Secretaria de Saúde de Ipu realiza atividades pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial


Nesta sexta-feira, 26, é comemorada o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo da data é lembrar que as doenças crônicas podem ser prevenidas ou controladas para que o paciente tenha uma vida de qualidade.

Na cidade de Ipu, em alusão a essa data, diversas equipes da Estratégia Saúde da Família realizaram a Educação em Saúde com ações voltadas a cuidados com a alimentação saudável, benefícios da realização de atividades físicas, abandono do consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, evitarem o estresse, procurarem manter um bom padrão de sono e repouso, dentro outros assuntos importantes.


Galeria de fotos 

Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial


Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, uma doença silenciosa que atinge uma em quatro pessoas adultas no Brasil. A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Diante das graves consequências da pressão alta, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência no tratamento de doenças cardíacas graves, faz um alerta para a prevenção e o controle da doença.

Caracterizada pela elevação da pressão do sangue nas artérias, a hipertensão é uma doença crônica assintomática. “A hipertensão arterial é na maioria das vezes, uma doença silenciosa, não dá sintomas e por isso é tão perigosa. Geralmente o paciente só apresenta sintomas quando está tendo um episódio de “crise hipertensiva”, aí pode ter dor de cabeça, náuseas, tontura e vômito”, explica o chefe do setor de cardiologia do Hospital de Messejana, Alexandre de Melo Karbage.

O cardiologista ressalta que a hipertensão arterial não tem cura, mas deve ser controlada para evitar complicações. “É fundamental fazer um acompanhamento médico regular, ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas com frequência. Fazendo isso, o indivíduo controla a doença e diminui as chances de ter um infarto agudo do miocárdio, ou AVC, por exemplo”, enfatiza. No Ceará, os dados parciais de 2018 registram 15.288 óbitos por doenças do aparelho circulatório, sendo 4.369 vasculares cerebrais, 5.016 isquemias do coração (diminuição do oxigênio que chega ao coração) e 1.780 hipertensivas. Desse total, 4.290 foram vítimas de infarto agudo do miocárdio, que ocorre quando uma artéria coronária fica obstruída e deixa de levar oxigênio e nutrientes ao coração.                    

Postagens mais visitadas