162 mil brasileiros já foram afetados por golpe que promete suposto tratamento odontológico gratuito


O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou um novo golpe que finge ser um programa social do governo para prometer um suposto tratamento odontológico 100% gratuito à população. Intitulado como “Brasil Sorridente”, o ataque já afetou 162 mil pessoas que receberam, acessaram ou compartilharam o link malicioso desde o mês de maio. Por dia, são registrados, pelo menos, 2500 novos acessos à fraude.
Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a informar seu estado, cidade e tipo de tratamento que deseja realizar. Depois, ele precisa fornecer dados pessoais – como nome completo, telefone e e-mail – além de compartilhar o link do ataque com mais 5 contatos do WhatsApp. Por fim, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para visualizar anúncios fraudulentos.
“Golpes que se aproveitam de programas reais do governo como temática são bastante comuns e, infelizmente, são os que mais fazem vítimas, já que tem bastante apelo da população. Neste ataque em especial, o hacker direciona o usuário para páginas com publicidades suspeitas e, a cada nova visualização, o cibercriminoso ganha mais dinheiro. A grande lucratividade do golpe para o hacker acaba explicando o porquê ele continua ativo desde o mês de maio”, comenta Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.
Para não cair em ataques como esse, o especialista afirma que é essencial o usuário tomar algumas medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não e utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais. Além disso, é importante ficar atento a promessas muito vantajosas ou preços muito abaixo do valor original, pois há grande probabilidade de ser um golpe.

Postagens mais visitadas