi diagnosticado nenhum risco, são todos de propriedades privadas.
 
O Ministério Público foi acionado nesta quinta (04), para reunir os proprietários e assim, fazer um diagnóstico e consequentemente, os reparos que necessitarem, em comum acordo também com o Município.
 
A Defesa Civil do Estado foi acionada para que, diante mão, enviem técnicos para fazer uma avaliação correta e assim tomar as medidas preventivas.
 
Capitão Aluizio Freitas encaminhou ao DNOCS, a solicitação de uma equipe para que possam fazer o diagnóstico completo nos açudes do município.
 
Um dos açudes mais comentados pela população, o Santa Quitéria Velha está com o sangradouro desobstruído e limpo, assim como a sua parede estava com muito mato. O proprietário foi informado e já providenciou a limpeza ao entorno do reservatório.
 
Já o açude Caio Prado, no bairro Flores, devido a mata e a sangria estarem altas, não foi possível realizar um diagnóstico preciso, o que requer maior atenção dos técnicos. 
 
Outro açude que preocupa é o da da Fazenda Jardins, na região do distrito de Lisieux, o segundo maior do município. A falta de assistência nos últimos anos, por parte de seus proprietários, levaram a Secretaria de Obras a realizar medidas emergenciais nesta semana no local, afim de evitar possíveis transtornos para os moradores do entorno.
 
 
(A Voz de Santa Quitéria) 
 

Postagens mais visitadas