Você está em: CIDADE , IPU , Pires Ferreira , PRINCIPAL // Notícia de Fagner Freire // 26 de abril de 2019



O juiz Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do TRE-CE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, presidiu, na tarde desta sexta-feira, (26/04), em Ipu (CE), a Audiência Pública que inaugurou os trabalhos de revisão biométrica no município. 

O evento foi realizado no Auditório da Escola Profissionalizante Antônio Tarcísio Aragão, com a presença do juiz eleitoral da 21ª Zona, Denys Karol, do juiz do TRE-CE, Rômulo Moreira Conrado, e autoridades dos municípios de Ipu e Pires Ferreira. Servidores públicos e estudantes também acompanharam a solenidade para divulgação e esclarecimentos sobre o processo de revisão  biométrica, que seguirá em Ipu e Pires Ferreira até 30 de agosto de 2019.


Em Ipu, dos 33.619 eleitores, somente 19.077 fizeram a biometria, o que representa 56,74% do total.  Em Pires Ferreira dos 7.868 eleitores, menos da metade já fizeram a biometria, 3.774 (47,97%). Os eleitores precisam levar um documento de identificação oficial com foto e o comprovante de residência atualizado.

Meta

A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 100% do eleitorado do Estado do Ceará para as eleições de 2020. Dos 184 municípios cearenses,  55 devem concluir os trabalhos este ano, incluindo Fortaleza. 

Em Ipu atualmente a media de atendimentos diário no Cartório Eleitoral é de 33 eleitores. Para aumentar essa meta em Ipu para 85 atendimentos o Tribunal Eleitoral pretende aumentar o número de servidores com a contratação temporária e aquisição de estágiários. Para o município vizinho o Cartório irá no período de 10/06 a 18/08 abrir um Posto de Atendimento para conseguir ter uma meta de 52 atendimentos diários.    


No processo de biometria, os eleitores são obrigados a fazer o recadastramento por meio da coleta de foto e impressões digitais. Se perderem o prazo, terão o título cancelado, ficando sujeitos a restrições, dentre elas:
  • Obter passaporte;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
  • Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, dentre outros estabelecimentos governamentais;
  • Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução TSE n.º 21.823/2004;
  • Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Galeria de fotos

Audiência Pública de lançamento da revisão biométrica (21ª Zona)


Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias
Comentários
0 Comentários

0 comentários

Faça seu Comentário

Todos os comentários são lidos e moderados previamente
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto da matéria
- Não serão aceitos comentários difamatórios
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros sites ou blogs

OBS.: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do IN

2010 - Portal Ipu Notícias . Todos os Direitos Reservado. - Desenvolvido por Fagner Freire