Polícia Civil realiza operação e prende chefe do tráfico de drogas em Baturité


Uma ação policial desenvolvida por policiais civis da Delegacia Regional de Baturité, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado, na manhã desta quinta-feira (25), resultou na prisão de um homem suspeito de chefiar o tráfico de drogas no morro São Francisco, na periferia de Baturité. O esquema criminoso passou a ser desarticulado em maio deste ano, após seis meses de investigações.

Francisco Eldeson dos Santos Silva (27), vulgo “Tete”, que já responde por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo, foi capturado em uma residência no morro São Francisco. Com ele, a Polícia apreendeu mais de R$ 500 em dinheiro trocado, além de aparelhos celulares. Contra “Tete”, existia um mandado de prisão em aberto solicitado pela delegacia regional de Baturité. A prisão dele é continuação de uma operação iniciada em maio deste ano, quando outro traficante foi preso. “Tete” é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e corrupção de menor.

Ação anterior

Em maio deste ano, a Polícia Civil prendeu Weverthon Miranda dos Santos (32), vulgo “Diego” ou “Cabeça”, que já respondia por tráfico de drogas. Na ocasião, a Polícia apreendeu uma pistola, três relógios, uma pequena quantidade de crack e sacos plásticos para embalagem de drogas.

Conforme o delegado Joel Morais, além dos dois homens, uma mulher de 35 anos também foi identificada pelo esquema criminoso e segue sendo investigada. Ainda segundo o delegado, a mulher transportava a droga de Fortaleza para Baturité e a entregava para Weverthon, que fazia a contabilidade e repassava os entorpecentes para Eldeson, que distribuía a droga pela cidade e prestava conta com Wevertohn que, por sua vez, repassava o dinheiro para a mulher. “Além de quebrarmos o ciclo criminoso do repasse da droga, com a prisão do ‘Tete’, nós reduziremos os índices criminais na região, principalmente os relacionados aos roubos, pois ele é suspeito de financiar adolescentes infratores que costumavam praticar assaltos na subida de Serra de Guaramiranga”, disse Morais.

As investigações continuam a fim de identificar outros integrantes do esquema criminoso. Para isso, a Polícia Civil conta com a ajuda da população, pois essas prisões só foram possíveis devido a uma denúncia anônima enviada à Polícia. A Delegacia Regional de Baturité disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 99921-8236, por meio de mensagens, áudios e vídeos. 
As informações também podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.


(SSPDS)

Postagens mais visitadas do mês