Após reunião com advogados, Lula diz que não troca dignidade por liberdade

Trecho da carta do ex-presidente Lula após reunião com advogados na prisão - Divulgação/Instituto Lula
 
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em carta, que não irá trocar sua dignidade por sua liberdade. O texto foi lido por seu advogado, Cristiano Zanin Martins. "Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade", escreveu o presidente.
A jornalistas, o defensor do petista disse que "o ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo [do tríplex do Guarujá] e da condenação que foi imposta a ele".
Hoje, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, pediu que a PF (Polícia Federal) envie um histórico de conduta do ex-presidente e que sua defesa de pronuncie sobre a possibilidade de progressão do regime. Zanin afirmou que ainda não foi notificado da decisão. Ele disse, porém, que qualquer manifestação da defesa levará em conta a vontade de Lula. "Lula não aceita qualquer condição imposta pelo Estado à sua liberdade."
Zanin explicou ainda que isso não significa que Lula descumprirá decisões judiciais. Só não aceitará "barganhas". "O Estado não pode impor a qualquer cidadão o cumprimento de uma condição", disse.
Uol

Postagens mais visitadas