Criança é picada por escorpião dentro do Hospital da Restauração


Uma criança, de idade não informada, foi picada por um escorpião no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na região central do Recife. A direção do hospital informou, por meio de nota, que ela foi assistida pela equipe médica, "que avaliou não haver necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico". 

O caso aconteceu na noite do domingo (11) e, segundo a Secretaria de Saúde, o escorpião teria caído de uma fresta no teto. O HR afirmou, ainda, que foi prestada assistência e a criança está em situação estável. Não foi informado o motivo pelo qual a criança estava internada na unidade de saúde.
O hospital é uma das unidades indicadas pela Secretaria de Saúde para casos de picada de escorpião no estado, por oferecer o soro contra o veneno do animal. 

A direção do hospital disse ainda a equipe de limpeza manutenção está trabalhando normalmente e ressaltou que todos os leitos da unidade são higienizados diariamente. Além disso, a unidade afirmou que realiza ações regulares de controle de pragas em suas instalações. 

Em casos de acidentes, a orientação do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) é para a necessidade de lavar o local atingido apenas com água e sabão. Caso a vítima tenha até 12 anos e exista risco de morte, pode haver indicação do uso do soro. 

A aplicação do soro não é obrigatória, segundo a Secretaria de Saúde. A utilização será decidida pelo médico responsável pelo atendimento. 

No estado, o soro antiescorpiônico está disponível no Hospital da Restauração (Recife), Hospital Jaboatão-Prazeres (Jaboatão dos Guararapes) e Hospital João Murilo (Vitória de Santo Antão).
No interior, nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, além do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.


(G1/CE)

Postagens mais visitadas